Gestão Escolar

Portal do aluno: para que serve e quais as vantagens?

Mar 16, 2018

A internet modificou nossa maneira de viver. Podemos pagar contas e emitir documentos fiscais por apenas alguns cliques na tela de um computador e, da mesma forma, a educação também foi transformada por essa revolução digital. Afinal, hoje temos o portal do aluno como um grande avanço tecnológico para as escolas.O portal do aluno trata-se de um ambiente virtual para a interação de toda a comunidade escolar. Com isso, é possível que pais, alunos, professores e diretores possam participar do processo educacional para uma gestão democrática.Veja neste artigo alguns dos principais benefícios para que a sua escola possa obter um portal do aluno.

Agilizar o atendimento

Atualmente, várias empresas fornecem o recurso para que você possa agendar, por meio de um site, a sua consulta, por exemplo. Isso traz mais facilidade para quem antes precisava ir até o local somente para marcar um dia de atendimento.O portal do aluno também oferece esse benefício para você. O software terá uma agenda que pode ser configurada para marcar reuniões com os diretores e professores da instituição escolar em dias disponíveis.Isso é mais comodidade para todos, já que o processo será feito on-line. Além disso, proporciona a segurança de que não acontecerá erros de comunicação para duas reuniões serem marcadas ao mesmo tempo, como às vezes acontece por causa da limitação humana, quando é feito manualmente.

Organizar as informações

São tantas informações que circulam no ambiente escolar: a substituição de algum professor, a presença de alguém importante, a alteração de sala ou horário de aula. Às vezes é difícil manter todos informados com tantas tarefas, diariamente.Para isso, temos o portal do aluno como a melhor solução para que todas as informações importantes da instituição escolar fiquem armazenadas em um ambiente virtual visível para todos os que fazem parte da comunidade.Com a utilização do portal, a direção escolar e os professores não ficarão sobrecarregados, tendo que avisar um por um sobre as modificações que ocorreram. O ambiente virtual permite que todos fiquem bem informados sobre tudo o que acontecer na escola em tempo real, bastando para isso atualizar o sistema com as novas informações.

Facilitar a comunicação

Um dos principais benefícios do portal do aluno é a facilidade que ele proporciona para que haja comunicação com todos os envolvidos no processo escolar. Pois, pais, alunos, professore e a direção da escola podem manter contatos e interações para o sucesso educacional da instituição de ensino.O site pode oferecer a presença de chats on-line que direcionam a mensagem para a pessoa a qual você quer estabelecer comunicação. Por exemplo, o pai de um determinado aluno pode desejar falar com um professor específico para tirar alguma dúvida sobre a correção de uma prova.Isso é mais flexibilidade para a instituição escolar, pois a facilitação da comunicação otimiza a resolução do problema, já que não será necessário a presença do pai na escola para questionar o professor. A resposta pode vir por mensagem de texto.

Acompanhar o lançamento de notas

É comum em época de provas os alunos não deixarem os professores em paz até que eles revelem a nota de cada estudante, o que acaba prejudicando o andamento da aula e o processo de ensino-aprendizagem.Portanto, ter um sistema para acompanhar o lançamento de notas é essencial para a qualidade da aula e o portal do aluno traz esse benefício, pois com ele o professor poderá lançar todas as pontuações em um sistema único que gerencia tudo com muita agilidade. Dessa forma, pais e alunos poderão acompanhar os resultados em qualquer lugar, usando um dispositivo móvel, por exemplo.Além disso, outra grande vantagem de poder contar com esse benefício é por causa da segurança que a tecnologia lhe proporciona. Geralmente, erros de lançamento de notas acontecem quando são feitas manualmente, gerando muitos problemas na escola até que tudo seja resolvido.Porém, com o uso da tecnologia os problemas serão minimizados, já que o lançamento será feito apenas uma vez, não precisando passar para vários diários até chegar nas mãos dos alunos. A escola pode ainda usar um software de integração das informações, como a ferramenta de CRM, por exemplo.

Realizar inscrição em eventos

Outro benefício do portal do aluno é que ele pode permitir a realização de inscrição em eventos da escola. Todo o processo pode ser feito automaticamente por meio do sistema.Desse modo, o site pode incluir a função para colher, em anexo, cópias dos documentos de identificação de alunos e responsáveis. Ademais, a escola pode disponibilizar todas as informações sobre os eventos para que os pais fiquem cientes.Todo esse processo, quando é feito manualmente, tende a gerar conflitos, pois são muitos documentos para organizar, e erros podem acontecer. Por isso, a tecnologia veio para facilitar a vida humana. Com o portal do aluno todas as informações serão armazenadas em um banco de dados com total segurança.

Acompanhar o registro de conteúdo de cada aula

O portal do aluno é um ótimo recurso para que haja o acompanhamento do registro de conteúdo das aulas ministradas pelos professores. Por meio do portal pais e estudantes podem acompanhar o trabalho do docente.Nesse caso, permite a um aluno que faltou em uma determinada aula saber qual matéria o professor ensinou nesse dia para poder estudar o conteúdo. Além disso, os pais estarão conscientes do andamento das disciplinas e da qualidade de ensino da escola.

Fazer o download de materiais de estudos

Por fim, um recurso muito importante que o portal do aluno oferece é a opção de poder fazer downloads de materiais de estudos. Com isso, os professores podem postar arquivos e direcioná-los para os níveis de cada ciclo escolar.Ademais, com esse recurso os pais podem acompanhar a evolução da aprendizagem dos alunos e ajudá-los em seus desenvolvimentos. Por exemplo, o docente pode anexar um trabalho escolar para ser entregue em uma semana, assim os responsáveis ficarão ciente da tarefa para cobrarem dos estudantes a dedicação aos estudos.Portanto, você leu neste post sobre muitas utilidades e benefícios que o portal do aluno pode oferecer para a sua instituição escolar. Com esse recurso, a sua escola terá muito mais facilidade e agilidade para desenvolver o seu trabalho com competência e qualidade. É sugestivo que você procure implantar esse sistema em sua instituição.Então, o que acha de implantarmos o portal do aluno em sua escola para que todos possam usufruir dessas vantagens. Entre em contato conosco, estamos disponíveis para ajudá-lo!

A inovação está a um clique de distância!

Descubra como nós podemos transformar a percepção dos serviços prestados pela sua instituição através de soluções práticas. Preencha o nosso formulário e viva a excelência!

Fale com um Consultor:

Agradecemos o seu interesse! Em breve um dos nossos consultores entrará em contato.
Oops! Alguma coisa deu errado. Preencha Novamente :)