Software de gestão escolar: vantagens para todos os formatos de instituições

Você sabia que existe uma diferença entre administração e gestão escolar? O termo gestão escolar foi criado com o objetivo de trazer para o contexto educacional os elementos e conceitos fundamentais que visam o aumento da eficiência dos processos institucionais, assim como a melhoria do ensino como um todo. Escolher um sistema gestão escolar adequado pode não apenas resolver os principais problemas da sua instituição como também proporcionar mais qualidade para sua gestão.

A gestão escolar está relacionada com uma atuação cujo foco está na promoção da organização, da mobilização e da articulação de todas as condições essenciais que garantem o avanço do processo sócio educacional dentro das instituições de ensino. Graças aos seus 6 pilares (gestão pedagógica, administrativa, financeira, de recursos humanos, da comunicação e de tempo e eficiência dos processos), esse tipo de gestão beneficia alunos, pais, professores e demais membros da comunidade escolar.

Quer conhecer mais sobre as vantagens de um software de gestão escolar? Confira a seguir!

Vantagens indiscutíveis de um sistema de gestão escolar

Você sabe da importância que a educação tem na atual conjuntura econômica, política e social do país, não é mesmo? Sendo um profissional que está em uma posição de liderança dentro do cenário escolar, certamente entende o papel que ela representa para o desenvolvimento da nossa sociedade. Entretanto, diversos aspectos são decisivos para que o processo educacional aconteça da melhor maneira possível. Alguns deles se dão por meio da gestão escolar.

Nesse sentido, a escola, assim como as demais organizações, necessita de um gerenciamento eficiente. O objetivo da gestão escolar vai ao encontro dessa necessidade. Por meio dela, é possível organizar as áreas da escola, os aspectos e tudo o que for determinante para que a educação seja fornecida de maneira eficaz. É assim que você garante o principal objetivo de sua escola: a aprendizagem efetiva por parte dos alunos.

Para que esse objetivo seja alcançado, faz-se necessário implementar ações que efetivem a gestão escolar. A principal delas se dá por meio da utilização de um sistema gestão escolar, que integra todos os fatores que fazem parte do processo educacional. Assim, a automatização dos processos garante uma gestão eficiente. Veja algumas vantagens indiscutíveis de um software de gestão escolar:

  • controle e gestão financeira eficiente;
  • diminuição da evasão escolar, assim como no nível de inadimplência;
  • aumento da produtividade da equipe;
  • dados concretos que facilitam a tomada de decisões em áreas gerenciais;
  • aumento na captação de alunos;
  • foco nos alunos, em vez de ser nos processos gerenciais;
  • maior fidelização de clientes (pais e responsáveis).

Vejamos juntos como essas vantagens convergem em benefícios para sua instituição:

Redução de custos

Os pontos que abordamos acima proporcionam a redução de custos operacionais. Esta é uma das principais vantagens de um sistema gestão escolar. Uma vez que todas as operações passam a ser registradas dentro de um mesmo ambiente, os custos com operação e manutenção são reduzidos de forma substancial.

Problemas anteriormente identificados em áreas como controle de contas a pagar são reduzidos (muitas vezes, eliminados), tornando o trabalho dos profissionais envolvidos cada vez mais eficiente. A consequência disso é que esses trabalhadores ganham mais tempo para executar tarefas complexas ou outras atividades.

Fidelização e captação de alunos

Já que os processos estão funcionando plenamente, pais e alunos passam a estabelecer uma relação cada vez mais estreita com a instituição de ensino. Nesse contexto, o atendimento ao público (pais, alunos e responsáveis) torna-se profissional, com regras claras e bem estabelecidas. Novos alunos enxergam isso como uma vantagem da sua instituição, desejando fazer parte dela. Os que já fazem parte de sua família escolar, por sua vez, não desejarão trocá-la por outras escolas.

Aliado a isso, o sistema de gestão escolar armazena informações importantes sobre o relacionamento entre a escola e alunos, pais e responsáveis. Essas informações permitem o fortalecimento da relação, reduzindo consequentemente o risco de evasão.

Auxílio na tomada de decisões

A visão global que o sistema gestão escolar proporciona a você, gestor, faz com que seja possível tomar as decisões corretas para melhorar pontos como o orçamento e o planejamento da instituição. Dessa forma, a análise de dados concretos e padronizados em uma mesma interface facilita a tomada de decisões.

Eficiência operacional

Diante da eminente redução de erros nos processos, atestamos que o sistema gestão escolar consegue estabelecer um grande avanço na eficiência operacional de sua instituição de ensino. Com contratos e dados centralizados em um único sistema, as consultas a estas informações passam a ser feitas de maneira rápida e objetiva. Pais, responsáveis e alunos conseguem ser atendidos com mais agilidade, o que faz melhorar a percepção e satisfação deles em relação à instituição.

Secretaria e financeiro: como um software otimiza esses departamentos?

Independentemente de sua instituição de ensino ser uma faculdade, uma escola de idiomas ou um centro educativo com foco em alfabetização, o software de gestão escolar consegue oferecer vantagens para todos os contextos.

Secretaria

Sendo a secretaria o coração de toda instituição de ensino — pois é nesse setor que são mantidos o histórico de alunos, professores e demais funcionários —, é preciso seguir alguns padrões de organização para que as informações estejam organizadas e à disposição sempre que forem solicitadas.

Tendo isso em mente, com um sistema gestão escolar, as rotinas da secretaria passam a ser executadas de maneira mais fácil e sempre documentada, o que traz agilidade e controle para o setor. Além de funcionalidades básicas, esse tipo de solução informatizada consegue oferecer diferenciais que deixam o dia a dia mais organizado e dinâmico:

  • alimentação automática do histórico escolar dos alunos, inclusive com as informações provenientes de outras instituições onde eles estudaram;
  • gerenciamento de entrega e arquivamento digital de documentos dentro do sistema, por meio da utilização de um scanner;
  • controle dos prazos de entrega dos documentos;
  • rematrícula individual ou de grupos de alunos;
  • configuração de turmas de forma independente, permitindo que cada uma tenha um foco ou um formato diferente;
  • obtenção de resultados acadêmicos;
  • transferência do aluno de uma turma para outra;
  • divisão ou reconfiguração de turmas.

Os diferenciais citados acima permitem que sua equipe consiga reduzir significativamente o tempo de atendimento e de efetivação da matrícula, o que aumenta a produtividade de todos. Ao mesmo tempo, é possível garantir que as informações imputadas nesse sistema fiquem seguras. Com mais rapidez e segurança, os colaboradores ganham flexibilidade para atuar em mais de um segmento por meio de uma única solução.

Além disso, um sistema gestão escolar também integra e centraliza as informações de todos os setores. Um bom exemplo do quanto isso pode facilitar o seu dia a dia, basta imaginar uma situação em que você precise de uma informação específica — dados sobre um certo aluno e seus responsáveis, e também dos dados financeiros e pagamentos das mensalidades escolares. Agora, pense no trabalho de reunir todas essas informações se para cada setor houver um sistema específico que não conversam entre si. Conseguiu imaginar o tempo que você perderia?

Com todas as informações integradas, você consegue ter mais controle dos processos, diminui gastos com sistemas desnecessários e, claro, ganha muito tempo e consegue ser mais assertivo nas suas decisões, pois com apenas um clique você tem acesso a todas as informações necessárias, desde a parte financeira até a gestão.

Financeiro

Enquanto a secretaria de uma escola pode ser comparada ao coração da instituição, o setor financeiro é praticamente a estrutura óssea do negócio, pois é ele que dá o suporte para que tudo possa acontecer. Sem o devido controle em relação ao que entra e ao que sai, a escola pode deixar o foco no ensino de lado e ter que focar no pagamento de dívidas. Ou seja, para evitar que isso aconteça, essa área precisa de atenção especial.

Afinal, por mais que a sua escola seja pequena, o volume de movimentações financeiras sempre será alto e, por este motivo, necessita de um acompanhamento criterioso. Aqui, o gerenciador financeiro de um sistema de gestão escolar oferece vantagens extremamente competitivas, pois facilita o trabalho dos profissionais que atuam neste departamento. Vejamos algumas delas:

  • geração de arquivos do tipo Recibo Provisório de Serviço, para que seja possível efetuar a conversão automática de notas fiscais de serviço;
  • cobrança aos inadimplentes por meio de canais de comunicações alternativas, como o e-mail e o SMS. Esses canais permitem que seja enviado, com a mensagem, o código de barras para o
  • pagamento imediato;
  • emissão de boletos bancários para todas as instituições financeiras por meio do sistema;
  • consulta aos balanços diários, mensais e anuais de faturamento e/ou pagamento;
  • controle de concessão de descontos por meio de bolsas de estudo;
  • rápida visualização em consultas e relatórios, tanto gerenciais quanto analíticos e sintéticos acerca de receitas e despesas;
  • planejamento do orçamento anual da escola, assim como o estabelecimento de tetos de gastos para cada plano de contas;
  • criação e gerenciamento de tabelas de preços, tanto genéricas quanto segmentadas;
  • envio automático de boletos para pais e responsáveis;
  • disponibilização de boletos no portal do aluno, tanto em site quanto em aplicativo para smartphones.

Como você pode ver, as vantagens de um sistema gestão escolar vão além do óbvio. Elas reduzem expressivamente o tempo e o esforço que são gastos pela equipe durante a abordagem e a cobrança aos pais e responsáveis que se encontram em situação de inadimplência. Já as informações organizadas em um único sistema tornam o controle do fluxo de caixa mais fácil e seguro.

Quando se alcança o controle efetivo e preciso de todas as operações financeiras de uma instituição de ensino, a gestão escolar ganha agilidade e o toque de modernidade necessário para que a comunidade escolar a enxergue com outros olhos.

Emissão de documentos de forma automática

Como falamos, a secretaria e o financeiro são setores essenciais para o bom funcionamento da sua instituição, e é ali que são gerados todos os dados e as documentações que são encaminhadas internamente e também são entregues aos pais.

Um sistema gestão escolar é uma excelente estratégia para evitar perda de tempo com a papelada, pois o sistema consegue elaborar todos os dados necessários e fazer a emissão da documentação de forma automática. Documentos como: boletins, históricos, contratos e declarações são gerados e emitidos de forma rápida e muito segura, poupando o trabalho de reunir e organizar todos esses dados.

Mais facilidade para apurar o resultado das provas

Até o momento, falamos sobre as vantagens de um sistema gestão escolar com foco nas equipes que cuidam da secretaria e do departamento financeiro de sua instituição de ensino. Ainda assim, estas não são as únicas pessoas que fazem com que sua escola funcione de maneira plena. Em outras palavras, o sistema de gestão também beneficia um grupo de colaboradores que é indispensável dentro da sua instituição: os professores.

Desempenho escolar e adesão ao uso de tecnologias

Em 2015, uma pesquisa realizada pela Fundação Lemann apontou as principais reclamações dos educadores que atuavam com alunos no ensino fundamental do nosso país. Entre as queixas, destacamos a falta de suporte para lidar com alunos que precisam de uma atenção especial, a defasagem de aprendizado e indisciplina dos estudantes, a falta de reconhecimento da profissão e a baixa adesão ao uso de tecnologias que melhorem o desempenho de todos em sala de aula.

Falando mais especificamente sobre esse último aspecto mencionado na pesquisa, nota-se que a falta de recursos tecnológicos, tanto em sala de aula, quanto nas instituições de ensino, tem colaborado com o baixo rendimento de todos — dos alunos aos professores, passando pela equipe que cuida de áreas estratégicas como a secretaria ou o departamento financeiro. No caso específico dos educadores, eles ainda perdem muito tempo executando tarefas manuais.

Economia de tempo com a correção automática de provas

O que acontece após a realização de uma prova? O professor recolhe todas os testes e faz a correção, não é verdade? Imaginando que uma única turma é composta por muitos alunos e que este professor não é responsável apenas por ela, imagine o volume de trabalho que ele tem cada vez que uma prova é realizada. Assim, acorreção das avaliações é, por vezes, exaustiva e extremamente repetitiva. Mas, afinal, como um software de gestão escolar poderia ajudá-lo a economizar tempo?

Correções com 99% de acerto

Um corretor de provas automático é a solução que o professor deseja para conseguir dedicar o tempo perdido na correção das avaliações a outras atividades que estimulem a criatividade e o senso crítico de seus alunos. Com o auxílio de um scanner comum, o que reduz os custos iniciais de uma escola porque provavelmente ela já o terá, um software de gestão escolar consegue garantir a correção das provas objetivas com até 99% de acerto.

Registro automático das notas

Com o gabarito já registrado em sistema, o software faz a correção e registra as notas automaticamente, disponibilizando-as para os alunos, pais, responsáveis e professores por meio de canais como o próprio sistema, o portal da escola e/ou o aplicativo mobile. Alguns sistemas de gestão escolar permitem o cadastro de mais de um gabarito, facilitando assim o controle daquelas avaliações mais complexas que têm mais de uma prova.

Geração de relatórios gerenciais e resultados precisos de alunos e turmas

Como os resultados obtidos nas provas ficam registrados no software, ele utiliza esses dados para gerar relatórios gerenciais de cada aluno e/ou turma. Para que a leitura das provas possa ser feita pelo scanner comum, basta imprimir uma única vez o gabarito correto e preenchido e, em parceria com o sistema, colocá-lo no aparelho para escaneamento. Além de oferecer um resultado mais preciso para os alunos, os professores ganham tempo para atuar em outras frentes importantes, como a elaboração de aulas e os estudos.

Tomada de ações direcionadas para a melhora do desempenho escolar

Por meio dos relatórios que o sistema de gestão escolar gera, o corpo docente consegue ter uma visão mais apurada acerca das dificuldades que cada aluno tem. Isso permite que sejam tomadas ações direcionadas para que eles consigam melhorar seus rendimentos. Por fim, é importante ressaltar que a redução de tempo gasto com a correção de gabaritos chega a 90%.

Mais facilidade para pais e alunos

Todas as vantagens de um sistema gestão escolar beneficiam a grande comunidade que está envolvida com o processo educacional de sua instituição: professores, equipe técnica, alunos, pais e responsáveis. A otimização de processos cujas possibilidades de melhora, por vezes, podem passar despercebidas, faz com que a rotina de sua escola seja executada com mais leveza e precisão. Veja mais detalhes a seguir:

Gestão facilitada de resultados acadêmicos

Os procedimentos que fazem parte do dia a dia da escola ficam mais simples, o que facilita a gestão deles. Já os dados armazenados pelo sistema conseguem apurar e analisar os resultados acadêmicos de alunos, turmas e até mesmo do corpo docente. E tudo pode ser facilmente gerenciado por meio de uma interface única, que é o sistema gestão escolar.

Maior segurança por meio do controle de acesso

O controle de acesso das pessoas nas dependências da escola também é otimizado no processo, pois o sistema consegue identificar quem está ou não autorizado a entrar, por meio da identificação em cartões ou códigos de barra. É possível, por exemplo, consultar o histórico de acessos de uma pessoa ou grupo, o que reforça a segurança entre pais e responsáveis. Estes, por exemplo, têm como conferir se seus filhos estão frequentando a escola regularmente.

Com o auxílio de um aplicativo, é possível que pais e responsáveis recebam um alerta cada vez que seus filhos registrem a entrada e/ou a saída da escola.

Gerenciamento eficaz do acervo da biblioteca

Até mesmo a biblioteca ganha um reforço em sua organização e gestão. O acervo pode ser cadastrado no software com as seguintes informações: localização, categoria à qual pertence, autor e editora. Os empréstimos e as devoluções também podem ser gerenciados com a ajuda do sistema, com ou sem a utilização de um cartão de identificação. Os atrasos, empréstimos não devolvidos e os que estão vencendo podem ganhar o auxílio de mensagens que lembram as pessoas sobre seus compromissos com a biblioteca da escola.

O sistema também permite a impressão de etiquetas com códigos de barra para identificação, agilizando o trabalho da pessoa responsável pela biblioteca. Da mesma forma que ocorre em outros casos, as informações imputadas no sistema gera dados que permitem à equipe escolar um maior conhecimento sobre si. O software pode elaborar relatórios com os livros mais consultados, os autores mais pedidos e até sugestões de compra.

Fácil acesso às informações do sistema de gestão escolar

Todas as informações que o sistema de gestão escolar gera podem ser disponibilizadas aos pais, responsáveis e alunos no portal do aluno. Ele permite a ampliação do espaço escolar, por meio de um ambiente agradável, intuitivo e seguro para todos. Em vez de se deslocar até a escola para ter acesso à determinadas informações, pais e responsáveis conseguem solicitar documentos, histórico escolar e acompanhar o andamento do que foi requerido.

Quando a instituição oferece cursos extras ou eventos, as inscrições também podem ser realizadas por meio do portal do aluno. Nesse mesmo espaço, também é possível:

  • visualização e solicitação do boletim escolar;
  • download de materiais extracurriculares;
  • acompanhamento do registro dos conteúdos abordados em sala de aula;
  • visualização a grade curricular do aluno e o quadro de aulas da semana;
  • visualização, download e impressão do boleto com a mensalidade;
  • acompanhamento do lançamento de notas;
  • conferência da assiduidade dos alunos, bem como horários de entrada e saída;
  • visualização das tarefas do dia que foram passadas pelos professores;
  • receber e enviar recados para professores, supervisores e demais áreas da escola.

E ainda tem mais!

Adaptação do sistema para a versão mobile

Esse mesmo ambiente, que pode ser acessado por um notebook ou computador, também pode ser adaptado para uma versão mobile, mais precisamente um aplicativo no smartphone. Para isto, basta acessar o aplicativo, informar as credenciais de acesso e aproveitar todos os recursos em um ambiente fácil de visualizar e de interagir.

Softwares mais modernos contam até com uma função que facilita a gestão de entrega dos alunos após o término das aulas. Quando elas acabam, muitos pais se amontoam nas saídas das escolas à espera de seus filhos, não é verdade? Para evitar que todos fiquem esperando ao mesmo tempo, alguns aplicativos de gestão escolar possuem uma função que avisa ao responsável pela liberação do aluno a aproximação de seus pais.

Quando está no período da rematrícula, por exemplo, a demanda por atendimento em uma escola cresce substancialmente. Em vez de se dirigir para a escola e efetuar a renovação de matrícula de seus filhos, os pais e/ou responsáveis podem, opcionalmente, efetuar esse procedimento por meio do portal do aluno e do aplicativo. Isso é feito mediante o reconhecimento do pagamento do boleto equivalente a rematrícula.

O próprio sistema pode disponibilizar o contrato na finalização desse processo, assim como direcionar o aluno para a turma e o horário que foram escolhidos por quem efetuou a rematrícula. Essas predefinições facilitam a vida de pais e alunos e ainda conseguem otimizar a rotina seguida pela equipe que trabalha no setor financeiro, que passa a receber estes dados de maneira automática e já organizada.

Abertura de novos canais de atendimento

Por fim, para melhorar a comunicação entre a escola e os pais, responsáveis e alunos, a instituição de ensino pode aderir a recursos tecnológicos que abram novos canais de atendimento, como o e-mail e o SMS. O próprio sistema de gestão escolar, mediante pré-configuração, faz o disparo das mensagens e gera um relatório informando a quantidade de pessoas que foram impactadas. Assim, é possível importar uma lista de contatos e agendar o envio de avisos e comunicados somente para as pessoas selecionadas.

Afinal, como deve ser um sistema de gestão escolar?

Até agora, falamos sobre todas as vantagens que um software de gestão escolar pode proporcionar a sua instituição de ensino. No entanto, é preciso que você saiba como esse sistema deve ser e o que ele deve proporcionar para ser de qualidade.

Um sistema gestão escolar deve atender as demandas tanto dos gestores, professores, pais e alunos. Além disso, precisa também ser acessível, ou seja, ser de fácil entendimento e, principalmente, ser resolutivo para os maiores problemas da sua escola.

Para facilitar, confira como deve ser um sistema de gestão escolar e o que ele deve fornecer:

Proporcionar organização dos processos escolares

Um sistema gestão escolar deve permitir acesso a várias informações e setores de uma só vez, como: dados das matrículas, informações referentes a alunos e responsáveis, movimentações financeiras, emissão de documentos de forma automática, almoxarifado entre outros.

Essa organização, além de facilitar os processos e possibilitar mais assertividade nas decisões, permite uma análise mais completa do desenvolvimento dos alunos, entrada e saída de materiais e um melhor controle financeiro para emissão de boletos e consulta de inadimplência.

Com esses processos automatizados e análises simplificadas, é possível focar no que realmente importa na sua escola — seus alunos —, você começa a perder menos tempo com burocracias e pode dar mais atenção ao desenvolvimento escolar de cada um.

Otimize o seu trabalho com o Escolaweb
O software completo para gerenciar da melhor forma a sua instituição de ensino. Agende uma demonstração gratuita!

Sistema centralizado que acompanhe o crescimento da instituição

Como falamos em um tópico anterior, ter um sistema centralizado e integrado de todos os setores é fundamental, afinal, a ideia é evitar a perda de tempo e facilitar ao máximo todos os processos, certo? Sendo assim, um bom software deve centralizar dados financeiros, gerenciais e pedagógicos para fornecer um diagnóstico correto do que precisa ser corrigido na sua escola e também do que está dando certo.

Outra questão a ser vista, é que o software deve acompanhar o crescimento da sua instituição de ensino, afinal você pode contratar um serviço e no decorrer do tempo sua escola ter um aumento na demanda, que é o objetivo. Com esse cenário, não dá para perder tempo com problemas técnicos de instabilidade no sistema ou incapacidade para armazenar os novos dados. Portanto, o software deve ser flexível e acompanhar o seu crescimento.

Fornecer suporte adequado sempre que você precisar

Pense na seguinte situação: você está em período de matrículas, início do ano letivo, precisa inserir novos dados no sistema e criar diversos documentos. Justo nesse dia seu sistema trava e você não consegue visualizar os dados e muito menos gerar os contratos. Você liga para o seu fornecedor e todas as linhas estão ocupadas. Difícil não é mesmo?

Nesses momentos, não dá para ficar sem suporte. Uma boa empresa fornece atendimento em todos os momentos de dificuldade e também possibilita um sistema de ajuda e informações caso você tenha dúvidas referentes ao sistema.

Possibilitar a segurança das informações

A segurança dos dados dos seus clientes é muito importante. O vazamento dessas informações, que são exclusivas da instituição, preocupa qualquer gestor. Para evitar qualquer problema, é importante que o sistema de gestão escolar ofereça acesso restrito a determinadas pessoas e tenha senhas fortes, criptografadas, que protejam essas informações.

Além disso, um sistema de backup, com armazenamento em nuvens, evitam a perda de dados em caso de pane. Dessa forma, todos os dados são clonados para um lugar seguro que você terá acesso sempre que precisar.

Interatividade além do ambiente escolar

A tecnologia no ambiente pedagógico, hoje, é uma realidade incontestável, as informações chegam aos alunos com muito mais facilidade e educadores podem usar esses recursos tecnológicos para melhorar as estratégias de ensino.

Um sistema gestão escolar, por meio do portal do aluno, permite que professores postem registros sobre os alunos e arquivos de materiais para download, além de informações discutidas em sala possibilitando uma maior interação com os alunos.

Qualquer formato de instituição pode se beneficiar de um sistema de gestão escolar?

Depois de todas as vantagens vistas neste artigo, a resposta é muito simples: qualquer tipo de instituição de ensino pode se beneficiar de um sistema gestão escolar. Esse software é extremamente vantajoso e pode ser inserido em faculdades, escolas de cursos de idiomas, ensino médio, fundamental e até mesmo para escolas de educação infantil.

Os benefícios do software para a parte pedagógica, financeira, secretaria e gestão são inegáveis, no entanto, para a educação infantil esse sistema é ainda mais vantajoso, pois conta com um módulo exclusivo para um controle de acesso às dependências da escola.

Por meio desse sistema é possível identificar as pessoas por um cartão de proximidade ou código de barras e também cadastrar visitantes com obtenção de foto. Além dessas vantagens, os pais podem, por meio do aplicativo, saber quando seu filho entrou ou saiu da escola e a instituição tem a possibilidade de encaminhar um SMS com essas informações para os pais ou responsáveis.

Tudo isso, garante a confiança dos pais, que se sentirão muito mais seguros em confiar seus filhos a sua escola. Com isso, além de ganhar pontos com os pais, você ganha uma melhora significativa na imagem da sua instituição.

Conclusão

Aproveitar as vantagens que um sistema gestão escolar oferece é fundamental para que as atividades e rotinas do dia a dia se tornem mais simples, rápidas e, acima de tudo, eficientes. O investimento nesse tipo de ferramenta torna possível melhorar os resultados de toda a comunidade escolar, da captação de novos alunos a retenção dos antigos, passando pela tão essencial redução de custos — algo que, em tempos de crise, é muito importante.

Um sistema gestão escolar consegue fornecer as informações mais importantes para que as tomadas de decisão sejam feitas de maneira assertiva, longe de achismos e fundamentadas em dados reais. É assim que se alcança uma maior eficiência operacional, além da profissionalização de todos os processos que compõem sua instituição de ensino.

Agora que você chegou ao final deste material, deu para perceber todas as vantagens de um sistema de gestão escolar, não é mesmo? Para ficar ainda mais informado sobre todos os assuntos relacionados a gestão escolar, assine nossa newsletter e receba direto na sua caixa de e-mail dicas incríveis como essa!

 

Trackback do seu site.

ADICIONE SEU EMAIL
Junte-se ao grupo de pessoas que recebem nossos emails.

Share This