Case de sucesso: Escolaweb e Colégio Militar do Corpo de Bombeiros

case de sucesso escola web

Formar cidadão íntegros, capazes de impactar o mundo por meio de uma educação de qualidade. Esse é o principal objetivo do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, que, para atingir essa meta, conta com o importante apoio de um software de gestão escolar. Estamos falando de um case de sucesso da Escolaweb atuando fortemente no propósito do colégio.

Só para você ter uma ideia, a instituição encontrou a empresa por meio do Google e, logo de cara, se identificou com os processos do software, que se mostraram totalmente adaptados e com a mesma modelagem educacional que o corpo docente aplica aos seus estudantes e repassa aos pais e responsáveis. Por isso, acreditaram que seria um bom investimento.

Desse momento até a aplicação e o funcionamento da Escolaweb foram necessários apenas 30 dias para que tudo já estivesse preparado para entrar no ar. Quer conhecer mais sobre essa história? Confira!

A migração para o novo sistema

Nesse case de sucesso Escolaweb, tudo se iniciou com a migração do sistema antigo de forma manual, inserindo todas as informações da instituição uma a uma no software. Vale destacar que uma das facilidades que logo começou a ser utilizada foi a estratégia de matrículas online — que é, sem dúvidas, algo prático e de enorme valor.

Hoje, o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros já conta com a plataforma em três unidades, sendo que a primeira já está operando 100% e as outras estão em processo de implementação. É importante ressaltar que, para que tudo esteja alinhado às expectativas da instituição, é necessário treinar os colaboradores para que não haja dúvidas.

No mais, enquanto os outros colégios estão na fase de adaptação ao novo sistema, já é possível inserir as informações dos alunos no banco de dados da Escolaweb de forma intuitiva e tranquila, ganhando mais tempo e, ao mesmo tempo, ajudando os profissionais a se familiarizarem com todo o sistema e ganharem mais habilidades para usá-lo.

O impacto do novo sistema no dia a dia do colégio

Uma das coisas mais marcantes na transição do sistema antigo para o da Escolaweb é, segundo a própria instituição, o fato de o software ser fluido, fácil de usar e conseguir, de fato, transmitir todas as suas facilidades tanto para os estudantes e o corpo docente, como para os pais e responsáveis dos alunos.

Tudo isso em um momento que o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros passa por uma intensa expansão de suas unidades pelo país. E, além disso, em todos os casos, as escolas já estavam em pleno funcionamento e com uma filosofia administrativa enraizada, com o uso ou não de tecnologias mais antigas e engessadas.

Para entender melhor, veja o seguinte: a instituição precisa refazer do zero tudo o que era praticado, principalmente em termos administrativos. Isso porque o que era utilizado não se parece em nada com o modelo militar de gestão de ensino, sem contar que a administração antiga era um tanto confusa e, muitas vezes, não tinha informações fundamentais dos alunos.

Com a Escolaweb, tudo fica mais tranquilo em relação à transmissão da rotina mais adequada a toda a equipe dentro de cada unidade. Em vez de ter que promover amplos treinamentos para preparar e construir o propósito educacional a ser aplicado, que precisa estar equilibrado entre o militar e o civil, a Escolaweb permite definir todas as rotinas.

Funciona da seguinte forma: os papéis de cada profissional são atribuídos dentro dos módulos do sistema, separados por áreas, como secretaria acadêmica, gestão financeira, almoxarifado, biblioteca e portaria. Assim, cada um dos colaboradores recebe de um jeito rápido e detalhado as suas prioridades e afazeres para o ciclo.

Esses papéis são construídos com base nas tarefas que fazem parte da rotina do colégio, sempre levando em conta as funções e a estrutura do modelo organizacional do sistema. O resultado é que a instituição tem conseguido uma expansão eficaz, organizada, moderna, com uma base sólida, rica em informações e com o escopo de trabalho unificado.

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros

Essa instituição de ensino existe há 21 anos com o foco principal de formar estudantes bem preparados para o ensino superior e os desafios de toda a vida. A sua primeira unidade fica em São Luís, no Maranhão, e conta com mais outras 10 em funcionamento, dentre as quais as unidades em São José de Ribamar, Rosário, Caxias, Timon e Barreirinha, situadas no mesmo estado. O colégio oferece turmas do ensino fundamental até o ensino médio e tem cerca de 1.200 alunos.

Como ponto principal da corporação, é bom destacar que o corpo docente tem investido na educação como precursora da mudança das realidades na sociedade. O Corpo de Bombeiros está atento para a participação dos jovens, que é de extrema importância na educação e na comunidade em que estão inseridos — além de voos mais altos ao redor do mundo.

A abertura de novas unidades tem como propósito bem claro não só construir uma educação de qualidade, mas também auxiliar e apoiar a transformar a realidade, sempre tendo como base o ensino e aprendizado de crianças e adolescentes. Nesse sentido, a Escolaweb é uma importante ferramenta para a gestão escolar da instituição. Mas não é só isso!

É possível aproximar mais os pais e responsáveis dos alunos por meio de um aplicativo eficaz e de fácil acesso em que eles poderão fazer várias tarefas importantes, como matrículas, rematrículas, conferir mensalidades que foram pagas, materiais que os alunos precisam e estão compartilhando, além de verificar notas e rendimento dos estudantes.

Já os alunos terão até mesmo uma rede social educacional, podendo trocar informações com outros colegas, tirar dúvidas com os professores, realizar tarefas complementares à sala de aula, além de contar com material de apoio para o aprendizado e muito mais.

Depois de conhecer esse case de sucesso Escolaweb, o que você acha de conhecer melhor a ferramenta e refletir se não chegou a hora de modernizar a gestão da sua escola? O investimento tende a dar muito certo!

Aproveite e entre em contato conosco. Juntos, vamos ajudar você a implementar um sistema incrível de gestão escolar!

Trackback do seu site.

ADICIONE SEU EMAIL
Junte-se ao grupo de pessoas que recebem nossos emails.

Share This