7 razões para você ter um ambiente virtual de aprendizagem na sua escola

Há pessoas que acordam pela manhã, vão trabalhar e, quando chegam em casa depois do expediente, não perdem tempo para postar os trabalhos e cumprir com todas as atividades das aulas que estão realizando. Os cursos desenvolvidos em um ambiente virtual de aprendizagem são boas soluções para estudantes que trabalham, sabia? Sua instituição de ensino já pensou em ter essa tecnologia?

A flexibilidade e a rapidez são grandes atrativos dessa possibilidade de ensino. Além disso, um ambiente virtual de aprendizagem também pode contribuir com o ensino presencial na educação básica. Como? Enriquecendo o aprendizado de crianças e adolescentes, por exemplo. A escola também deve se manter atualizada assim como os profissionais de educação.

A partir dessas informações, não deixe de conferir as nossas 7 razões excelentes para você ter um ambiente virtual de aprendizagem em sua escola. Siga com a leitura e comprove!

1. Insere sua instituição na EAD

A Educação a Distância (EAD) está crescendo a cada dia que passa no Brasil. Vários cursos estão sendo oferecidos em todos os segmentos educacionais, tanto em nível de graduação e pós-graduação como também no desenvolvimento de cursos livres, profissionalizantes, de aperfeiçoamento, atualização, extensão etc.

Com uma participação que só cresce na educação, a EAD está no setor para ficar. Além de ser uma tendência, ela apresenta diversas características e vantagens. Veja algumas delas a seguir!

Área de alcance

Os cursos oferecidos por sua instituição de ensino terão uma abrangência maior, uma vez que, quando disponibilizados por meio de uma plataforma, podem ser acessados de qualquer lugar. Basta ter acesso à internet e ao equipamento necessário. Isso quer dizer que você pode conquistar alunos além dos limites geográficos, chegando a lugares distantes da cidade onde está localizada a sua escola.

Aliás, esse é um ponto valorizado por pessoas que optam por realizar os estudos na modalidade a distância, pois têm acesso a cursos que, provavelmente, não teriam em suas regiões. Então, trabalhar com um Ambiente Virtual de Aprendizagem é muito gratificante nesse sentido também.

Acesso à educação

​Como seu formato ainda possibilita que os materiais de estudos sejam acessados de qualquer lugar, ainda proporciona flexibilidade para quem precisa conciliar com outros tipos de compromisso, como o trabalho. Além disso, outro ponto muito valorizado é a possibilidade da rapidez para concluir a carga horária.

Estudantes dessa modalidade se dedicam aos estudos de uma forma que eles ficam adaptados ao seu cotidiano, favorecendo uma interação no tempo que eles têm disponível para as atividades. Podemos perceber que essa modalidade tem muitos aspectos positivos e o seu crescimento é muito bom para proporcionar acesso à educação.

Comprometimento estudantil

As características de estudantes de EAD incluem autonomia a disciplina. É preciso ter disposição para seguir uma jornada de estudos. Podemos dizer, então, que essas pessoas acabam tendo mais comprometimento com aquilo que estão fazendo, focando em concluir da melhor maneira possível o curso ou a matéria que estão realizando por meio da EAD.

2. Apoia também o ensino presencial e fundamental

Um ambiente virtual de aprendizagem também pode complementar o ensino convencional com possibilidades de interações nas disciplinas ou disponibilizar um determinado conteúdo para ser trabalhado na plataforma de forma interativa. Isso quer dizer que essa tecnologia pode contribuir com o ensino presencial de maneira muito interessante.

Até mesmo no ensino fundamental, o Ambiente Virtual de Aprendizagem pode ser utilizado como um excelente apoio aos professores, que podem complementar as atividades em sala de aula com exercícios e outros materiais, além de possibilitar novas formas de aprendizagem com as ferramentas disponíveis. Inovar no ambiente escolar é sempre importante.

3. Oferece diferentes recursos

Um ambiente virtual de aprendizagem é onde acontece as interações e estudos. É como se fosse uma sala de aula que não tem paredes e tijolos. Normalmente, possui várias ferramentas de aprendizagem que podem ser acessadas, por meio de um usuário e senha, por estudantes do curso ou da disciplina. Uma plataforma de aprendizagem virtual tem como característica a versatilidade.

É possível disponibilizar os conteúdos das mais diversas maneiras, auxiliando no ensino e aumentando as condições de aprendizagem. As dúvidas podem ser tiradas por meio dos recursos disponíveis que podem variar de ferramenta para ferramenta. Além disso, as funcionalidades estimulam a interação, proporcionando motivação para o estudo.

4. Gerencia os conteúdos do curso ou disciplina

Uma plataforma de aprendizagem virtual organiza os conteúdos, ou seja, faz um gerenciamento de um curso online ou disciplina de um curso presencial. Dessa maneira, conteúdos específicos podem ser acessados e, também, realizados downloads dos arquivos para o computador do aluno. Há uma interação com esse material, que pode ser acessado e trabalhado com criatividade.

5. Possibilita o dinamismo trabalhar no ambiente virtual de aprendizagem

O dinamismo em um ambiente assim é muito grande. Além disso, não pense que por ser virtual, a comunicação é prejudicada. Apenas funciona de outra maneira, mas é possível estabelecer uma conexão autêntica entre professores e alunos, tornando o ambiente tão propício ao aprendizado quanto uma sala de aula convencional.

6. Proporciona que o aluno estude no próprio ritmo

Nós sabemos que o tempo de cada aluno na aprendizagem é diferente, que cada um possui suas características e necessidades. O aluno pode estudar em seu próprio ritmo e, de acordo com o andamento de suas atividades, ele avança no conteúdo.

Claro, há sempre um cronograma a seguir com atividades, trabalhos e interações pontuais, mas isso não impede de o aluno escolher e gerenciar o seu próprio tempo.

7. Facilita o fluxo das atividades escolares

Quando falamos do fluxo de atividades escolares, estamos nos referindo a exercícios e trabalhos. Com esse ambiente, tanto as atividades quanto os trabalhos podem ser postados em áreas específicas, cabendo ao professor realizar a correção, que acontece, normalmente, dentro de um prazo determinado e, após isso, distribuir as notas ou avaliações nos campos destinados.

Você já tem boas razões para trabalhar com um ambiente virtual de aprendizagem em sua instituição de ensino, mas saiba que também é preciso escolher uma plataforma dinâmica, de fácil utilização e intuitiva como o Escolaweb. Além disso, saiba que ela possui um custo-benefício que, certamente, está dentro da verba destinada aos investimentos de sua instituição de ensino.

Entre em contato com o Escolaweb e solicite informações sobre como você pode implementar esse sistema em sua escola. Esperamos sua mensagem para explicar tudo o que o nosso ambiente virtual de aprendizagem oferece!

Trackback do seu site.

ADICIONE SEU EMAIL
Junte-se ao grupo de pessoas que recebem nossos emails.

Share This