Artigos

Case de sucesso: Portal do Professor Escolaweb + Colégio Objetivo Araras

Apr 17, 2018

Preencher o diário de classe é um trabalho minucioso e extremamente importante. Afinal, é nesse documento que estão as informações, como o controle de presença dos estudantes e os conteúdos aplicados em sala de aula. Esses dados são repassados para a secretaria escolar, a fim de fazer boletins, avisos para os pais ou, em casos específicos, providenciar 2ª via de avaliações, por exemplo. Por isso, o Portal do Professor Escolaweb é um recurso que veio para otimizar todo esse processo.Por conta da sua importância, o diário de classe não pode ter rasuras ou dados incorretos. Portanto, para preencher tudo com muito cuidado e atenção, alguns professores chegam a usar horas de seu período fora da escola para o atualizar o documento.Além disso, qualquer dificuldade ou empecilho que aparecer pelo caminho pode atrasar o repasse de informações relevantes para os estudantes e familiares. Assim, acaba prejudicando o acompanhamento do desempenho escolar.Se o corpo docente da sua instituição passa por essas dificuldades, chegou a hora de conhecer o Portal do Professor Escolaweb. Esse recurso, que faz parte do sistema Escolaweb, foi responsável por garantir transparência e melhorar o relacionamento entre o Colégio Objetivo Araras e as famílias. Além, claro, de economizar o tempo dos professores e facilitar a gestão escolar.Confira nosso case de sucesso!

O cliente

O Colégio Objetivo Araras é uma tradicional instituição de ensino localizada no interior do Estado de São Paulo. A escola oferece turmas para o Ensino Infantil, Fundamental 1 e 2, Médio, Técnico (presencial e educação a distância) e cursinhos preparatórios para os vestibulares e para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).Ao todo, o colégio contabiliza 400 alunos entre 2 e 17 anos de idade. Já o corpo docente é composto por 35 profissionais. Dessa forma, o fluxo de informações diárias são intensos, exigindo uma comunicação eficiente entre os professores, a secretaria e a gestão escolar.

O problema que existia antes do Portal do Professor Escolaweb

Antes de usar o Portal do Professor Escolaweb, os dados lançados no sistema precisavam ser repassados para o online. Ou seja, os professores tinham trabalho dobrado. Além disso, cada docente precisava fazer o lançamento das aulas diariamente, o que demandava um tempo mínimo de meia hora.Esse processo, além de demorado, trazia pouca segurança. Afinal, qualquer erro entre a transmissão das informações, como uma imprevista queda no sistema, poderia causar grandes prejuízos. O que, claro, interfere no acompanhamento pedagógico e pode gerar conflitos no relacionamento entre a instituição, alunos e familiares.Os responsáveis também precisavam esperar para receber informações sobre o desempenho de seus filhos dentro das salas de aula. Notas, ocorrências, ausências e trabalhos entregues, por exemplo, não chegavam ao conhecimento das famílias de forma instantânea. Inclusive, podia levar um período considerável longo em algumas ocasiões.

A solução que o colégio buscava

A diretora do Colégio Objetivo Araras, Virley Araújo, conta que o sistema Escolaweb foi indicação de outro diretor da mesma rede. Após compará-lo com o sistema de gestão escolar que usavam na escola até então, a diretora percebeu diversas melhorias e resolveu mudar.Essa mudança aconteceu há dois anos e, desde então, Virley destaca duas grandes vantagens: a facilidade no uso e no acesso às informações. O Portal do Professor Escolaweb permite fazer a gestão a distância, ou seja, remotamente. Também possibilita analisar os dados e enxergar o andamento do colégio de forma geral. Assim como de cada um dos estudantes e de cada disciplina.Virley afirma que a ferramenta foi excelente para os professores. Segundo ela, o corpo docente está adaptado e pronto para usar o portal. Além disso, muitos utilizam o aplicativo do Escolaweb nos celulares para fazer atualizações até mesmo no horário de intervalo.

Comunicação em pauta no Portal do Professor Escolaweb

O Portal do Professor Escolaweb tem como principal objetivo estreitar a comunicação com pais e alunos. Ele otimiza o preenchimento do diário de classe online, com as informações de falas, ocorrências e conteúdos que foram abordados em sala de aula. Então, a plataforma disponibiliza esses dados instantaneamente para os estudantes e também para os familiares.Isso porque existe uma integração completa com o Portal do Aluno, o que possibilita o acesso em tempo real de todas as atualizações. Por exemplo, quando um estudante deixa de assistir uma aula, o conteúdo vai estar disponível imediatamente. Basta o professor carregar o documento na plataforma.Dessa forma, a escola consegue fortalecer a transparência dos processos. Caso o estudante receba uma ocorrência, por exemplo, os seus responsáveis recebem uma notificação direto no app Escolaweb.Para Virley, essa é a verdadeira materialização da frase “trazer a família para dentro da escola”. Pois com a ferramenta, os pais e responsáveis acessam facilmente todo o histórico escolar.Além disso, o sistema faz o lançamento das aulas automaticamente. O professor só precisa informar qual foi o conteúdo abordado dentro da sala de aula naquele dia. No mesmo instante, a matéria, as faltas, as tarefas e as ocorrências já ficam disponíveis no Portal do Aluno.Esse processo garantiu conforto, facilidade e uma economia de, no mínimo, uma hora diária na jornada de trabalho dos professores.

Atendimento rápido e de qualidade

Segundo Virley Araújo, diretora do Colégio Objetivo Araras, outro diferencial está relacionado ao atendimento da equipe da Wakke. Pois o time de suporte está sempre disponível para esclarecer, prontamente, qualquer dúvida e solucionar possíveis problemas no sistema.

Para uma gestão completa e otimizada

Como já mencionado, o Portal do Professor do Escolaweb é um recurso que otimiza a comunicação entre a escola, o professor, o aluno e as famílias.Com ele, você acompanha diariamente os conteúdos aplicados, assim como o desenvolvimento de cada um dos estudantes matriculados. Essas informações podem auxiliar em momentos específicos. Nas reuniões de professores, na abordagem didática com alunos que demonstram ter dificuldades para aprender e nos conselhos de classe, por exemplo.O Portal do Professor é um dos recursos oferecidos pelo sistema de gestão escolar Escolaweb. Ele garante acesso às informações de forma fácil e em tempo real. Além disso, o sistema também tem recursos para:

  • Alunos: controle de tarefas, notas parciais e boletim;
  • Pais: boletos, monitoramento acadêmico, ocorrências e análise de rendimento;
  • Gestores: visão analítica e sintática, multi-unidade, multitarefa e comunicação.

Caso tenha interesse em saber mais sobre o Escolaweb ou outros produtos Wakke na sua instituição de ensino, entre em contato conosco! Você pode agendar uma consultoria personalizada gratuita e conhecer todas as vantagens que nossas plataformas oferecem.

A inovação está a um clique de distância!

Descubra como nós podemos transformar a percepção dos serviços prestados pela sua instituição através de soluções práticas. Preencha o nosso formulário e viva a excelência!

Fale com um Consultor:

Agradecemos o seu interesse! Em breve um dos nossos consultores entrará em contato.
Oops! Alguma coisa deu errado. Preencha Novamente :)