Renovação de matrícula: conheça as melhores práticas de retenção de alunos!

Uma preocupação natural de todas as escolas é a renovação de matrícula. Como garantir a retenção de alunos diante de um mercado extremamente competitivo?

Hoje, os pais estão mais seletivos e exigentes com a educação dos filhos. Eles analisam todas as vantagens antes de tomar uma decisão definitiva, como a infraestrutura, os métodos de ensino, a qualidade dos profissionais, os cursos e disciplinas oferecidos, além da localização. Portanto, ele quer enxergar o que a sua escola tem de especial.

A boa notícia é que é possível se destacar da concorrência por meio de uma gestão focada em resultados. Quer saber como fazer isso e se tornar referência no mercado? Então, confira, a seguir, as melhores práticas para retenção de alunos:

Facilite a renovação de matrícula

Um grande erro das instituições é tornar o processo de renovação de matrícula demorado e excessivamente burocrático, causando diversos aborrecimentos em quem deseja adquirir o seu serviço. Ninguém quer ter que se deslocar o tempo todo, ou ficar esperando um tempão para ser atendido, não é mesmo?

Por isso, um processo simplificado de renovação otimiza o tempo de atendimento e beneficia tanto o público-alvo quanto a própria escola. Uma dica é adotar a matrícula digital. Assim, os pais ou até mesmo os alunos podem fazer a matrícula com ajuda da internet, sem nem precisar sair de casa!

Isso vai garantir mais agilidade no processo de rematrícula e o reconhecimento de que a sua escola se preocupa em oferecer qualidade no atendimento. Afinal, não são todas as instituições que investem em soluções práticas e inovadoras para oferecer mais conforto ao consumidor.

Aposte no seu diferencial para se destacar da concorrência

Deve haver algum motivo especial para que o aluno se matricule na sua instituição de ensino, certo? Esse é o seu diferencial. Se você acha que não possui nenhum atrativo além do convencional, arregace as mangas e comece a trabalhar nisso agora mesmo!

Muitas escolas passaram a oferecer uma carga horária maior, por exemplo, e outras ainda adotaram o sistema de ensino em tempo integral. Isso não quer dizer que você deve fazer o mesmo, mas é importante estudar as expectativas de pais e alunos para saber o que eles pensam a respeito.

Se você perceber que a grande maioria dos estudantes gostaria de participar de um curso extra do qual você não dispõe, a implantação do serviço pode garantir a retenção desses alunos por muito mais tempo.

Se for necessário, faça uma pesquisa de opinião com perguntas bem objetivas para conhecer as reais necessidades do seu público. Assim, você vai mirar bem no centro do alvo e alcançar bons resultados.

Aja com transparência para construir uma boa reputação

A reputação de qualquer instituição é construída ao longo do tempo, então é fundamental que você trabalhe constantemente na imagem do seu negócio. Para isso, nada melhor que agir com total transparência, tomando algumas medidas como divulgar o projeto político pedagógico, o regimento escolar e o calendário letivo no site da instituição.

Faça o mesmo com notas sobre eventos e outros comunicados da escola, e aproveite a oportunidade para publicar, também, os direitos e deveres do aluno, pois isso ajuda muito a alinhar as expectativas do seu público.

Hoje, as pessoas estão mais conscientizadas e valorizam os direitos da lei de acesso à informação. Oferecê-las antes mesmo que alguém procure por elas é antecipar os desejos do público, e uma forma de provar excelência.

Invista em relacionamento para garantir a renovação de matrícula

Não existe nenhuma estratégia de marketing que ignore a importância de manter um relacionamento duradouro com o consumidor. Com as instituições de ensino não é diferente: é preciso se aproximar do seu público e estreitar as relações com ele. 

É fato que fazer isso sem ajuda da tecnologia se torna inviável. Por isso, adquira um software capaz de oferecer uma visão gerencial do rendimento dos alunos, bem como manter contato com eles via e-mail ou SMS.

Você pode, inclusive, sugerir que o corpo docente reserve parte do planejamento para selecionar vídeos do YouTube e outros conteúdos interativos, de acordo com os temas estudados. Esse material pode ser enviado no e-mail cadastrado dos estudantes.

Dessa forma, eles vão aprender muito mais de casa, com a ajuda de um computador, tablet ou celular. Isso propicia um salto na qualidade do aprendizado, pois o tempo de aula geralmente é curto para tantas informações e, além disso, conteúdos complementares servem como reforço.

Estimule a participação dos pais na rotina da escola

O processo educacional não será pleno se não envolver a participação dos pais. Normalmente, eles só frequentam a escola quando são chamados para uma reunião e, ainda assim, esse momento tende a ser encarado como uma obrigação, totalmente desprovido de prazer ou satisfação.

Para aumentar o vínculo com os responsáveis, é importante criar estratégias diferentes do convencional. Incentive a participação deles no conselho escolar, em palestras, feiras culturais, semana esportiva ou qualquer tipo de evento.

Nas reuniões de rotina da escola, priorize o melhor horário para os pais, de preferência fora do horário comercial. É importante que a escola seja percebida como um ambiente agradável e acolhedor, uma parceira no processo de ensino e aprendizagem.

Automatize os processos na gestão escolar

Sim, a tecnologia é uma ótima aliada na retenção de alunos. Quando a correção dos gabaritos é realizada de forma manual, por exemplo, existe uma demora enorme para a escola conseguir apresentar os resultados. Isso não acontece com sistemas digitais.

Quer realizar processos diversos com eficiência e praticidade? Invista em soluções inovadoras de automação. Um software de gestão integrado permite que você ofereça um serviço de excelência para o seu público e ainda ajuda a gerenciar processos da secretaria como finanças, cadastro de alunos, turmas e professores.

Percebeu como é possível criar uma série de condições para garantir a renovação de matrícula? Invista no diferencial da sua escola e faça com que o seu público perceba as vantagens de continuar com você!

Quer conferir outros artigos com dicas inteligentes para o seu negócio? Então, fique ligado nas demais postagens aqui do blog.

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