O papel do diretor escolar no sucesso da instituição

Diretor Escolar

Muitas pessoas enxergam o diretor escolar como sendo aquela figura distante que se encontra atrás de uma mesa, delega funções aos colaboradores de uma escola e castiga os alunos que não são obedientes ou estudiosos. Essa é uma visão distorcida desse profissional, que é fundamental para o funcionamento de uma instituição de ensino.

O diretor exerce um importante papel no cotidiano escolar. Entre suas funções, podemos destacar a rotina no setor administrativo e financeiro, o trabalho em prol do desenvolvimento pedagógico, a coordenação do corpo docente e até a integração família–escola.

O diretor tem a função de um líder, podendo influenciar a todos de maneira positiva ou negativa. Sendo sua figura de extrema importância para o dia a dia de uma instituição escolar, ele deve desenvolver constantemente suas habilidades com o objetivo de favorecer a qualidade da educação oferecida pela escola, assim como o estímulo às equipes que nela trabalham e a integração entre todos, inclusive pais e responsáveis.

Neste artigo vamos mostrar a importância do papel do diretor escolar no sucesso da instituição. Acompanhe!

Administração

O bom funcionamento de uma escola depende de uma série de fatores. Entre eles, temos a estrutura física. Ela é composta por carteiras, computadores, bibliotecas, salas de aula, cantinas e até o pátio onde as crianças e adolescentes podem conviver nos intervalos. Só que nós sabemos que isso não é o essencial. Alunos, professores e demais colaboradores são o que há de maior valor dentro de uma escola.

A administração escolar não se resume a lidar apenas com suprimentos, folhas salariais ou a reposição de livros. Ela lida com pessoas! A partir daí, notamos como a gestão escolar é desafiadora. Por isso que o papel do diretor escolar como líder da instituição é fundamental. Além de resolver problemas de manutenção, organizar arquivos ou administrar os horários da escola, ele lida diretamente com os educadores e os alunos.

O trabalho de um diretor escolar envolve, principalmente, administração e pedagogia. São duas áreas diferentes, nós concordamos, mas quando elas conseguem estar alinhadas, trabalhando harmonicamente, apresentam excelentes resultados. Mas não existe uma fórmula mágica para gerir a instituição escolar. Como é um trabalho que demanda de um esforço diário e contínuo, listamos abaixo as ações que o diretor escolar deve adotar na área administrativa.

Encabeça o planejamento da instituição

Imagine que o trem, durante uma viagem, necessite de reparos para continuar a jornada. Complicado, não é verdade? O mesmo acontece com a escola. Iniciar o ano escolar sem um planejamento adequado pode acarretar em um completo desastre. A instituição de ensino precisa de um bom planejamento, com objetivos, metas e estratégias bem definidas. A curto, médio e longo prazo.

O planejamento vale tanto para o setor pedagógico quanto o orçamental e o de recursos humanos. Ao longo do caminho, alguns imprevistos acontecerão — e isso é absolutamente comum. Mesmo assim, o mais importante é que você esteja preparado para eles. Mantendo-se fiel àquilo que havia sido definido no planejamento. Mesmo diante de dificuldades, você jamais deverá perder o foco.

Adota tecnologias que fomentam o conhecimento

A maioria das instituições, por mais que tenham ou não foco no ensino, faz uso da tecnologia para otimizar seus resultados no mercado em que atua. Quem ainda não usa a tecnologia ao seu favor, está perdendo tempo e participação em seu segmento. No caso específico da escola, uma gestão escolar informatizada consegue fazer uma baita diferença na qualidade de todos os serviços educacionais oferecidos.

Os softwares de computadores podem ser utilizados para registrar o desempenho acadêmico dos alunos, emitir certificados, fazer o controle de faltas, gerar e enviar boletos com as mensalidades, organizar melhor os horários e muito mais. Resumindo, esses programas facilitam a organização da escola e dos próprios alunos. Os softwares também podem fomentar o conhecimento, apresentando disciplinas complexas sob uma outra ótica.

Faz o controle dos gastos

Cabe ao diretor escolar ficar sempre de olho nos gastos. Para isso, pode-se contar com a ajuda de um sistema ou mesmo uma planilha que deve ser atualizada frequentemente. O porém é que a planilha tem limites e você pode encontrar mais funcionalidades em um software de gestão escolar.

É importante saber para onde está indo o dinheiro que entra no caixa da escola, pois isso permite uma visão geral sobre a situação financeira da instituição. A grande vantagem do controle dos gastos é conseguir enxergar o todo e definir os cortes necessários.

Estabelece uma gestão participativa e democrática

O papel do diretor escolar não se resume a ser um líder do tipo autoritário, que age sozinho. Ele estabelece e promove uma gestão participativa e democrática. Toda a comunidade escolar deve ser convocada: alunos, professores, funcionários, pais, responsáveis e familiares.

Como essas pessoas têm realidades e necessidades diferentes umas das outras, cada esfera terá uma visão diferente acerca do processo educacional e os problemas da instituição de ensino. Dessa forma, é possível que todos contribuam e apontem soluções.

Preserva o patrimônio escolar

O patrimônio escolar, que é de todos, precisa ser bem cuidado. Como diretor escolar, esteja sempre presente no dia a dia da instituição, zelando pelo bom funcionamento. Se há uma carteira quebrada, um quadro descolando ou mesmo uma parede precisando de reparos, movimente-se para agir o quanto antes. Quando o ambiente oferecido é o melhor para todos, ninguém se sente desestimulado a continuar seguindo seu papel. Da mesma forma, reparos que são feitos rapidamente visam evitar maiores gastos no futuro.

Trabalha com foco em cada um dos alunos

Por mais que você necessite saber lidar com a burocracia e ter o conhecimento acerca das leis, o seu foco, como diretor escolar, deve ser sempre o aluno. O mais importante, no ambiente do ensino, é a aprendizagem dos estudantes. Esteja sempre próximo a eles! Atualize constantemente o seu conhecimento e aprenda, cada dia mais, sobre educação e ensino.

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Pedagógico

Na área pedagógica, o papel do diretor escolar está diretamente ligado à melhora do desempenho da instituição de ensino. Para que isso seja possível, é necessário fazer um sólido planejamento de todas as atividades que serão desenvolvidas no decorrer de cada ano letivo. Uma excelente maneira de iniciar esse processo de gestão se dá por meio da análise do desempenho alcançado no ano anterior.

Alguns fatores são essenciais para o planejamento desejado. Entre eles, podemos destacar os indicadores de aprendizagem, que mostram como está o desempenho de alunos e professores. Podemos citar também as condições que são oferecidas pela escola aos alunos e corpo docente, o trabalho desenvolvido pelo conselho de classe e pela equipe gestora, assim como o índice de satisfação da comunidade escolar.

Esses indicadores permitem que o diretor escolar consiga obter um balanço preciso sobre quais atividades foram, efetivamente, aproveitadas nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos. Diante dos resultados, a equipe gestora pode definir quais delas continuarão no próximo ano letivo. Bem como, quais serão modificadas para que os alunos possam aproveitar ao máximo os ensinamentos.

A seguir, 7 ações que fazem parte do papel do diretor escolar na área pedagógica:

Institui indicadores de aprendizagem

Diretor e coordenador pedagógico devem trabalhar juntos, fazendo um levantamento de todos os dados de aprendizagem e comparando-os às metas estabelecidas para cada um. Esses dados devem englobar: índices de evasão escolar, aprovação, reprovação, distorção da idade-série e outros mais.

Até mesmo as avaliações precisam ser avaliadas. Soa redundante, certo? Mas por meio delas é possível saber quais são as matérias que os alunos sentem mais dificuldades. Isso ajuda a identificar problemas e sugerir mecanismos que possam ajudá-los a superar suas limitações.

Dá as condições para que a instituição funcione bem

Para que a instituição funcione bem, o diretor escolar precisa garantir que todas as condições necessárias sejam oferecidas. Entre elas, estão alguns fatores como a relação entre o número previsto de dias efetivos de aula, necessidade de substituição de professores titulares por outros, aulas perdidas por falta de professores, quantas e quais turmas foram prejudicadas por mudanças de última hora, condições das salas de aula e outras mais.

Estabelece estratégias didáticas

As estratégias de trabalho que os professores desenvolvem em sala de aula, no decorrer dos bimestres, precisam ser avaliadas para que haja o cálculo do desempenho escolar de todos os alunos. Os resultados dessas avaliações apontam para o aproveitamento/aprendizado dos estudantes. Diante de números positivos, as estratégias podem ser mantidas; porém se os números forem desanimadores, é melhor estudar juntamente aos professores novas didáticas e dinâmicas de trabalho.

Passa por constantes avaliações

O papel do diretor escolar não se resume somente a avaliar. Ele também precisa ser avaliado. Todos que fazem parte da equipe gestora, em algum momento, necessitam ter suas ações avaliadas. Isso inclui desde a relação com a comunidade interna e externa até o método de gestão adotado. Todos precisam colaborar com suas opiniões para que haja consenso em torno das ações que são tomadas.

Estimula a participação de pais e responsáveis

O processo avaliativo precisa ter o envolvimento de todos os segmentos que fazem parte da comunidade escolar, inclusive pais e responsáveis. Por esse motivo, pais e escola devem andar sempre de mãos dadas. Os pais precisam participar do processo de ensino–aprendizagem dos filhos. Já por parte dos docentes, é importante que eles conheçam os responsáveis pelos estudantes e os mostre quais são os trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

Essa relação é importante para que haja o compartilhamento das situações vistas em sala. Assim como para definir, com a participação da família, os ajustes que visem melhorar o convívio entre a comunidade e a escola. A comunidade ajuda nesse processo de contribuição dentro do lar, orientando o comportamento dos alunos e dando o suporte para que eles consigam estudar em casa.

Promove os conselhos de classe

Em alguns momentos, é importante convidar representantes dos pais e responsáveis para participarem do conselho de classe. Essa é uma forma de ouvi-los a respeito de suas impressões sobre questões pedagógicas e comportamentais. O conselho de classe se concentra nas dificuldades individuais dos alunos. Tentando identificar as causas que estão por trás do baixo desempenho e arranjar uma forma eficaz de solucionar os problemas.

Cabe, também, ao conselho de classe refletir sobre a progressão individual dos alunos que conseguiram se destacar no ano letivo. Analisando como foi a participação deles em sala de aula, como foi a realização dos trabalhos coletivos e individuais, a frequência deles e, claro, o comportamento adotado. Esses dados permitem que o conselho de classe veja, facilmente, a progressão de cada aluno e se as práticas pedagógicas estão surtindo efeitos positivos.

Cria e acompanha planos de ação

Diante de dificuldades e necessidades, o papel do diretor escolar precisa ser o de agir. É nesse momento em que os projetos educacionais que visam atender as dificuldades dos alunos são criados.

Se houver a necessidade de uma reestruturação pedagógica ou aprimoramento das estratégias adotadas pela escola, o diretor deve estar preparado para colocar tudo em prática. Os planos de ação conseguem determinar caminhos e apontar os rumos que precisam ser seguidos para que os processos de ensino–aprendizagem sejam sempre mantidos no eixo.

Integração escola–família

Quando o ano letivo começa, o diretor escolar tem pela frente uma agenda recheada de atividades administrativas e pedagógicas. São tantos compromissos que, às vezes, fica difícil dar atenção até mesmo para algumas partes essenciais do processo de ensino–aprendizagem. Uma delas é a integração escola–família. Sim, mesmo com a correria, é necessário reservar um espaço para o acolhimento da comunidade.

Todos sabem que a porta da sala do diretor está sempre aberta para receber alunos, colaboradores, professores e familiares. O fato é que a figura de diretor escolar nem sempre é bem-vista por todos. O que pode acabar causando um certo afastamento entre eles e você.

Na primeira semana de aula, que é quando as famílias mais sentem a necessidade de conversar sobre suas expectativas, a escola e as dificuldades dos alunos, é quando o diretor deve estimular mais o contato. Nesse momento surge a importante oportunidade para que se estabeleça uma parceria.

Dentro desse contexto, o diretor precisa planejar, sempre em conjunto com sua equipe, as formas de recepção da comunidade. Faz parte de sua rotina instruir todos os colaboradores sobre como eles devem receber a comunidade escolar. Assim como ajudar a pensar nos espaços da escola. A presença do diretor na escola ajuda a transmitir segurança e confiança a todos, dos pais aos alunos, passando pela equipe que faz parte da escola.

É pensando em maneiras de como contribuir que você consegue dinamizar a relação entre a escola e a família. O diretor escolar precisa, acima de tudo, acolher as pessoas, esclarecer as propostas pedagógicas, deixar claro qual é o papel da escola e reservar momentos também para os assuntos menos burocráticos. A parceria entre a escola e a família só fomenta o conhecimento e estimula o principal: a educação das crianças.

Veja abaixo as ações que o diretor escolar toma em relação ao processo de integração escola–família:

Abre espaço para o diálogo

O diretor escolar precisa abrir os portões da escola para o diálogo entre todos. Assim como dissemos, seu papel não se resume a ser como um ditador de regras. Todos precisam contribuir com o processo de ensino–aprendizagem: professores, demais funcionários, pais, responsáveis, família, comunidade e os próprios alunos.

Sempre que possível, o diretor deve fomentar a discussão de todas as esferas que compõem a comunidade escolar em torno dos desafios que a instituição enfrenta.

Valoriza e mostra a rotina da escola para os pais

A rotina escolar deve ser valorizada e apresentada para os pais dos estudantes. Isso reforça o relacionamento com base na confiança existente entre as partes. Todos os pais desejam que seus filhos estejam seguros dentro da escola, aprendendo as matérias e socializando.

Ao mostrar como se dá a rotina da instituição para esses pais, o sentimento de segurança tanto em relação aos filhos quanto ao investimento que é feito mensalmente para mantê-los lá é reforçado.

Apresenta as linguagens utilizadas na instituição

Para promover a integração escola–família, o diretor escolar deve apresentar aos pais todas as linguagens que são utilizadas na instituição. Se o ensino da matemática se dá por meio de métodos tradicionais e de alternativos, como jogos de videogame, é importante que os pais saibam como esse processo de aprendizagem se dá. É apresentando as linguagens utilizadas na escola que os pais vão entender a importância de cada uma das ações adotadas.

Mostra quais são os materiais pedagógicos utilizados

O mesmo deve acontecer com os materiais pedagógicos. Tudo deve ser dividido com os pais e responsáveis, sempre com a finalidade de colocá-los próximos aos processos de ensino–aprendizagem que são utilizados pela escola. Isso deve ocorrer tanto nas reuniões de conselho de classe quanto nas próprias de pais e mestres. Além de apresentá-los, é fundamental mostrar a importância deles na educação de seus filhos.

Busca uma sintonia entre a escola e a família

O objetivo aqui é buscar uma sintonia entre a escola e família, Afinal, uma precisa do apoio da outra para que os alunos consigam aprender. As duas esferas, juntas, conseguem dar o suporte necessário para que os estudantes obtenham o máximo de desempenho nos estudos. Para isso, o diretor escolar deve promover encontros, reuniões e momentos onde a escola consiga interagir com os pais e responsáveis dos alunos.

Incentiva a participação da família no dia a dia da escola

O dia a dia da escola também pode contar com a participação das famílias dos estudantes. Muitos pais têm profissões que os alunos desejam seguir carreira e podem, em uma feira ou evento, participar e apresentar seu ponto de vista em relação ao trabalho que desenvolve.

Outros pais podem colaborar com voluntariado e até fazer parte de conselhos de classe e de pais. O importante é que as portas da instituição nunca estejam fechadas para eles.

Apresenta os profissionais e o que cada um faz

A integração família–escola também ocorre quando todos os profissionais que nela atuam são apresentados aos pais. Eles devem conhecer essas pessoas que, diariamente, convivem com seus filhos — desde a equipe da limpeza aos professores, passando pelos supervisores, inspetores, pessoal do administrativo e bibliotecários.

A escola, por si só, já é uma grande família. No relacionamento com os pais dos alunos, é fundamental que todos se apresentem para que haja uma grande sinergia entre as partes.

Deixa claro os valores da instituição

Os valores da instituição de ensino não ficam somente no estatuto ou site da escola. Muito menos em quadros pendurados nos corredores! O papel do diretor escolar é levar esses valores para o dia a dia dos estudantes e membros da equipe de ensino, fazendo com que todos entendam e coloquem em prática. Da mesma forma, pais e responsáveis devem ser informados desses valores e convidados a colocá-los em prática.

Diante de tudo que abordamos até aqui, podemos afirmar que o papel do diretor escolar é bastante complexo, pois na gestão de bens e de recursos humanos disponíveis na instituição de ensino, cabe a ele traçar estratégias para que os objetivos e consequentes metas sejam alcançados. Isso precisa estar aliado ao seu espírito de liderança para que você possa, enfim, gerir os mais diversos recursos.

Quando o diretor escolar se encontra alinhado com os princípios legais e morais da gestão democrática, ele passa a ser um líder ao invés de um chefe que apenas impõe condições. A educação exige, de nossa parte, reflexão. Diante dela, não cabe ao diretor escolar uma posição de comodismo, pois isso ocasionará uma desatualização profissional e consequente fracasso. O caminho entre a derrota e o sucesso é longo, porém o contrário acaba sendo curto.

Vamos falar mais o relacionamento entre escola, pais e alunos? Separamos um rico material que aborda as ações que levam você, diretor, a ser bem-sucedido nessa relação. Saiba tudo o que a escola precisa ter para conseguir agradar tanto os alunos quanto os seus responsáveis, sendo destaque nesse quesito.

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