Porque usar um software para o fechamento de notas escolares

Porque usar um software para o fechamento de notas escolares

Um ponto essencial a se pensar tem a ver com o dia a dia dos professores e coordenadores, que lidam com toda a programação das aulas e ainda com o fechamento de notas escolares — processo fundamental! Como gestor de uma escola, você sabe o quanto é importante oferecer ferramentas para que a equipe trabalhe bem e de forma ágil. Antigamente, muitos docentes usavam planilhas e mais planilhas para tentar organizar essas informações, além de controles manuais. Mas isso faz parte do passado, já que hoje é possível contar com o aliado perfeito para essa tarefa: a tecnologia.

Quando falamos nisso, um bom software é uma das melhores ferramentas existentes. E apostar nessa inovação é muito vantajoso, pois traz inúmeros benefícios. Quer saber quais são? Confira abaixo!

Traz agilidade

Enquanto anos atrás os professores tinham que tirar várias horas do seu dia para fazer o fechamento de notas escolares, atualmente esse processo ficou extremamente mais fácil com o software escolar. Com ele, o docente pode realizar essa tarefa em poucos minutos e com total segurança!

O resultado dessa rapidez é que sobra mais tempo para analisar como seus alunos se saíram nos exames, identificar os problemas e as principais dúvidas dos estudantes. Depois, usando o tempo valioso que ganhou para fazer toda essa análise, o profissional pode pensar em alternativas para ajudar a classe.

Imagine também que, se a sua escola tiver muitas turmas, o software fará toda a diferença no lançamento de notas, na organização desses dados e os alunos terão seus resultados antes do esperado — o que é importante, caso as notas tenham sido baixas, para se preparar mais e tentar entender os assuntos que não ficaram claros.

Quanto mais tempo o educador tiver para trabalhar no que mais gosta, melhor para ele! Nesse sentido, o software é perfeito! Afinal, ninguém quer ficar perdendo horas lançando notas, se poderia estar colocando novas ideias em prática e desenvolvendo aulas criativas!

Proporciona facilidade

Sim! O software para escolas é simples de usar. Por ser intuitivo, os professores não apresentam dificuldade em manusear e aproveitar todos os recursos da ferramenta. Mas uma explicação de como funciona sempre é válida, para que não fique nenhuma dúvida e todos os profissionais consigam usufruir o mais rápido possível.

Vale dizer que a facilidade com que o software trabalha dá um ânimo a mais para os docentes. Lembre-se de que a jornada de trabalho pode ser cansativa e, se eles tiverem que se deparar com algo que dificulte suas tarefas, pode não dar certo. Mas com a ferramenta isso está fora de questão e ainda será prazeroso para o professor usá-la.

Aliás, é bacana incentivar toda a equipe a usar o software desde o início da sua implantação. Você pode tentar engajá-los mostrando justamente as facilidades de uso. Em outras palavras, de que forma isso impacta o trabalho deles e como a tecnologia é uma aliada nesse sentido. Assim, você verá que a adaptação será muito mais tranquila.

E o mais importante! Sempre deixe espaço para que, caso algum profissional tenha dúvidas, ele possa se informar e fazer treinamentos sobre a ferramenta.

Ajuda na pesquisa de informações

Outra vantagem que precisa ser destacada: o acesso! É fato que um software escolar contribuir bastante para essa questão. Isso quer dizer que, mesmo depois de um tempo, é possível checar informações como as notas escolares e o rendimento dos alunos.

Isso seria útil pensando em um planejamento de aulas para o próximo ano, por exemplo. Pois dá para saber em quais aspectos os estudantes mais sentiram dificuldades e com quais mais se identificaram. Com isso é possível montar um plano ainda melhor, já na tentativa de corrigir falhas no aprendizado.

Não só isso, com essas informações de uma forma mais organizada e reunidas em um único lugar, a otimização será muito boa para montar relatórios de desempenho e até usar os dados para incrementar as campanhas de matrícula.

Lembre-se de que um pai ou responsável que esteja procurando uma nova escola para a criança ou adolescente pode achar interessante colocá-lo em uma instituição em que os jovens demonstram absorver bastante o conteúdo. O que é, ao mesmo tempo, um grande fator positivo quando se pensa nos vestibulares e exames em geral.

Incentiva os alunos a usarem tecnologia

Agora, se os jovens de hoje em dia já gostam de tecnologia em geral, que tal usar isso a favor da educação? Que tal incentivá-los a gostar também de aprender no mundo virtual? Com o fechamento de notas escolares por meio de um software. Os professores lançam as notas no ambiente online, o que significa que os estudantes podem entrar no Portal do Aluno e checar.

Para aproveitar essa oportunidade, a equipe docente poderia deixar alguns exercícios já separados, por exemplo. Com isso eles mostram ao aluno o que ele precisa aprender. Lembrando que tudo  precisa ser feito de um jeito interessante! Além de realmente instigar o estudante a entender, de uma vez por todas, aquele assunto difícil para ele.

Se você soltar a criatividade e usar sempre que possível o Portal do Aluno, isso poderá render bons frutos, a melhora de notas e até um acesso maior à rede da escola. Pense a respeito e conte com a ajuda dos professores nesse quesito. Afinal, é bom reforçar que o fechamento pelo software vai muito além do que apenas subir as notas para a plataforma da escola!

Com essas vantagens que destacamos, você consegue perceber que usar um bom software para o fechamento de notas escolares é, de fato, útil e vantajoso? Não se esqueça de que o intuito principal é promover a melhora no trabalho e tempo dos professores e coordenadores. Além de ir além e conseguir engajar os alunos de um jeito bem divertido e diferente.

Que tal investir nisso agora mesmo? Entre em contato e, juntos, vamos pensar nas melhores estratégias para a sua escola!