Como manter o ambiente escolar saudável

Como manter o ambiente escolar saudável

Hoje em dia, as empresas se preocupam muito com o ambiente de trabalho e o clima organizacional, estabelecendo diversas normas e políticas para que seus funcionários se sintam satisfeitos e mais produtivos. Os gestores de escolas também devem agir de forma a garantir o melhor ambiente escolar para alunos, professores e pais de alunos.

Esta não é uma tarefa simples, afinal estamos falando de relações interpessoais. Cada vez mais as relações dos alunos, entre si, e deles com os professores e diretores têm se tornado cada vez mais complexas.

Valores como ética, respeito, disciplina e trabalho em equipe precisam ser disseminados amplamente no ambiente escolar.

Código de conduta e ensino de qualidade

Muitas escolas precisam, inclusive, ter seu código de conduta de forma a saber lidar com a prevenção e a gestão dos casos de bullying. É necessário conscientizar os alunos, tanto crianças quanto adolescentes, sobre respeito e ética. Claro que tudo isso sem esquecer que o ambiente só será saudável se o ensino for de qualidade, com bons profissionais e uma política de diálogo e braços abertos entre professores, alunos, gestores, familiares e comunidade. Criando um ambiente saudável para a troca de experiências.

Um sistema de cumprimento de metas que deixe claro o papel de cada um e monitore os resultados alcançados no ano letivo também é uma ferramenta que contribui para a melhoria do ambiente. As metas devem estar relacionadas, por exemplo, ao desempenho escolar das turmas, índices de aprovação e evasão escolar, notas em avaliações internas e externas, números de matrículas novas, taxas de inadimplência e outros.

Comunicação e visão integrada

Outro fator importantíssimo é que as informações sobre a escola circulem entre todos os envolvidos de maneira ágil, transparente e sem espaço para rumores e boatos que só comprometem negativamente o ambiente escolar. Reuniões periódicas com os pais, grupos de trabalho, projetos que envolvam a comunidade do entorno, quadros murais, site atualizado e envio de newsletters por emails ou grupos virtuais são ferramentas que facilitam o fluxo de informações. É com o diálogo franco e aberto que vai ser possível administrar conflitos mal resolvidos.

Os gestores precisam ter uma visão integrada do seu negócio, com uma boa coordenação das áreas administrativa, financeira e pedagógica. Eles devem propiciar ainda espaço para o debate coletivo, no qual ocorram capacitações, desenvolvimento do planejamento pedagógico e possíveis ajustes, além de fóruns para a discussão de temas como absenteísmo, indisciplina e dificuldades de aprendizagem.

Um ambiente saudável é aquele que permite a colaboração mútua, em que todos os envolvidos sejam ouvidos e que as habilidades e competências de cada um sejam aproveitadas da melhor maneira. Sempre lembrando da pluralidade e diversidade presentes em todos os setores, mas de forma mais acentuada nas escolas.

Sistemas de gestão escolar podem ser aliados de um ambiente saudável

Para melhor dar conta de todas essas responsabilidades, os gestores escolares podem investir num sistema de gestão escolar para que as tarefas mais burocráticas possam ser realizadas online e de forma prática, sobrando mais tempo para a gestão de aspectos mais abstratos como esses que fazem a diferença no clima da escola.

O Escolaweb é um sistema de gestão escolar integrado que visa não só automatizar todas as áreas funcionais da escola, mas garantir o seu desenvolvimento. Para isso conta com os módulos Secretaria Escolar; Financeiro; Acadêmico; Portal do aluno, Responsável e Professor; Biblioteca; Portaria e Almoxarifado. Com a sua utilização, a escola reduz despesas, aumenta a produtividade dos funcionários, presta um melhor serviço aos seus clientes e melhora a sua imagem frente à comunidade. É um investimento de excelente relação custo/benefício. Trata-se de um software moderno, intuitivo e de fácil utilização. Para isso a interface utiliza o sistema de menus estilo “ribbon”, o mesmo utilizado pela Microsoft no pacote Office 2010, que deixa as rotinas mais visíveis e acessíveis.

Ficou interessado no sistema de gestão escolar integrado da Escolaweb, então saiba mais acessando nosso site!

Deixe um comentário

ADICIONE SEU EMAIL
Junte-se ao grupo de pessoas que recebem nossos emails.

Share This