Como controlar as notas dos alunos na escola?

Quando falamos sobre a administração de uma escola, as notas são um ponto importante para medir a qualidade do ensino. E para conseguir acompanhar esse indicador, é importante que você tenha recursos que possibilitem controlar as notas dos alunos. Sem isso, você pode perder dados essenciais sobre a sua instituição.

Dependendo das informações encontradas no índice de notas, a escola pode precisar tomar algumas atitudes para corrigir possíveis gargalos, como planejar aulas de recuperação, mudar um pouco a grade curricular do próximo ano, entre outros aspectos. Mas para saber quando e como executar tais ações, você vai precisar de um registro bem detalhado e preciso dessas notas.

Quer uma mãozinha para executar essa tarefa? Então você veio ao lugar certo: neste post, falaremos sobre as vantagens de controlar as notas dos alunos na escola e mostraremos quais ferramentas podem facilitar o seu trabalho. Acompanhe!

Quais são os benefícios de controlar as notas dos alunos?

Mais eficiência na hora de conferir os dados

Na hora de desenvolver algum plano de ação baseado nas notas dos alunos, é importante minimizar o tempo necessário para organizar e conferir os dados. Uma maneira de conseguir isso é mantê-los bem ordenados e em um único local. Assim, qualquer verificação pode ser realizada por meio de um canal unificado, sem grande dificuldade.

Ao agilizar esse estágio do processo, você conseguirá planejar melhor suas atitudes. Além disso, se houver alguma situação em relação às notas que demande sua atenção, será possível detectar os primeiros sinais rapidamente, permitindo que você reaja e corrija a situação em tempo hábil.

Facilidade para acompanhar mudanças de desempenho

Como mencionamos anteriormente, as notas dos alunos são um importante indicador de desempenho dentro da sua instituição de ensino. Elas ajudam a verificar se o seu programa de aprendizagem teve sucesso, se há turmas ou alunos específicos com dificuldades em alguma área, entre outros fatores.

Com esses dados em mãos, você terá a oportunidade de refinar sua instituição e melhorar a qualidade da educação oferecida. Assim, caso haja uma mudança brusca nos resultados das notas, você poderá identificar a causa dessa alteração. Neste exemplo, talvez a dificuldade da prova não estivesse bem calibrada ou o conteúdo não tenha sido apresentado de forma adequada para aquela turma, e saber isso poderá orientar os próximos passos a fim de melhorar a qualidade do ensino.

Permite prever necessidade de provas finais e recuperação

Um propósito mais funcional e administrativo do controle de notas é verificar a demanda por provas ou aulas de recuperação não só do ponto de vista pedagógico, mas também com relação à demanda material. Afinal, elas vão requerer uma quantidade de recursos proporcional ao número de alunos.

Para realizar qualquer prova, é necessário dedicar um tempo à elaboração do material, pagar pelo papel, número de impressões e reservar uma sala para os alunos, além de disponibilizar funcionários para supervisionar a atividade. Da mesma forma, aulas extras exigem tempo, espaço e professores para ministrar as matérias. Calcular o impacto desses adicionais no seu orçamento é fundamental para manter sua instituição de ensino equilibrada.

Quais ferramentas usar para o controle de notas?

Fórmulas de cálculo da média

O primeiro ponto a ser considerado no seu controle de notas é o tipo de fórmula que será utilizada para calcular a média final dos seus estudantes. Elas costumam variar de acordo com uma série de fatores, como o número de provas realizadas por ano, planejamento pedagógico, posicionamento da própria instituição de ensino etc.

Geralmente, essa fórmula compreende uma média simples, feita entre todas as notas do aluno até o momento. Se o resultado estiver abaixo de um valor considerado como a média da escola —geralmente 6 ou 7 —, o aluno precisará fazer uma prova de recuperação. Vale lembrar que algumas provas podem possuir peso maior na média.

Tabelas de registro

O primeiro passo para controlar as notas dos alunos é permitir que os professores consigam registrá-las de forma prática e eficiente. Para isso, existem as tabelas de notas em papel, que geralmente são utilizadas pelos professores como primeiro documento para anotar as notas dos alunos.

Em geral, cada tabela contém os dados para uma única turma, com todos os alunos e notas registradas até o momento. Esse método costuma ser utilizado apenas como referência inicial para os professores e coordenadores, pois manter uma grande quantidade de documentos em papel ocupa muito espaço e custa mais caro. Em todo caso, esta é uma forma prática de não perder informações em seu primeiro registro.

Planilhas em Excel

Um documento em papel nem sempre é o suficiente para registrar as notas de uma escola inteira. Por isso, o próximo passo costuma ser o uso de planilhas em Excel, que são mais práticas e podem ser editadas livremente. Assim, é possível registrar todas as notas sem grande dificuldade, fazer correções quando necessário e adicionar uma fórmula para calcular automaticamente a média de cada aluno.

Um documento virtual também pode ser mais facilmente compartilhado com os professores e coordenadores envolvidos. Isso ajuda a acelerar a comunicação entre os profissionais, o que contribui para o bom desempenho de todos em tarefas simples, seja o lançamento de notas ou a troca de orientações, por exemplo.

Software de gestão escolar

Quando se trata de uma grande instituição de ensino, que precisa coordenar um grande número de profissionais ou mesmo diferentes unidades, o ideal é contar com um sistema integrado para lançar essas informações.

Uma ótima opção nesse caso é utilizar a plataforma de gestão escolar, que permite unir informações administrativas e pedagógicas com eficiência. Ao contratar uma ferramenta desse nível, é possível não só poupar boa parte do seu tempo de trabalho, mas também diminuir a ocorrência de erros.

Isso acontece porque um software específico para esse tipo de serviço adiciona várias funcionalidades para facilitar o dia a dia da gestão escolar. Por meio dele, a instituição pode montar um portal para que os alunos confiram suas notas e suas médias online, divulgar memorandos e orientações para todos os professores rapidamente, entre outras vantagens.

Agora que você entendeu como controlar as notas dos alunos, que tal adotar algumas dessas soluções na sua IES? Entre em contato conosco e descubra como nosso sistema de gestão escolar pode ajudar a melhorar seus resultados!

Tags:, , , , , , , ,

Trackback do seu site.

ADICIONE SEU EMAIL
Junte-se ao grupo de pessoas que recebem nossos emails.

Share This