VENDAS 0800-887-0615 | 27 99720-9264

 

  • Voltar
  • Blog
  • Educação Inclusiva
Práticas tecnológicas na educação inclusiva

Práticas tecnológicas na educação inclusiva

A tecnologia assistiva foi criada com o intuito de auxiliar indivíduos com os mais variados tipos de deficiência – desde problemas cognitivos até deficiências motoras. O uso da tecnologia na educação inclusiva é um meio efetivo de progresso para muitas crianças, pois elas geralmente experimentam um melhor desempenho quando podem utilizar suas habilidades para trabalharem suas dificuldades.

Como promover a interação entre os alunos portadores de necessidades especiais e os professores

Como promover a interação entre os alunos portadores de necessidades especiais e os professores

A educação inclusiva é uma realidade atualmente, e isso é muito bom. Trabalhar com portadores de necessidades especiais traz benefícios aos alunos especiais, aos demais alunos e aos professores. Essa interação gera crescimento das habilidades cognitivas e emocionais.

Porém, para alguns educadores, esse processo pode ser meio assustador, pois ao adentrar em uma sala de aula e ter o primeiro contato com os alunos especiais, nem sempre o educador sabe como lidar com ele, e sente-se despreparado, sem saber ao certo como será a aprendizagem e a interação com estes alunos.

Surge também a dúvida a respeito de qual tipo de necessidade especial determinado aluno possui, e isso pode causar certo desconforto, e o próprio aluno pode sentir-se ansioso, quando não conhece o professor.

Descrevemos aqui um meio da escola minimizar estes sentimentos. Saiba como:

10 dicas para praticar de fato a inclusão em sua escola

10 dicas para praticar de fato a inclusão em sua escola

Muito se tem falado e discutido sobre inclusão. Atualmente, alunos com necessidades especiais são uma realidade nas escolas. Ao recebê-los, os professores sentem-se muitas vezes perdidos, sem um rumo que os norteie. Como podemos realizar realmente a inclusão, de modo que os alunos deficientes sintam-se verdadeiramente parte da turma em que estão inseridos? Eis aqui os passos para que sua aula seja efetivamente inclusiva:

10 dificuldades que os adolescentes enfrentam na escola

10 dificuldades que os adolescentes enfrentam na escola

Perguntas como “quem sou eu? O que eu quero ser?”  são bastante comuns na vida de um jovem adolescente. Fase repleta de questionamentos, pensamentos, sentimentos e ações, que, com a ajuda da escola, o adolescente muitas vezes consegue chegar a essas questões e a buscar suas próprias respostas.

Esses jovens passam boa parte de seu dia fora de casa e, além de tudo, passam por uma redefinição da imagem corporal. Eis uma fase de alterações físicas, mentais e sociais. Ele está se individualizando, rompendo vínculos e buscando autonomia Na escola isso se reflete em estudos deixados de lado e uma pitada de rebeldia. As vezes, as mudanças afetam diretamente o desempenho escolar e as notas do aluno, que não está preparado para tantas novidades no corpo e na vida em sociedade.

10 dicas certeiras para tornar sua escola inclusiva

10 dicas certeiras para tornar sua escola inclusiva

Todas as crianças em fase escolar buscam pelos mesmos objetivos: aprender, cultivar amizades, sentir-se valorizado e conseguir assimilar os conteúdos dados. Para que todas as crianças obtenham êxito, quer sejam deficientes ou não, é necessário adequar o ambiente escolar, para que ele torne-se propício para toda e qualquer criança. Os gestores escolares podem fazer muito para que sua escola transforme-se em um ambiente verdadeiramente inclusivo.

ADICIONE SEU EMAIL
Junte-se ao grupo de pessoas que recebem nossos emails.