Boletim escolar online ou impresso: qual é melhor para minha escola?

A boa gestão dos documentos escolares é uma das condições para que a instituição de ensino trabalhe de forma eficiente. Se os arquivos estão atualizados e organizados, possibilitam o acompanhamento constante e preciso da vida escolar do aluno tanto por pais quanto por professores. Por isso, é importante conhecer os modelos de boletim escolar.

A tecnologia já provou ser eficaz na gestão de documentos institucionais, principalmente do boletim. Entretanto, muitas escolas ainda preferem usá-lo na versão impressa. Com o tempo, a grande quantidade de arquivos físicos pode se transformar em um mar de formulários, dificultando sua organização e armazenamento.

Afinal, qual o melhor para a sua escola: o boletim online ou impresso? Continue a leitura e considere alguns fatores antes de tomar sua decisão:

Tecnologia X ensino

Muitas instituições apontam, injustamente, a tecnologia como uma vilã para o ensino. De fato, o uso não controlado de dispositivos como celulares e tablets pode comprometer a qualidade do aprendizado dos alunos. Mas quando a internet é aliada da educação, transforma-se em uma importante ferramenta.

O mesmo acontece quando as soluções virtuais entram no dia a dia da gestão escolar, sobretudo nos processos organizacionais. Em prol da administração no âmbito educacional, a tecnologia oferece ferramentas altamente eficazes. Um grande exemplo disso é a adesão ao boletim escolar online, que substitui a versão em papel.

O mundo consome, anualmente, 400 milhões de toneladas de papel. Para que se produza uma única tonelada, 12 árvores são necessárias. Além disso, 540 mil litros de água são destinados a essa produção. Perceba que essa é uma conta que custa muito para a nossa natureza.

Fácil acesso

Você já foi jovem e sabe muito bem como a garotada gosta de aprontar. Uma nota ruim, por exemplo, pode fazer com que o boletim escolar impresso seja escondido pelo aluno e dificulte o acesso dos responsáveis. Desse modo, muitos não ficam sabendo do desempenho escolar dos seus filhos.

A correria no dia a dia dos responsáveis também pode dificultar esse acompanhamento. Disponibilizar o boletim online é uma das formas de auxiliá-los. Basta ter acesso à internet para verificar se as notas estão acima ou abaixo da média, tornando mais rápida a adoção de medidas que possam corrigir em tempo a trajetória escolar da criança ou do adolescente.

Trata-se de uma assistência em tempo real, permitindo que os responsáveis se organizem para procurar a escola, saibam o que está acontecendo e ajudem o aluno a melhorar o aprendizado. Isso serve também de incentivo para que as notas sejam conferidas frequentemente, pois o acesso é mais fácil e garantido.

Controle de faltas

Faltas frequentes criam situações indesejáveis e estimulam um comportamento inadequado, que pode ter consequências ainda piores no futuro dos alunos, incluindo a repetência. Além disso, muitos pais não estão cientes da ausência dos filhos na escola.

Como muitas crianças e adolescentes ainda não têm ciência da importância de frequentar as aulas de forma assídua, o boletim escolar online é essencial para que os responsáveis mantenham esse controle.

A combinação dessa solução com um sistema escolar virtual possibilita a obtenção de várias informações importantes para os pais e a gestão da escola. A presença em sala de aula, por exemplo, pode ser colocada no mesmo ambiente online onde os pais verificam as notas dos filhos.

O mesmo ocorre com a emissão de comunicados, que deixam de ser escritos na agenda escolar ou entregues em documentos. Além da economia de papel e dos recursos naturais que são usados em sua fabricação, a comunicação entre a escola e os responsáveis se torna mais eficaz e próxima, assim como ocorre em nosso dia a dia.

Acompanhamento acadêmico

Conhecer os modelos de boletim escolar e escolher aquele que mais oferece benefícios para todos permite criar o ambiente perfeito para que os pais fiquem mais próximos da instituição de ensino. Em uma rápida consulta, os responsáveis conseguem obter diversas informações e, desse modo, podem tomar atitudes imediatamente.

Para crianças e adolescentes, esse acompanhamento online estimula a cumprir as regras e a manter o foco nos estudos, além de afastá-los das faltas.

A relação pais-escola ganha um reforço, pois basta um telefonema ou o envio de um e-mail para que uma determinada situação seja esclarecida. Perceba que a comunicação, nesse sentido, é extremamente importante para que haja uma sintonia entre todos e os alunos consigam se dedicar mais ao conhecimento compartilhado na sala de aula.

Custos

Além da aproximação dos pais e responsáveis com o dia a dia dos filhos na escola, outros benefícios também são adquiridos com o boletim online, como a melhoria na organização e gestão de arquivos escolares e a redução dos custos.

Independentemente do porte da sua instituição de ensino, imagine que cada aluno produz, sozinho, incontáveis documentos ao longo de uma vida acadêmica: trabalhos escolares, fotos, comprovantes de endereço, notas fiscais de pagamento de mensalidade, comunicados, boletim escolar e muitos outros.

Organizar tudo isso pode ser uma missão árdua para a sua equipe de gestão, mas com a ajuda da tecnologia, isso fica mais fácil e prático. A utilização de um sistema ou banco de dados permite simplificar a organização, poupando esforços e recursos em tarefas manuais. A digitalização dos documentos ajuda até na economia de espaço físico!

Além disso, a escola deixa de gastar tanto com papéis, tinta para impressão e outros materiais. Esse dinheiro pode ser aplicado em outras áreas da escola, melhorando a infraestrutura e tornando o aprendizado cada vez mais eficaz.

Diante dos modelos de boletim escolar, faça uma escolha consciente e permita que a sua escola esteja em dia com as soluções tecnológicas. Leve em consideração que o ambiente virtual é um grande aliado da educação e só traz benefícios quando bem utilizado pelo gestor. Além disso, você está diante de uma geração que já nasceu conectada, portanto ter o domínio dos recursos online é essencial.

Já decidiu qual o melhor modelo de boletim para adotar na sua instituição? Quer ver mais dicas? Siga-nos no Facebook e no YouTube e não perca nenhuma novidade sobre gestão escolar!

Trackback do seu site.

ADICIONE SEU EMAIL
Junte-se ao grupo de pessoas que recebem nossos emails.

Share This