4 dicas fáceis para diminuir a inadimplência na escola

4 dicas fáceis para diminuir a inadimplência na escola

O aumento da inflação, juros e desemprego está fazendo o endividamento das famílias crescer a cada dia, e essa situação deve permanecer por mais algum tempo, portanto, é necessário (o quanto antes) que o gestor volte seus olhos para a saúde financeira da escola.

O índice de inadimplência é, sem sombra de dúvida, o ponto mais importante a ser observado para garantir a liquidez da escola que é impedida de tomar várias medidas legais que são comuns a outros negócios, e que por isso, no caso de endividamento derruba a prioridade dos devedores de quitarem seus débitos com a instituição, em detrimento de outras dívidas. Conseguir manter a inadimplência em um nível seguro é, certamente, o que fará toda a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Se pensarmos que a escola não está entre as maiores prioridades no pagamento, quais medidas podem ser tomadas para combater a inadimplência? Reservei algumas dicas simples de serem aplicadas mais que certamente ajudarão manter seu faturamento estável em tempos de crise:

1. Notificar o devedor

Esta é a medida básica de combate à inadimplência: Notificar o cliente que ele está em débito com os seus vencimentos. Se a pessoa que está inadimplente não é lembrada disso periodicamente certamente dará prioridade a outros pagamentos onde a cobrança é mais efetiva.

Essa notificação precisa ter regularidade tanto em relação ao tempo como na forma, não basta enviar uma carta, utilize outros meios como envio de emails e sms que tem custo reduzido e pode ser feito de forma automática, por um sistema, por exemplo.

Uma prática que tem sido adotada por muitas empresas é enviar uma notificação antes do vencimento ou na data para lembrar a importância da pontualidade no pagamento.

Essas medidas também trazem credibilidade para a escola, que se mostra como uma empresa organizada e transmite ao cliente uma necessidade maior de ficar em dia com os seus pagamentos.

2. Forneça conveniências que facilitam e estimulam o pagamento mais rápido

Fornecer conveniência para o pagamento é muito importante e pode ajudar o cliente a pagar mais rapidamente o vencimento em aberto. Disponibilize formas de pagamento eletrônicas como cartão de crédito ou boleto bancário e neste último, disponibilize uma forma fácil para que o cliente possa imprimir uma segunda via de boleto atualizado ou envie um email com o link para a impressão do boleto.

3. Ofereça descontos por pontualidade

É pratica comum nas escolas oferecer descontos, mais é necessário estudar bem como praticá-lo para que o cliente perceba e dê valor a esse benefício.

Uma boa prática é valorizar os bons pagadores, ofereça desconto no ano seguinte para quem pagar o ano inteiro em dia, dessa forma, além de estimular a pontualidade no pagamento, ainda trabalha a fidelização e valorização do bom cliente;
Todos os descontos devem ser condicionados, ter um prazo, assim ficará explicito que ele tem um benefício e que pode perder ser ficar inadimplente.

Ainda com relação ao desconto, seja flexível, não adianta oferecer um desconto para pagamento até o primeiro dia útil do mês sendo que o cliente recebe no quinto dia, lembre-se: uma oferta para ser boa precisa satisfazer aos dois lados, caso contrário não terá efeito.

4.Disponibilize opções de renegociação de dívidas

O período que estamos vivendo com a inflação engolindo a renda do trabalhador, a escola deve se esforçar ao máximo para conseguir manter a sua inadimplência controlada, não voltar seus olhos para esta questão pode colocar em risco a saúde financeira da empresa e provocar problemas ainda maiores a médio e longo prazo.

Para aqueles que estão devendo vários meses, uma dica é oferecer uma semana de negociações especiais, onde o cliente poderá quitar os seus débitos sem juros ou com juros reduzidos ou incluir o saldo devedor diluído nas mensalidades restantes são algumas formas que podem atrair pessoas a quitar seus débitos e trará um fôlego a mais ao caixa da escola.

Sua escola adota algumas destas dicas que expomos aqui? Nos conte sua experiência sobre o tema.

Deixe um comentário

ADICIONE SEU EMAIL
Junte-se ao grupo de pessoas que recebem nossos emails.

Share This