Entenda como a sintonia entre diretor e coordenador facilita o planejamento escolar

Você já viu o que acontece quando tenta localizar uma estação de rádio e não consegue sintonizar direito? Ruídos! Eles atrapalham muito, não é? Eles também aparecem quando a direção e a coordenação pedagógica não desenvolvem uma parceria.

Para haver uma cooperação que contribua para o planejamento escolar, a comunicação deve ser boa. Nossos problemas, tanto na vida pessoal quanto profissional, muitas vezes surgem de uma comunicação ruim entre as partes.

Em uma instituição de ensino, com tantas pessoas que constituem uma comunidade escolar, esses ruídos aparecem e interferem muito. No entanto, é possível minimizar quando focamos na parceria.

Neste post, nós comentaremos sobre a importância de criar uma boa relação entre direção e coordenação pedagógica para facilitar as ações do planejamento. Continue conosco e saiba mais!

Por que um planejamento escolar é importante?

Esse documento é importante porque, com ele, a escola pode direcionar seus objetivos de forma mais concreta. Toda a equipe escolar deve contribuir e estar por dentro das diretrizes do planejamento para caminhar na mesma direção e, assim, colocar em prática o verdadeiro sentido de comunidade.

Um planejamento escolar deve estabelecer objetivos e traçar caminhos para o ano letivo. Por meio dele será possível pensar de forma sistemática estratégias para a escola. Além disso, o planejamento destacará os pontos fracos a serem revistos e aqueles que deram certo no ano anterior, reformulando as falhas e mantendo ações com bons resultados.

Assim, a parceria entre direção e coordenação facilitará muito a montagem do planejamento e contribuirá para que ele efetivamente saia do papel.

Como atua um diretor de escola?

O diretor de uma escola é aquele que cuida da organização de toda a instituição de ensino — ou seja, ele administra a escola e é responsável por cuidar dos funcionários. O diretor está sempre de olho nas melhorias que podem ser feitas e nas maneiras de concretizar as metas e os objetivos traçados no planejamento.

Além disso, ele pode participar das reuniões da agenda escolar com professores e coordenadores. Quando for preciso, ele também atuará diretamente em situações específicas que podem envolver estudantes e docentes. Enfim, o diretor deve cuidar e estar por dentro de toda a área administrativa e pedagógica da escola.

Por isso, ele também precisa conhecer todos os processos da instituição de ensino. Esta só funcionará bem com um diretor que saiba como agir, cuidar da estrutura e acompanhar as resoluções dedicadas à melhoria da aprendizagem dos alunos.

Como age um coordenador pedagógico?

O coordenador é um profissional que está sempre em diálogo. Ele conversa com os professores, com os alunos e com a direção. Esse profissional tem capacidade para entender as mais diversas metodologias de ensino, de forma que pode auxiliar os docentes com os processos em sala de aula.

Além disso, é um profissional que busca dar apoio ao corpo docente. Seu trabalho vai muito além das questões do dia a dia, pois o coordenador pedagógico muitas vezes aconselha sobre o melhor caminho a seguir — sempre dando autonomia para os professores, é claro!

Qual é a dinâmica dessa parceria?

Um trabalho de parceria dinâmico nada mais é do que uma gestão que se complementa — ou seja, nesse cenário, um profissional apoia a outro para que, juntos, eles possam alcançar os objetivos.

É necessário que haja afinidade entre as partes, que elas se respeitem e saibam os limites de suas gestões. Além disso, é preciso que reconheçam o valor de cada posição e que se apoiem mutuamente.

Desenvolver uma parceria também não quer dizer concordar com todas as atitudes do profissional. É possível expressar opiniões, apontar para outras soluções e até mesmo realizar críticas quanto a um comportamento ou atitude tomada.

No entanto, tais apontamentos devem ser sempre com o intuito de direcionar para os objetivos da escola e para a aprendizagem dos alunos. Você já sabe que um planejamento escolar é importante e, mais ainda, que colocar em prática depende de ações pontuais que devem ser organizadas e trabalhadas de forma consistente, certo?

Bem, para dar conta desse processo, é indispensável uma atuação em parceria, com uma afinidade e respeito pelo espaço de cada um. Quando essa parceria realmente dá liga, tanto a criação do planejamento escolar quanto a execução acontecem por meio de uma sincronia entre todos os envolvidos no processo.

Confira as ações que podem ser realizadas em parceria:

Alinhamento das práticas

Quando a direção desenvolve afinidade com a coordenação pedagógica o desenvolvimento e o entrosamento de toda a equipe da escola flui com mais facilidade. Assim, é possível alinhar todas as atividades com os professores e funcionários. Como mencionamos, se há sintonia não há ruídos para atrapalhar.

Ações bem articuladas

Não basta apenas ter o planejamento no papel, é preciso traçar ações que realmente façam com que os objetivos sejam atingidos. Por essa razão, é importante que essa parceria articule as ações a serem realizadas. Afinal, alinhar significa ajustar e deve ser o norte para definir como todos devem agir a fim de alcançar os mesmos objetivos.

Organização adequada da escola

Organizar a escola é função do diretor escolar, como dissemos. No entanto, quando se atua em parceria com a coordenação pedagógica, esse processo acontece de forma que todos os envolvidos se esforçam para atingir os objetivos estabelecidos no planejamento por meio do cumprimento de suas tarefas.

Suporte necessário aos professores

O coordenador pedagógico ampara os professores de maneira que eles consigam atingir os objetivos em sala de aula, mas o diretor também pode dar apoio aos docentes. Quando há alinhamento nessa parceria, o processo acontece de forma muito positiva.

Como vimos, é essencial que haja uma afinidade entre a direção e a coordenação pedagógica a fim de contribuir para o desenvolvimento de um planejamento escolar dinâmico. Sem isso, é bem provável que o caminho seja trilhado com obstáculos. Fique atento às parcerias desenvolvidas na escola!00

Gostou de saber que o planejamento escolar se desenvolve melhor com a boa relação desses dois profissionais? Siga as nossas páginas nas redes sociais — Facebook e YouTube — e fique sempre por dentro de outros conteúdos como este!

Trackback do seu site.

ADICIONE SEU EMAIL
Junte-se ao grupo de pessoas que recebem nossos emails.

Share This