Dicas para professores

4 ideias para usar sala de aula digital na volta às aulas presenciais

Jul 22, 2021

A volta às aulas presenciais é algo muito esperado por professores, pais e alunos, principalmente nos últimos tempos. E, com o avanço da vacinação no Brasil, muitas cidades já programam a volta obrigatória às aulas presenciais.Mas isso não significa que as aulas online vão acabar. Na verdade, uma das tendências de educação para os próximos anos é o ensino híbrido. O que também acompanha o uso de tecnologias no aprendizado tradicional.Inclusive, é importante lembrar que o ensino híbrido não é apenas fazer o revezamento de aulas presenciais e online. Ao contrário do que muitos pensam, o ensino híbrido de verdade é usar a tecnologia para, de fato, melhorar o aprendizado dos alunos. É o que acontece com a gamificação, por exemplo. Assim como oferecer um acompanhamento e conteúdos personalizados para cada aluno. Além disso, o ensino híbrido também ajuda na volta às aulas presenciais de forma segura e gradual, até que tudo esteja normalizado.Por isso, temos alguns motivos para você não abandonar o EAD com a volta às aulas presenciais. Confira algumas ideias de como você pode aproveitar a sala de aula digital e aumentar o lucro da sua instituição.

1. Aulas de reforço

Já percebeu que muitos pais buscam aulas de reforço para ajudar seus filhos? Essa é uma ótima oportunidade para sua escola suprir essa necessidade.Oferecer aulas de reforço na própria instituição é muito melhor e mais seguro para os pais. Também é vantagem para a escola, pois pode ser uma forma de aumentar o lucro da instituição.Essas aulas de reforço de Português, Matemática, Física ou idiomas, por exemplo, podem ser ofertadas fora do horário normal e por meio do ensino remoto. Você também pode oferecer esse "intensivo" para alunos de outras instituições e ampliar seu público.

Baixe grátis o e-book Estratégias para crescer mesmo na crise

2. Cursos extracurriculares

A sua instituição não precisa ficar presa às disciplinas tradicionais. Aproveite a facilidade que o ensino online permite. Por exemplo, que tal experimentar oferecer cursos extracurriculares ou de idiomas na própria escola? Você pode apostar em cursos sobre Excel, Marketing Digital, Administração, Gestão Financeira e outros.

3. Adaptação ao Novo Ensino Médio nas aulas presenciais

Em 2022, as escolas que têm o Ensino Médio precisam estar totalmente adaptadas às novas regras. E, entre elas, está o aumento da carga horária para 1.000 horas em 200 dias letivos. Ou seja, as instituições precisam oferecer ensino em tempo integral e apostar no chamado itinerário formativo. Para isso, você pode oferecer disciplinas voltadas ao empreendedorismo, à investigação científica e à mediação e intervenção sociocultural. Alguns exemplos são: Linguagens Básicas de Programação, laboratórios, Introdução à Ciência de Dados, comportamento social, etc.É importante lembrar que, para dar as aulas fora da grade tradicional, os professores podem ser formados em áreas específicas, como Edificações, Logística e Sistemas de Informação, por exemplo. Ou seja, eles não precisam, necessariamente, ter licenciatura.

4. Preparação para aulas presenciais

Outra ideia para você usar a sala de aula digital na volta às aulas presenciais é para preparar os alunos. Isso é, usá-la para disponibilizar conteúdos ricos, materiais complementares e palestras dinâmicas e rápidas no dia a dia.Esses materiais e exercícios diários na plataforma, por exemplo, enriquecem as discussões em sala de aula. Elas, com certeza, vão ficar mais ricas e embasadas.Consequentemente, isso prepara melhor os alunos para apresentarem trabalhos e defenderem suas ideias. Além disso, estimula que os estudantes tenham uma postura que será aproveitada para o mercado de trabalho e para a vida.

Leia sobre Como fica a volta às aulas presenciais depois do isolamento?

Por fim, mas não menos importante, usar a sala de aula digital permite que você não se preocupe com espaço físico, caso tenha dois turnos na escola. Isso porque você pode usar Wakke Class para transmitir as aulas de reforço e os cursos extracurriculares.Ou seja, principalmente para escolas com Ensino Médio, fica muito mais fácil oferecer ensino em tempo integral, como manda o Novo Ensino Médio.Portanto, mesmo que você volte às aulas presenciais, é preciso ter o suporte para o ensino híbrido e aulas online. Nesse caso, podemos te dizer que a Wakke Class é a melhor escolha. Porque ela, em especial, tem recursos de gamificação para garantir um ensino online engajado e divertido. Baseado no método de ensino-aprendizagem ativo, que é bem mais eficaz.Inclusive, ela é integrada com nossos outros produtos que tornam a sua escola completa: o Escolaweb e a Wakke Store.Gostou do conteúdo? Acompanhe a gente no Instagram e no Facebook e fique por dentro de outras novidades!

A inovação está a um clique de distância!

Descubra como nós podemos transformar a percepção dos serviços prestados pela sua instituição através de soluções práticas. Preencha o nosso formulário e viva a excelência!

Fale com um Consultor:

Agradecemos o seu interesse! Em breve um dos nossos consultores entrará em contato.
Oops! Alguma coisa deu errado. Preencha Novamente :)