Conheça agora os 3 cursos mais procurados para o vestibular nas instituições privadas

Quem trabalha em uma instituição de ensino sabe como é importante que o aluno se prepare para o vestibular muito antes do último ano. A trajetória de um estudante no Ensino Médio é pautada, muitas vezes, pela sua escolha de curso superior.

Como é mais complicado elaborar aulas especiais para prepará-los para todas as opções disponíveis, é interessante dar uma olhada nos cursos mais procurados. É bem comum que o estudante se oriente por essas listas e selecione uma das opções que pareça ter “mais futuro”, não só nas universidades públicas, mas nas privadas também.

Por isso, é bom que os profissionais que trabalham em colégios usem essa relação para guiar o planejamento dos semestres. Pensando nisso, elaboramos uma lista com foco nos cursos mais procurados nas instituições particulares.

Antes disso, porém, nós explicaremos as diferenças entre maior procura e maior concorrência e elencaremos as distinções entre o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o ProUni (Programa Universidade para Todos). Confira!

Distinções entre procurados e concorridos

Muita gente se confunde na hora de divulgar listas com os cursos mais concorridos e os mais procurados, como se fossem a mesma coisa. No entanto, é bom estabelecer essa diferença para que não se tenha a ideia errada da real procura dos vestibulandos.

Os cursos com maior procura são os que têm o maior número de inscritos, sem relação com as vagas abertas. Os mais concorridos, por sua vez, são aqueles cujo número de inscrições superam em muitas vezes a quantidade de vagas ofertadas.

Para que você entenda melhor, veja este exemplo: em dois cursos diferentes com o mesmo número de candidatos, a escolha que tiver menos vagas será a mais concorrida.

Diferença entre vestibular tradicional, Sisu e ProUni

Antes de mostrar a relação dos cursos mais procurados em universidades públicas e particulares, vale relembrar a diferença entre as formas de ingresso à vida acadêmica.

Há algum tempo, o vestibular tradicional era uma das principais formas de entrar em uma universidade — tanto pública quanto particular. Nele, os estudantes passavam por uma prova da própria instituição e eram classificados de acordo com a nota final. Era mais complicado levantar os cursos mais procurados, já que cada uma fazia a sua relação.

Atualmente, muitas universidades trocaram o vestibular tradicional pelo Sisu. Este, por sua vez, utiliza a nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como critério de avaliação para ingresso nas universidades públicas. Uma vantagem desse novo tipo de seleção é a possibilidade de escolher o curso a partir dos pontos obtidos.

Para quem quer concorrer a bolsas de estudos (parciais ou integrais) em universidades privadas, a melhor maneira é o ProUni. Esse programa do Governo Federal beneficia estudantes de baixa renda de acordo com o resultado no Enem. Caso consiga a vaga, o aluno precisa comprovar que a renda familiar é de até 3 salários mínimos por pessoa.

Cursos com maior procura no Sisu e no ProUni

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), o Sisu registrou os seguintes cursos mais procurados para a seleção de 2018 de acordo com o número de inscrições:

  1. Medicina;
  2. Direito;
  3. Administração;
  4. Enfermagem;
  5. Pedagogia;
  6. Psicologia;
  7. Educação Física;
  8. Veterinária;
  9. Engenharia Civil;
  10. Ciências Contábeis.

No ranking dos cursos mais concorridos, Superior do Audiovisual estava em primeiro lugar. Já para o ProUni, de acordo com a divulgação do MEC em 2017, estas eram as opções mais selecionadas de acordo com o número de inscritos:

  1. Direito;
  2. Administração;
  3. Pedagogia;
  4. Enfermagem;
  5. Educação Física;
  6. Psicologia;
  7. Ciências Contábeis;
  8. Fisioterapia;
  9. Engenharia Civil.

Como não é possível listar os cursos de todos os vestibulares tradicionais, confira a relação da Fuvest 2018, que realiza o exame de seleção da USP (Universidade de São Paulo) — uma das mais prestigiadas do país:

  1. Medicina (São Paulo);
  2. Medicina (Bauru);
  3. Medicina (Ribeirão Preto);
  4. Audiovisual;
  5. Psicologia;
  6. Relações Internacionais;
  7. Psicologia (Ribeirão Preto);
  8. Medicina Veterinária;
  9. Jornalismo;
  10. Publicidade e Propaganda.

 

Os mais procurados nas instituições privadas

A seguir, mostraremos as características dos cursos mais escolhidos para as universidades particulares. Dividimos os tópicos entre os mais escolhidos para o ProUni e usamos a base da Fuvest para mostrar os escolhidos para vestibulares tradicionais.

Afinal, nem todos os cursos mais desejados das instituições privadas ofertam vagas para o programa federal. Conheça os 6 cursos:

Relação do ProUni (2017)

1. Direito

Um dos cursos mais tradicionais do país, o Direito ainda se mantém como favorito de muitos estudantes. O bacharel nesse curso pode optar pela carreira de advogado (que precisará da aprovação no exame da OAB) ou a jurídica, para a qual deverá prestar concurso público.

2. Administração

Os graduados da Administração podem escolher trabalhar com recursos humanos (admissões, demissões, planos de carreira), área de compras (cotação de preços, por exemplo), vendas (na negociação de preços e prazos de entrega), departamento financeiro (pagamentos, cobrança) e indústrias (como no controle de qualidade).

3. Psicologia

Esse curso está nas listas dos principais tanto do ProUni quanto da Fuvest. Além da Psicologia Clínica, o profissional dessa área pode trabalhar em diversos segmentos, como esporte, educação e área jurídica. Os graduados ainda podem atuar na orientação profissional e na psicomotricidade — o que prova o amplo leque de atuação do psicólogo.

Relação da Fuvest (2018)

1. Medicina

Sem dúvidas, esse é o curso mais procurado das universidades brasileiras. A Medicina exige 6 anos de bacharelado e 2 anos de residência médica. A dedicação é integral, tanto para ingressar em meio à concorrência quanto no próprio curso.

Os salários estão entre os melhores do mercado de trabalho e as oportunidades de atuação são amplas e variadas — o estudante pode escolher entre 53 especialidades disponíveis.

2. Produção Audiovisual

Na lista das mais procuradas em São Paulo, a Produção Audiovisual é uma graduação que vem crescendo bastante. Esse profissional atuará na área cultural e multimídia e as oportunidades de trabalho podem ser nas produções publicitárias, documentais e jornalísticas, além de posições em museus de imagem e cinematecas.

3. Publicidade e Propaganda

Uma graduação que sempre figura na lista das mais procuradas, o curso de Publicidade e Propaganda pode apresentar oportunidades nas agências tradicionais de publicidade, mas, com o advento da internet, também há chances de trabalho em agência online ou em outras especialidades relativas ao marketing.

Já deu para ter uma ideia dos caminhos que os estudantes seguirão? No colégio, é importante mostrar as opções que eles têm além do Sisu e assegurar uma estrutura capaz de prepará-los para o que vier.

Nem sempre a primeira escolha de graduação é a mais acertada, mas é possível trabalhar a maturidade psicológica dos alunos para que eles façam uma boa escolha, de acordo com as suas aptidões pessoais.

Conhece alguém que gostaria de saber mais sobre os cursos mais procurados? Compartilhe este post nas suas redes sociais!

Trackback do seu site.

ADICIONE SEU EMAIL
Junte-se ao grupo de pessoas que recebem nossos emails.

Share This