Como fazer a recepção de professores novatos na escola?

As ações que devem ser realizadas no início de ano em uma escola são muitas, não é? Uma delas é o cuidado com a recepção dos professores novatos na instituição. Receber bem quem entra para a equipe faz com que o ambiente se torne amistoso e acolhedor.

Os professores novatos geram certa curiosidade quando iniciam em uma nova instituição, por isso, pensar neles ao elaborar a primeira reunião pedagógica é fundamental. Tudo é novo para esses educadores: a escola, a equipe e os alunos. Assim, é comum sentirem um pouco de insegurança.

Quer uma ajuda na hora de recepcionar os professores novatos? Neste post, mostraremos alguns passos. Leia para fazer em sua escola!

Planeje o encontro com antecedência

Nem sempre é fácil organizar todas as demandas antes do início do ano letivo, que são muitas. Por essa razão, planejar com antecedência a primeira reunião pedagógica com os educadores é um ponto essencial, pois, além da pauta tradicional e das análises, a equipe gestora poderá criar estratégias para receber os novatos.

Recepcionar bem e motivar os professores que chegam é muito bom para o profissional, além de fortalecer todo o corpo docente. É imprescindível realizar esse acolhimento com tempo suficiente para solucionar dúvidas, integrar os novatos à equipe, apresentar a estrutura escolar, mostrando que eles terão todo o apoio que precisarem.

Defina um tema para ser trabalhado

É necessário também definir os temas que serão discutidos na primeira reunião da escola. Esse é um procedimento que todos conhecem muito bem. Pense nos temas pertinentes aos assuntos do planejamento e inclua na pauta um tema para ser trabalhado na integração dos professores novatos.

Que tal escolher um assunto que está sendo muito estudado? A empatia, por exemplo. Investir em temas que facilitem a comunicação da equipe é um bom caminho e demonstra uma gestão escolar preocupada com o grupo.

Prepare uma lembrança de boas-vindas

Uma lembrança? Sim, isso mesmo! Tanto os professores novatos quanto os antigos se sentirão acolhidos pela equipe pedagógica com essa atitude. Faça tudo com muito cuidado e pensando em cada detalhe. Não esqueça também de elaborar uma mensagem específica dizendo aos novatos o quanto são importantes para a escola.

Com essa ação, a equipe gestora indica aos educadores que eles são bem-vindos à instituição, estabelecendo um bom clima no grupo. Nada melhor do que ser bem recebido no local de trabalho, concorda? As boas relações são responsáveis por um ambiente que estimula o desenvolvimento profissional.

Gostou da ideia de oferecer uma lembrança de boas-vindas, mas está em dúvida sobre qual seria? Pense em algo que pode ser simples, mas que tenha a ver com a profissão e que seja útil aos educadores. Coloque a criatividade para funcionar. Os docentes merecem esse apoio!

Integre os professores novatos

Há os docentes que são novatos, que vieram de outras instituições e possuem experiência em lecionar. E há, também, aqueles professores novatos que são iniciantes, ou seja, com pouca experiência em sala de aula. A escola precisa sempre ter atenção para cuidar de quem chega. Esse momento, sem dúvida, precisa ser pensado com dedicação.

Um professor que veio de outra escola, embora tenha experiência em sala de aula e no ambiente escolar, pode sentir certo deslocamento inicial. Por essa razão é muito importante criar estratégias para estimular o entrosamento. É bom para o educador sentir que faz parte de uma equipe.

Já os iniciantes, normalmente, chegam estimulados para vencer os desafios dos primeiros dias de aula, porém sentem muita insegurança. O dia a dia de uma sala de aula não é fácil para quem acabou de sair da graduação. Atenção redobrada nesse caso, pois eles precisam sentir todo o apoio da gestão e dos outros docentes mais experientes.

Dinâmica

Aposte em uma dinâmica para integrar toda a equipe, incluindo os professores novatos, iniciantes e antigos. Além de ser uma estratégia para dar continuidade à recepção dos docentes, também contribui para o entrosamento do grupo de educadores como um todo. Isso é muito bom.

Proponha uma apresentação

Sugerir uma troca de experiências, ideias e dicas sobre rotina de educadores entre os professores novatos e os que já atuam na escola também pode ser excelente. Essa é uma atitude que auxilia quem chegou a se sentir ainda mais integrado. Saiba que é gratificante para o professor experiente dividir seus conhecimentos com os novatos.

Cada um poderá aproveitar o espaço para contar o que achar mais importante sobre sua história profissional. Os membros do corpo docente ficarão mais próximos, com a atenção voltada para as histórias dos colegas. É hora de colocar em prática o tema da empatia sugerido acima.

Mostre a escola aos novatos

É importante que a equipe gestora mostre a escola a quem acaba de chegar, uma vez que os novatos precisam ter uma visão ampla da instituição. Tudo pode começar pelo projeto político pedagógico. Os professores devem saber todas as diretrizes para que possam se adaptar adequadamente. Eles devem conhecer seus direitos e deveres.

Não se esqueça de apresentar a estrutura, onde ficam as salas de aula, biblioteca, sala de informática e outros espaços que julgar necessário. Comente sobre os procedimentos administrativos e pedagógicos, explicando como é realizado o trabalho da escola. As informações referentes às turmas que irão atuar devem ser passadas também.

Continue acolhendo durante o ano letivo

Que tal uma recepção que dure o ano todo? É importante frisar que o acolhimento pode se estender ao longo do ano. Como? Os docentes mais antigos podem ajudar com dicas sobre os assuntos do dia a dia: planejamento de aula, por exemplo. A equipe gestora pode dar o suporte necessário de maneira constante e atenciosa.

Esses passos são maneiras simples e acolhedoras para receber bem os professores novatos. Com isso, o clima da equipe se organiza da melhor forma possível. Afinal, quando a gestão escolar e pedagógica se esforçam para valorizar o grupo, o resultado sempre é visto no dia a dia.

Depois deste post, a recepção dos professores novatos em sua instituição ficará mais fácil de organizar. Siga-nos no YouTube e curta nossa página no Facebook para ficar por dentro de mais informações na área escolar. Esperamos por você!

Trackback do seu site.

ADICIONE SEU EMAIL
Junte-se ao grupo de pessoas que recebem nossos emails.

Share This