6 estratégias para o uso da gamificação em sala de aula

6 estratégias para o uso da gamificação em sala de aula

A gamificação tem se tornado um elemento poderoso para tornar as aulas atraentes e divertidas. Mas, afinal, o que vem a ser gamificação? Por definição, gamificação é o uso de mecanismos e
projetos de games (jogos) para aprimorar contextos variados, geralmente não relacionados a jogos.

A gamificação na aprendizagem pode motivar os alunos de formas nunca dantes vistas. Desafios, missões a cumprir, pontuações, prêmios, rankings e criação de avatares são algumas das vantagens
atraentes para os estudantes em geral.

Como usar a gamificação nas aulas?

Há vários modos de se introduzir o uso da gamificação ou ludificação na educação. Damos aqui algumas ideias:

1. Medalhas, bottons, distintivos ou adesivos de motivação

De acordo com a idade de seus alunos, promova competições ou incentive-os se fizerem as lições por meio de medalhas, bottons, distintivos, adesivos ou carimbos motivacionais. Ao contrário do que se pensa, adolescentes também apreciam este tipo de motivação. Não se esqueça de adicionar valor a estes prêmios, como pontos de bonificação, por exemplo. Pode-se inclusive fazer competições entre salas.

2.  Notas por meio de ludificação

Ao invés de dar notas com base em avaliações, você pode avaliar seus alunos por meio de atividades, dando pontos a estes exercícios. Assim sendo, a nota final dos alunos dependerá de quantos pontos eles acumularam durante o bimestre. Isso incentiva os alunos a irem cada vez melhor, para passarem do nível de iniciantes até o nível de mestres, como nos jogos. Estabeleça um ranking de pontuação para cada nível, e observe como seus alunos se esforçarão para atingir o nível máximo.

3. Jogos de videogame nas aulas

O uso de videogames permite aos alunos uma experiência única e personalizada. Por meio dessa ferramenta, eles podem falhar, superar obstáculos, persistir e ganhar. Nos videogames, os alunos são os agentes de seu próprio aprendizado: eles controlam as decisões que tomam, aprendem com os erros, perseveram e atingem os objetivos propostos, sem que com isso fiquem frustrados durante o processo de aprendizagem.

Os pequenos incentivos – como passar uma fase – e os grandes, como ganhar o jogo, por exemplo – ensinam aos alunos o valor da persistência e funcionam como grandes motivadores. Busque por jogos que façam parte do conteúdo curricular de sua matéria ou que sejam condizentes com os objetivos que deseja que os alunos apreendam.

4. Um pouco de competição

Você pode estipular uma espécie de torneio entre seus alunos. Algumas plataformas possibilitam este tipo de ferramenta. Você próprio também pode determinar as regras de um torneio, mesmo que não utilize meios digitais. Os torneios fazem com que a autoestima se eleve e deixam os alunos ansiosos para demonstrar o que sabem. Até mesmo alunos introvertidos beneficiam-se deste tipo de competição.

5. Jogos de tabuleiro

Apesar de serem extremamente antigos, os jogos de tabuleiro nunca deixam de ser divertidos e emocionantes. Adapte jogos convencionais ou crie seus próprios tabuleiros. Com materiais como o E.V.A., por exemplo, é possível fazer jogos de tabuleiro ampliados, para diversos alunos jogarem ao mesmo tempo. Certamente tomará um certo tempo para preparação, porém é um material que você poderá utilizar inúmeras vezes.

6. Lições de casa recreativas

Que tal se, ao invés de dar lições de casa cansativas e desestimulantes, você dar aos alunos atividades como caça ao tesouro, missões com pistas para serem desvendadas ou passatempos como duplex, criptogramas ou problemas de lógica? Certamente o momento da lição de casa será ansiado pelos alunos.

Os jogos nos fazem sorrir, nos entusiasmam, nos fazem reclamar quando perdemos e vibrar quando ganhamos. Podem ser jogados das mais diversas maneiras: jogador contra jogador, grupo contra grupo, jogador contra a máquina. Eles inspiram a competição e prendem nossa atenção, e são, sobretudo, divertidos. E quem não quer divertir-se enquanto aprende?

O que você mais gosta nos jogos? Compartilhe com a gente!

Baixe também nosso materiais educativos.

Deixe um comentário

ADICIONE SEU EMAIL
Junte-se ao grupo de pessoas que recebem nossos emails.

Share This