10 dicas certeiras para tornar sua escola inclusiva

10 dicas certeiras para tornar sua escola inclusiva

Todas as crianças em fase escolar buscam pelos mesmos objetivos: aprender, cultivar amizades, sentir-se valorizado e conseguir assimilar os conteúdos dados. Para que todas as crianças obtenham êxito, quer sejam deficientes ou não, é necessário adequar o ambiente escolar, para que ele torne-se propício para toda e qualquer criança. Os gestores escolares podem fazer muito para que sua escola transforme-se em um ambiente verdadeiramente inclusivo.

Aqui estão algumas táticas que os gestores escolares podem utilizar para que sua instituição seja inclusiva de fato:

1. Crie um ambiente inclusivo

Enfeite sua escola com posters, cartazes, livros, filmes e outros materiais que demonstrem a diversidade. As crianças, bem, como seus pais, devem sentir no ambiente escolar este acolhimento e esta postura pró-inclusão.

2. Adapte sua escola

Certifique-se de ter corredores, bibliotecas, banheiros e outros locais de uso dos alunos, adaptados para os alunos de inclusão, a fim de que eles possam trafegar livremente por sua instituição.

3. Convide a comunidade

Convide pessoas da comunidade que sejam portadoras de necessidades especiais para falarem a respeito de sua vivência e que sejam simpáticas e abertas para responderem às possíveis curiosidades e dúvidas que alunos e pais terão.

4. Prepare os pais para a inclusão

Prepare os pais para a inclusão, acalmando os pais de crianças especiais, e assegurando os demais pais que, quando há inclusão, todos ganham: quem convive com pessoas deficientes tendem a aumentar sua inteligência emocional, o que é bom para qualquer pessoa.

5. Oriente seus professores

Faça com que seus professores evitem rotular os alunos especiais, e acreditem no potencial que eles possuem. Prepare-os para que seus alunos especiais sempre participem da aula e das atividades, mesmo que estas sejam adaptadas pra eles. Incentive o trabalho em grupo e o auxílio mútuo.

Leia também  Inadimplência escolar: como lidar?

6. Explore o tema da inclusão

Insira no currículo escolar atividades que abranjam o tema da inclusão, a fim de que os alunos de sua escola possam refletir sobre as diversas necessidades especiais e quais os desafios a serem enfrentados.

7. Ensine a postura a ser adotada

Oriente seus professores para não terem uma postura de dó ou o contrário, de rejeição, para com os alunos especiais. Respeitadas suas limitações, os professores devem tratá-los da mesma forma que tratam os demais alunos.

8. Evite o preconceito

Fique atento a qualquer forma de discriminação ou bullying, a fim de evitar que esse tipo de comportamento tome proporções. Uma vez identificado, trate tais episódios imediatamente .

9. Prepare um cantinho especial

Tenha um local específico para a criança com necessidades especiais acalmar-se, caso necessário. Dependendo da situação, algumas crianças podem fica agitadas. Um local afastado e tranquilo irá acalmá-lo muito.

10. Inspire seus professores

Ajude seus professores a usarem a criatividade e utilizarem recursos visuais, gestos e sinais para facilitar a compreensão da matéria, não só dos alunos especiais, mas também de todos os estudantes, em geral.

Dessa forma, você com certeza preparará sua escola para a inclusão. Não se esqueça, porém, de buscar constantemente por mais conhecimentos desta área. Trabalhar com pessoas especiais é um desafio, porém é extremamente gratificante.

O que você tem feito para tornar sua escola mais inclusiva? Compartilhe suas ideias!

Baixe nossos materiais educativos

Deixe um comentário

ADICIONE SEU EMAIL
Junte-se ao grupo de pessoas que recebem nossos emails.

Share This