Confira 5 benefícios do controle de acesso nas escolas

Destaque acadêmico, aprovações em vestibulares, metodologia de eficiência reconhecida — esses são alguns dos fatores que a família leva em consideração ao escolher uma instituição de ensino para seus filhos. No entanto, a violência comum nas grandes cidades tornou um outro aspecto muito importante: a segurança. Por isso, o controle de acesso nas escolas também é fundamental para atrair e manter alunos.

Quer saber por que investir no controle de acesso em sua instituição de ensino? Então não perca este post! Vamos mostrar 5 vantagens que esse tipo de recurso garante à sua escola.

A importância do controle de acesso nas escolas

Mostraremos aqui como é importante a escola manter um sistema de controle de acesso. Ele contribui para a segurança, para facilitar procedimentos do dia a dia e oferecer dados importantes para os gestores. Confira!

1. Fluidez no trânsito

Nos horários de pico, o trânsito próximo à entrada de escolas geralmente fica congestionado. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata do momento em que os pais buscam seus filhos.

Na maioria das vezes, eles precisam estacionar o carro, ir até a portaria e esperar que a criança seja localizada e trazida. O problema é que, com tanta demanda, nem todos encontram um estacionamento fácil.

Essa situação causa muitos problemas: estacionamento em fila dupla, estresse nos motoristas e aumento da possibilidade de acidentes. Mas, se o sistema de gestão da escola possuir um módulo de portaria eficaz, eles podem ser minimizados.

Quer um exemplo? Hoje já existem sistemas que alertam quais são os responsáveis que estão se aproximando da escola por meio de GPS. Assim, os monitores já localizam a criança e ela está prontinha para ser levada assim que seus familiares chegam.

Essa funcionalidade reduz a necessidade de os responsáveis estacionarem o carro e torna essa ação mais rápida. Ela ajuda a controlar a entrada e saída, contribuindo para que o trânsito no entorno da escola flua melhor, evitando transtornos e acidentes.

2. Restrição à entrada de desconhecidos

Com o controle da portaria, apenas um grupo reduzido de pessoas pode ultrapassar a catraca ou determinados pontos de acesso da escola. Geralmente, essa entrada é permitida apenas a alunos, funcionários e professores.

Diferentes sistemas utilizam métodos distintos para esse reconhecimento. Os cartões de proximidade ou de código de barras são muito usados e têm eficiência comprovada. Não é necessário instalar catracas — a verificação pode ser feita por leitores comuns.

Esse procedimento evita que estranhos entrem em áreas da escola em que os alunos circulam, o que é essencial para a segurança do corpo discente. Visitantes só têm acesso a áreas de atendimento ao público como secretaria, diretoria ou tesouraria.

No caso de fornecedores e prestadores de serviços, o acesso só é permitido mediante o cadastramento em um banco de dados. Ele pode exigir um documento, foto obtida por meio de webcam, faixas de horário e datas específicas para delimitar seu acesso.

Assim, a escola evita que indivíduos mal-intencionados entrem em suas instalações de forma indevida, trazendo risco aos estudantes ou ao seu grupo de funcionários.

3. Redução na interrupção de aulas

Quem trabalha em escolas sabe que algumas situações desagradáveis podem acontecer. Infelizmente alguns responsáveis têm dificuldade para entender que o momento da aula não é o mais adequado para estabelecer contato com os professores.

E o que acontece em muitas escolas? Esse responsável entra nas instalações alegando que vai resolver algum assunto na secretaria ou coordenação e, quando o professor percebe, lá está ele na porta da sala de aula.

O controle de acesso soluciona esse problema. Mesmo que esse visitante receba um cartão que permite a circulação pelas áreas de atendimento, como a secretaria, ele não permitirá que ele chegue à sala de aula caso haja uma barreira delimitando esse espaço.

Assim, o professor consegue ministrar suas aulas sem interrupções, garantindo a concentração e a produtividade da turma.

4. Controle da frequência

Um bom sistema permite controlar a frequência dos estudantes às aulas, inclusive com a disponibilização desses dados por meio do portal do aluno. Dessa forma, os responsáveis têm acesso às informações e podem verificar inconsistências.

Esse tipo de controle também dificulta algumas pequenas fraudes que os alunos (especialmente os mais velhos) tentam praticar. As mais comuns são o ato de “matar aulas” ou fugir da escola antes do término do período de estudo.

Além de ser uma ação que traz efeitos negativos ao desenvolvimento acadêmico, essa evasão pode colocar a integridade física do aluno em risco. Enquanto os pais pensam que ele está seguro na escola, ele pode sofrer acidentes ou ser vítima de imprevistos.

Por isso o controle de acesso é tão importante. Ele dificulta esse tipo de evasão e promove a segurança das crianças durante o período de aulas.

Aliás, alguns sistemas vão além. Eles oferecem recursos que notificam os pais, por meio de aplicativo, sempre que esse aluno registra entrada ou saída. Portanto, ele inibe completamente iniciativas fraudulentas.

5. Coleta de dados

O controle de acesso significa praticidade para professores e gestores. Em primeiro lugar, ele elimina a necessidade de perder tempo com chamadas no início de cada aula.

Outro aspecto importante é que esse controle automatiza a coleta dos dados pelo sistema. A frequência do aluno já não precisa ser lançada individualmente nos diários e ainda fornece informações para relatórios usados por professores e gestores.

Esses relatórios facilitam a visualização de estatísticas, dados e metas. O histórico de frequência dos alunos pode ser usado para abordar os responsáveis e investigar o porquê das faltas do estudante, a razão dos atrasos ou das saídas antecipadas.

Dessa forma, os responsáveis sentem que a instituição se preocupa com seu filho individualmente. Esse acompanhamento atento cria uma parceria entre a escola e a família, essencial para o desenvolvimento do estudante.

Entendeu qual é a importância do controle de acesso nas escolas? Gostou do post? Quer receber outros conteúdos como esse e ficar por dentro de novidades que vão ajudá-lo na gestão de sua instituição de ensino?

Então não perca tempo! Cadastre seu e-mail e receba nossa newsletter com conteúdos e novidades referentes à área educacional. Inscreva-se agora mesmo!

Trackback do seu site.

ADICIONE SEU EMAIL
Junte-se ao grupo de pessoas que recebem nossos emails.

Share This