Corrigir gabaritos da maneira tradicional está com os dias contados!

O sistema de avaliação de uma escola está diretamente ligado à sua qualidade. Afinal, preparar os alunos para os desafios que enfrentarão exige a realização de simulados, provas e demais formas avaliativas. Além disso, os procedimentos estabelecidos pela instituição para corrigir gabaritos afetam diretamente o trabalho do professor. 

Então, como a escola deve lidar com o impasse da avaliação? Que método ela pode utilizar para estimular a aplicação dessas atividades e promover a qualidade de ensino sem sobrecarregar professores ou equipe técnica? Vamos, aqui, apresentar respostas a essas questões.

A importância da avaliação no contexto escolar

A avaliação é campo fértil de estudos entre pesquisadores da educação, de forma que seria ingênuo querer, aqui, esgotar o assunto. Nosso ponto é a dificuldade que muitas escolas têm de utilizar a avaliação em sua máxima potencialidade devido a dificuldades operacionais, como a correção de textos e gabaritos.

Inicialmente, precisamos destacar que a avaliação é um termômetro. Ela é um indicador das áreas em que o ensino ofertado atende às necessidades de alunos e familiares, com bons resultados, e em quais é preciso intervir para melhorar.

Quando alguns alunos demonstram dificuldade com um conteúdo, eles precisam de ajuda direcionada. Porém, quando toda a turma vê uma disciplina, ou tema, como obstáculo, é preciso formular estratégia de ação eficaz para o grupo.

Importante também é a função de a escola preparar os alunos para os desafios da vida. Embora a educação pressuponha mais que conteúdo, os estudantes terão que passar por processos seletivos e avaliativos como o Enem.

Isso é tão importante que muitos pais consideram a reputação da instituição de ensino em relação a esses processos como fator determinante para a matrícula de seus filhos. 

Leia também  Inovação e colaboração: o futuro da educação

Portanto, quando uma escola deixa de realizar avaliações, provas e simulados devido às dificuldades na correção de gabaritos, ela está “dando um tiro no pé”: perde a oportunidade de verificar a aprendizagem, diagnosticar falhas, corrigir erros, implantar melhorias educacionais e ganhar reputação diante do mercado.

As mudanças nos métodos de correção

A boa notícia é que algumas das objeções pontuadas anteriormente encontram soluções simples no mercado atual. A principal delas é a utilização de softwares para a correção de provas e gabaritos.

Com um sistema automatizado, além de liberar professores e equipe técnica da tarefa de corrigir provas, as notas são calculadas e registradas diretamente no sistema. Além dessa vantagem, os resultados ficam imediatamente disponíveis para alunos, pais, professores e gestores. 

As vantagens da utilização de softwares para corrigir gabaritos

Você deve estar pensando: essas informações são interessantes, mas quais são as vantagens desse sistema? Vamos a elas.

1. Otimização do tempo do professor

Especialmente em anos mais avançados, o professor tem muito material para corrigir. Nesses casos, a realização frequente de testes e simulados, o recomendado, pode exigir muito tempo do docente.

Qual é o problema disso? Se o tempo do docente for consumido por tarefas burocráticas, o profissional deixará de envidar esforços na elaboração de aulas dinâmicas, atrativas e eficientes para seus alunos. E isso prejudica a qualidade didática.

Ao utilizar softwares para a correção de gabaritos, o professor pode se dedicar a atividades mais produtivas como pesquisas, elaboração de material didático, listas de exercícios e aprimoramento profissional.

2. Redução de erros

A correção manual de gabaritos é bastante suscetível a erros. Isso não é surpresa, visto que um pequeno deslize no procedimento, como pular um item, pode gerar um resultado totalmente equivocado. 

Leia também  Como fazer sua escola ser referência em ensino?

Não é preciso dizer que um erro gera grande desgaste: os alunos reclamam de suas notas, o que exige a revisão e a alteração dos registros. Em suma: retrabalho, desperdício de tempo e prejuízos à credibilidade do processo.

Com uma ferramenta automatizada, isso não acontece. O equipamento faz a leitura e o processamento dos dados através da imagem de um scanner comum. O resultado é preciso e com margem de erro mínima.

3. Emissão de relatórios e estatísticas de resultados

Como já mencionamos, tão importantes quanto a avaliação são as medidas que a instituição de ensino realiza a partir dos resultados obtidos. Eles funcionam como correções de rota.

Assim, um sistema capaz de fornecer relatórios e levantamentos estatísticos que ajudem o gestor e a equipe pedagógica a analisar resultados individuais e por grupos pode dinamizar o processo de intervenção para incremento no desempenho dos alunos. Isso melhora, ainda, a imagem da instituição junto à comunidade na qual se insere.

4. Rapidez na correção e divulgação dos resultados

Como o foco não é apenas identificar falhas, mas, principalmente, preencher lacunas para melhorar o desempenho dos alunos e a qualidade dos serviços prestados, a agilidade é importante na correção de gabaritos.

Quando os resultados são obtidos e divulgados rapidamente, o professor pode retomar os temas em que os estudantes apresentaram mais dúvidas. Como a revisão do conteúdo será recente, as chances de aprendizagem e retenção dos conhecimentos são maiores. 

Além disso, caso haja falhas nas notas para a composição da média do bimestre, ou trimestre, a correção rápida não impede, ou atrasa, o fechamento do período pela secretaria. 

5. Acompanhamento na evolução dos alunos

Um processo de avaliação continuado e registrado no sistema permite o acompanhamento da evolução de alunos e turmas. Dessa forma, é possível monitorar e avaliar a eficácia das medidas implantadas para a obtenção de bons resultados. 

Leia também  Conheça os benefícios de um sistema de matrícula online

Portanto, a dificuldade para a correção de provas e gabaritos não é mais obstáculo para se criar um processo eficiente de avaliação contínua dos alunos. Com as facilidades de um software, tudo passa a ser simples e a ação pedagógica, potencializada.

Se você acha que é necessário possuir um sistema específico para isso, a boa notícia é que todas essas vantagens estão disponíveis em um software de gestão escolar integrado. Além das facilidades mencionadas, ele ainda apresenta funcionalidades para revolucionar a administração de setores como secretaria, financeiro, almoxarifado e biblioteca.

Entendeu como corrigir gabaritos deixou de ser um impasse? Viu como um software pode solucionar seus problemas? Já conhece alguma ferramenta para a correção de gabaritos? Compartilhe suas perguntas e experiências conosco em nossos comentários.

Trackback do seu site.

Deixe um comentário

ADICIONE SEU EMAIL
Junte-se ao grupo de pessoas que recebem nossos emails.

Share This