Será que chegou a hora de trocar de sistema de gestão escolar? Descubra!

Já reparou que, quando alguma coisa não funciona bem em uma instituição de ensino, sempre gera um mal-estar? Quando se trata do sistema de gestão escolar, isso pode afetar diretamente a direção, funcionários, professores, pais e alunos. Além disso, vários transtornos podem ocorrer se o sistema não operar de acordo com o esperado, gerando atrasos e insatisfação.

Um sistema de gestão eficiente é capaz de oferecer recursos para que o dia a dia escolar fique muito mais tranquilo, garantindo que todas as tarefas sejam executadas de maneira que facilite a vida da comunidade. Mas, para isso, é preciso saber a hora de mudar e escolher aquele que mais atenda às necessidades da instituição.

Descubra, neste post, se chegou a hora de trocar o sistema de gestão escolar. Mostraremos situações pelas quais a instituição pode passar se a troca de um sistema que apresenta problemas não for realizada.

Quais problemas um sistema ineficiente pode causar?

Formar filas na secretaria

Não é novidade para quem trabalha em instituições de ensino que, em períodos de matrícula, as filas tomam conta da secretaria, ocupando o tempo dos funcionários e trazendo alguns transtornos para o dia a dia. Pois bem, se o seu sistema não oferece recurso adequado ou dificulta a matrícula, é hora de trocar.

Aumentar as reclamações de pais e alunos

É preciso ter certas habilidades para lidar com reclamações de pais e alunos. Às vezes, acontecem situações em que a direção e a coordenação precisam trabalhar em conjunto para solucionar os problemas. Os pais podem ficar ansiosos em não ter acesso a determinadas informações e, com isso, abrir reclamações.

Por essa razão, ter um sistema que proporciona acesso às informações acadêmicas e que não falhe nessa hora é essencial. Se o atual já não oferece essa possibilidade, é para pensar em trocar também. Afinal, atender às necessidades de pais e alunos faz parte do trabalho de uma instituição. Não é possível deixar que a insatisfação tome conta.

Ficar no “sufoco” com o suporte

Tudo que é tecnológico é passível de pane, problemas e defeitos, ou, até mesmo, alguma dificuldade em termos de habilidade para lidar com o sistema. Resumindo: você fica sem apoio em momentos de sufoco? Nessa hora, é mais que necessário ter um suporte adequado, completo e humano. Afinal, uma instituição precisa de velocidade na resolução dos problemas.

Faltar os recursos necessários

Pode ser que você tenha um sistema que, tecnicamente, esteja funcionando bem, mas não ofereça os recursos necessários que a sua instituição necessita. Os sistemas mais completos capacitam sua escola de forma global, atingindo todos os pontos necessários, da portaria ao almoxarifado, passando pela secretaria, financeiro, entre vários setores.

Falhar em dar aquela “força” aos professores

Nós sabemos que as demandas dos professores são altas. Além das habilidades em sala de aula, todo professor precisa também ter um certo traquejo para dar conta das obrigações da função, como a correção de gabaritos e provas, por exemplo. Um bom sistema pode contribuir com os professores também. Eles agradecem, certamente!

Ocorrer dificuldade de relacionamento

Pode parecer estranho, mas, às vezes, um sistema que não atende mais a escola pode trazer dificuldade de relacionamento na comunidade. Isso porque as demandas precisam ser resolvidas com muita agilidade e as tarefas atrasadas podem causar conflitos entre funcionários e até mesmo professores. Então, para evitar esse problema, também é bom ter um sistema melhor e mais atualizado.

Nada pior do que uma comunidade angustiada e com atrasos nos serviços. Além de prejudicar a parte administrativa da instituição, também acarreta atrasos na parte pedagógica. Por isso, quando o sistema não garante mais rendimento e atendimento ágil, trocar é a melhor medida.

Por que é importante tomar essa decisão?

Um sistema eficiente proporciona controle e visão global das demandas escolares. O foco de uma instituição de ensino precisa ser sempre a aprendizagem dos alunos. Por essa razão, quando se tem um sistema que contorne as questões burocráticas, o tempo é direcionado para o objetivo principal da instituição.

Para isso, é essencial que todos os esforços estejam voltados a esse objetivo. Já que podemos contar com a tecnologia para nos ajudar, não tenha receio de equipar sua instituição com o que há de melhor nesse setor. Toda a comunidade escolar se beneficia dessa atitude.

O que pode oferecer um sistema de gestão escolar?

Solucionar problemas de gestão de forma prática

Imagine ter uma visão geral do rendimento de alunos e professores? É justamente disso que estamos tratando: um sistema de gestão escolar não contribui apenas com a parte administrativa, mas também pode dar aquela mãozinha na parte pedagógica. Até mesmo a biblioteca ganha agilidade e controle com um sistema eficiente, oferecendo informações sobre:

  • empréstimos;
  • devoluções de livros;
  • multas por atraso;
  • perda de exemplares;
  • entre outras funções.

Proporcionar recursos na medida certa e atualizados

Nada mais lógico do que investir e fazer a escolha por um sistema que, realmente, ofereça os recursos que você vai precisar no dia a dia de sua instituição. Além disso, é necessário pensar se ele é completo e de fácil utilização para que você não perca tempo resolvendo problemas. Um sistema precisa estar atualizado e oferecer os melhores recursos.

A versatilidade de um sistema de gestão escolar como o da Escolaweb proporciona organização, pois é completo. Por exemplo, o portal do aluno, que facilita a comunicação entre a instituição, alunos e responsáveis é uma amostra disso. A matrícula on-line, em que é possível ter autonomia, também. Você pode contar com suporte de primeira linha e sem complicação, com apoio e atenção.

Uma coisa é certa: não deixe sua instituição de ensino se transformar em um caos. Antes disso, percebendo que é preciso, troque logo seu sistema de gestão escolar. Antecipe as soluções e proporcione um fluxo melhor de informações, com mais agilidade, aplicabilidade e boa experiência para todos aqueles que participam da comunidade escolar.

Quer receber mais informações sobre o Sistema de Gestão Escolar da Escolaweb? Entre em contato conosco e peça mais informações. Saiba por que ele pode ajudar a organizar sua instituição de forma completa.

Trackback do seu site.

ADICIONE SEU EMAIL
Junte-se ao grupo de pessoas que recebem nossos emails.

Share This