Conheça 7 vantagens de usar a tecnologia nas escolas

A sua instituição de ensino está se dirigindo para o futuro? Afinal, a tecnologia nas escolas já é parte do cenário educacional também no Brasil. Sabemos que nem sempre é fácil a adaptação, mas precisamos acompanhar as mudanças, não é mesmo? A educação, certamente, é beneficiada com os novos recursos tecnológicos.

gestão escolar precisa perceber quais são as contribuições oferecidas pela tecnologia, tanto em sala de aula quanto para a gestão. O uso de ferramentas interativas, por exemplo, conquista a atenção da turma. Além disso, ao investir em inovação, a sua escola caminha para um futuro com melhor desempenho.

Para conhecer um pouco mais das vantagens, organizamos 7 tópicos que trazem motivos para não ter medo de inovar. Vamos ler e conferir cada um deles?

1. Inserir ambientes modernos como o AVA

Além da sala de aula presencial, você sabia que um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pode ser utilizado em escolas de ensino fundamental e médio? Sim, essa possibilidade de aprendizagem não precisa se restringir apenas ao ensino superior e em cursos livres.

O AVA é um sistema que organiza os estudos e pode trazer muitos benefícios para a educação básica. É claro que cada período tem suas características e seu uso deve ser de acordo com a faixa etária dos alunos. Ou seja, é preciso disponibilizar de forma adequada e consciente o uso da tecnologia.

É possível realizar atividades e melhorar o desempenho tanto de alunos quanto de professores por meio das funções que proporcionam interação e podem ser acessadas em um AVA. Uma das formas de seu uso é propor o acesso a conteúdos específicos e depois realizar as interações por meio do software.

No ensino superior, o AVA já é usado para distribuir os conteúdos de cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades existentes: presencial, semipresencial e, principalmente, a distância. Na educação básica, ele pode ser utilizado como apoio nas atividades que serão mediadas pelos professores dentro da sala de aula presencial, dinamizando o ensino.

2. Facilitar a interação por meio do AVA

A interação é facilitada para os estudantes, pois como já comentamos, um AVA pode ter várias ferramentas que serão configuradas à medida que os professores as solicitem. Desde as interações em fóruns, bate-papo virtual, área para postagens de trabalhos, entre outras funcionalidades que proporcionam comunicação, o ensino e aprendizagem se tornam tarefas muito mais simples e abrangentes do que a tradicional relação dentro da sala de aula.

3. Transformar o aprendizado com tecnologia nas escolas

O aprendizado, sem dúvida, torna-se muito mais criativo e motivador com o uso da tecnologia. Existem várias possibilidades como aplicativos, o uso consciente da internet e a gamificação — um recurso tecnológico com base na dinâmica dos jogos. Aliás, você já ouviu falar sobre isso?

Por meio dessa estratégia, os alunos se sentem mais motivados a estudar, pois a aquisição de conhecimento é estimulada por jogos. Há, então, um aspecto lúdico nessa ferramenta, além do tecnológico. Uma verdadeira tendência na educação! Por isso é tão importante que a escola acompanhe o que há de mais novo no setor.

4. Despertar o interesse da turma

Um dos motivos da dificuldade na aprendizagem é a falta de interesse dos alunos pelos conteúdos. Os estudantes ficam sem estímulo para aprender e não participam das atividades que acontecem em sala de aula.

Para modificar essa situação é essencial promover a dinâmica. A tecnologia, realmente, é a grande companheira dos docentes nessa hora. É fundamental modernizar o ensino para que os alunos se sintam engajados nas aulas. Dessa maneira, os estudantes voltam a atenção para os estudos, elevando o desempenho da escola.

5. Evitar o abandono escolar pelo desinteresse

Ao tornar o ensino mais atrativo, despertando o interesse dos alunos, é possível evitar o abandono escolar. Essa é uma das vantagens mais incríveis que a tecnologia pode proporcionar para a educação. Como já foi dito, os adolescentes se sentem mais estimulados com os recursos tecnológicos e isso diminui a evasão. 

Sua gestão deve se preocupar em evitar o abandono escolar por desinteresse e, assim, facilitar a retenção de alunos. Nesse aspecto, a direção pode contribuir muito, não é mesmo? É claro que as causas do abandono são as mais diversas, mas sua escola pode se comprometer a mudar aquilo que está sob sua responsabilidade. Além de ser bom para a sua instituição, também é uma contribuição social.

6. Oferecer acessibilidade 

O uso de tecnologias proporciona acessibilidade a muitos estudantes, além de contribuir para a aprendizagem. Essas vantagens estão aí para nos mostrar toda a potência das funcionalidades tecnológicas.

Elas também apoiam a experiência do usuário tanto na realidade escolar quanto na própria vida. Ou seja, a tecnologia traz soluções nesse setor, incentivando alunos a permanecer na escola e já os treinando para a vida, que a cada dia que passa depende mais da tecnologia.

7. Flexibilizar a interação e as informações

Outra possibilidade da tecnologia é facilitar a comunicação entre pais e professores. A frequência com o que os pais se comunicam com os docentes pode facilitar muitas coisas e ajudar pedagogicamente os alunos. 

Além disso, os recursos tecnológicos contribuem proporcionando aos pais acesso a informações que antes só era possível por meio de uma visita física à escola.

O uso de recursos adequados como um sistema de gestão escolar em que os pais têm acesso a uma série dados dos filhos, podendo interagir com todo o sistema (boletos, monitoramento acadêmico, análise de rendimento) também faz parte das vantagens.

Vale a pena investir na tecnologia nas escolas, pois é uma opção que contribui com o funcionamento da instituição de forma integral.

Não pense que ela atua apenas na sala de aula ou em setores específicos, pelo contrário, proporciona vantagens em quase todos os setores da escola. Estamos falando até mesmo da segurança dos alunos e dos dados armazenados. Ao melhorar a interação, o fluxo de informações e manter os processos atualizados, os pais se sentem mais confiantes em relação à sua instituição.

A tecnologia nas escolas estimula aulas interessantes e alunos comprometidos, além de trazer benefícios para os professores e a comunidade escolar. Uma gestão amparada por recursos que facilitam os processos consegue elevar seus resultados. O futuro da sua instituição vai depender do que você faz hoje por ela. Pense nisso!

Trackback do seu site.

Deixe um comentário

ADICIONE SEU EMAIL
Junte-se ao grupo de pessoas que recebem nossos emails.

Share This