Recursos Escolaweb: corretor de provas

Domingo é dia de almoço com a família ou fazer um passeio para descansar, mas é bastante possível que um professor esteja atrás de uma “pilha” de provas fazendo correções. É comum situações parecidas em que o docente perde os dias de folga trabalhando. Por falar nisso, você já conhece o corretor de provas Escolaweb?

É um recurso do Sistema de Gestão Escolar que facilita muito a vida dos professores e da escola. Ah, vale lembrar também que os professores não têm só provas para corrigir. Existem trabalhos, atividades, preenchimento de diários, planejamento de aulas, atualizações, estudos para dar prosseguimento em sua carreira…

Diante disso, um corretor de provas contribui para facilitar um dia a dia repleto de tarefas. Continue lendo e saiba mais sobre esse recurso do software.

Como funciona o corretor de provas Escolaweb?

O funcionamento,além de simples, é muito eficiente! Primeiramente, o gabarito é cadastrado no software. Por meio da leitura de um scanner comum as imagens são obtidas, importadas e corrigidas. Após essa sequência, as notas são registradas automaticamente.

Além disso, acontece a disponibilização, no mesmo momento, para todos os canais do sistema de gestão escolar, informando com rapidez pais, alunos e professores dos resultados obtidos. É um recurso muito ágil e com poucos minutos um trabalho que demoraria bem mais tempo é realizado.

Economia na utilização

Por usar um scanner simples, o corretor de provas da Escolaweb proporciona economia, melhorando a gestão financeira também. Os custos são reduzidos, trazendo grandes vantagens para a direção que opta por um software. O processo é completo, pois além de corrigir e distribuir as notas também imprime o gabarito em papel comum antes da prova.

A tela do recurso é simples, sendo fácil de encontrar suas funcionalidades. O gerenciador de provas indica as turmas e possibilita verificar imagens dos gabaritos que foram salvos tanto no computador quanto no scanner e, também, traz uma visão geral dos que foram selecionados para correção.

As respostas dos alunos são preenchidas por cores com legendas de erros, acertos, questões anuladas e não utilizadas, facilitando a visualização da correção. Do início à conclusão, o recurso é descomplicado. Basta acessar o menu do sistema e acionar o corretor.

Quais as vantagens do recurso?

Quando falamos em vantagens, estamos nos referindo a qualidade no processo de gestão educacional. Sabemos que dentro de uma escola os departamentos precisam andar juntos, embora existam setores específicos para cuidar de cada área. O corretor de provas Escolaweb traz amplos benefícios para todos, confira!

Otimização do tempo para professores

Uma avaliação exige algumas etapas, indo desde a elaboração das questões pelo docente, passando pela aplicação em sala de aula até a correção. Há algumas funções que dependem exclusivamente dos professores, mas, outras, um software de gestão pode se transformar em um valioso assistente.

Os professores, sem dúvida, vão aprovar esse recurso, pois otimiza o tempo. O assistente agiliza muito o processo de provas que são realizadas por meio de gabaritos. Se antes era preciso aplicar os simulados em sala e corrigir de forma manual, atualmente, com um corretor passa a ser automática a correção.

Essa é uma vantagem, pois além de facilitar, alivia parte das funções docentes (redução de 90% em relação a correção manual). O tempo “economizado” dos professores pode ser investido em estratégias de personalização de ensino, por exemplo.

Análise do desempenho

O corretor também oferece gráficos e estatísticas. A escola poderá fazer um acompanhamento dos resultados. Dessa maneira, a supervisão poderá também traçar estratégias para que o rendimento dos alunos melhore, aumentando a taxa de aprovação em processos seletivos, vestibulares e ENEM.

Ensino mais focado para alunos

Com a análise de desempenho, os docentes poderão diagnosticar as dificuldades dos alunos, possibilitando uma atuação mais focada nas competências e dificuldades dentro da sala de aula. Percebemos que não são apenas os professores que ganham com o corretor de provas, os alunos também, não é?

Quando os docentes podem prestar mais atenção aos estudantes, as aulas se tornam mais agradáveis e criativas, facilitando a aprendizagem da turma. Os professores também podem verificar se as questões foram bem trabalhadas, fazendo adequações futuras caso percebam necessidade.

Satisfação para os pais

Como vimos, o fluxo de informações é muito mais ágil em relação às notas, pois o sistema, o portal e o aplicativo recebem os resultados. A satisfação dos pais ao ter acesso às informações também deve ser levada em conta. Afinal, não é preciso esperar uma reunião para saber sobre o desempenho dos filhos.

Resultados mais precisos

Erros podem acontecer com a agenda completa e o pouco tempo dos professores para todas as tarefas a realizar. A tecnologia pode ajudar trazendo resultados precisos. Se tudo for feito de forma adequada, estima-se que a taxa seja de 99% de acerto na correção. Dessa maneira, também contribui para diminuir o fluxo de alteração por erros nos boletins na secretaria.

Segurança dos dados

Não podemos deixar de ressaltar que o nível de segurança com relação aos dados é bem maior, pois os alunos são identificados pelo sistema. Processo que evita transtornos, deixando as avaliações um procedimento transparente. O corretor de provas, sem dúvida, traz uma série de benefícios para a escola.

Por que inserir um software nas rotinas escolares?

Seja qual for o tamanho de uma escola, a gestão sempre precisa se preocupar com as melhorias nas rotinas. Uma das formas de se fazer isso atualmente é investir em recursos tecnológicos que estão a cada dia que passa mais integrados à educação, tanto dentro quanto fora da sala de aula.

Uma escola que inova tem um grande futuro pela frente, principalmente se implantar de forma pioneira as novidades para o setor. É imprescindível se adequar às mudanças que estão ocorrendo, pois elas são pensadas para melhorar o tempo das atividades e as demandas de uma rotina escolar. O Escolaweb é parceiro nessa jornada.

Como é a experiência?

É sempre bom saber de resultados práticos, certo? Você pode conferir um case de sucesso de todo o Sistema de Gestão Escolaweb no site. Temos também informações de clientes sobre o uso do corretor de provas na escola, com indicação de melhorias em relação ao antes e depois. Vale a pena experimentar!

O que será que o professor Paulo, que no domingo corrige provas, acharia se nos próximos simulados, a sua instituição já tivesse o corretor de provas Escolaweb? Certamente, ficaria muito satisfeito. O sistema tem recursos tão necessários para uma escola quanto o corretor, além de outros benefícios.

Entre em contato com a Escolaweb, peça informações sobre o sistema e implante em sua escola. Inove sua gestão, seja referência! Esperamos sua mensagem.

Diretor, facilite a gestão da sua instituição de ensino com o Escolaweb
Tudo em um só lugar: gerenciador financeiro, secretaria escolar, portal do aluno e muito mais. Agende uma demonstração gratuita do software!

Trackback do seu site.

ADICIONE SEU EMAIL
Junte-se ao grupo de pessoas que recebem nossos emails.

Share This