Sua escola é uma empresa! Saiba como lidar com isso

Toda escola é empresa e, como tal, precisa saber lidar com os mesmos desafios das organizações pertencentes aos outros setores. No entanto, essa visão não é compartilhada entre todos — principalmente por alguns gestores escolares que acreditam que essa não é uma empresa comum.

De fato, a quantidade de características e particularidades tornam a escola uma empresa diferenciada. Podemos observar isso pela sua forma de prestar serviços, por exemplo — uma vez que a escola faz isso durante um ano inteiro, com pouca variação entre seus clientes. Mesmo assim, ela ainda sofre da alta competitividade no setor, e isso precisa ser considerado.

Então, quer entender isso melhor? Continue lendo este post e entenda por que sua escola é empresa e como você deve lidar com suas particularidades!

Entenda que a sua escola precisa ter um diferencial competitivo

Nem sempre é claro o modo como as escolas competem entre si. Aquelas que oferecem educação de ensino médio apostam na quantidade de aprovados no vestibular, enquanto outras apresentam instalações físicas, método de ensino e outros diferenciais. Mas mesmo quando é velada, essa competição é muito acirrada.

A questão é que a linguagem do setor educacional nem sempre é transparente como a encontrada em outros setores, fazendo com que o público tenha dificuldade em estabelecer parâmetros e comparar instituições.

Justamente por isso, você deve valorizar um diferencial competitivo, aquela característica que destaca sua escola entre as demais.

Saiba que essa visão melhora até os aspectos não palpáveis

Quando lança um olhar diferente à sua instituição de ensino, você lhe dá a oportunidade de melhorar. Como a escola é empresa, os seus investimentos podem ser direcionados para todos os aspectos — incluindo os não palpáveis, como a qualidade de vida no trabalho, por exemplo.

Aliás, a sua equipe de profissionais precisa de uma atenção especial em relação a esse ponto. Ela deve receber da escola a inspiração necessária para trabalhar motivada e, desse modo, cumprir com o objetivo da instituição. Assim, benefícios, metas, feedbacks, direcionamentos e outros conceitos devem fazer parte do dia a dia da escola.

Perceba que isso permite a criação de uma cultura escolar

Muitas instituições de ensino sofrem com a desunião entre os membros da comunidade escolar. Isso revela a falta de uma cultura cujo foco é a educação e o bem-estar de todos.

Contudo, ao tratar a escola como uma empresa, você possibilita um novo clima entre a equipe, dando início à cultura escolar. E esse é um aspecto muito importante, pois envolve hábitos, valores, pensamentos e formas de organizar e desenvolver o espaço escolar.

Desse modo, ela sua escola promove um jeito próprio de caminhar e transmitir conhecimento. Isso está ligado à filosofia da instituição, à missão que projeta sobre a vida social e intelectual dos alunos.

Dê início a uma gestão participativa e democrática

Como a escola é empresa diferenciada, ela também é capaz de ter uma gestão própria e mais participativa. Isso pode ocorrer por meio de uma parceria entre os gestores e a comunidade escolar, permitindo que todos participem das decisões tomadas pela instituição, com liberdade para opinar e sugerir.

Esse tipo de gestão é capaz de trazer melhorias pedagógicas reais, tanto para o processo educacional quanto para os envolvidos. Assim, é possível até cobrar mais profissionalismo de todos, garantir uma grade curricular atualizada, estimular a participação dos pais, motivar o aluno e demonstrar na prática o que é democracia.

Consiga direcionar investimentos e fazer uma gestão eficaz

Perceba que essa mudança no modo de gerir a escola estimula a participação de todos, algo importante para a cultura da instituição. E quando você dá vez e voz para as pessoas, consegue identificar com mais facilidade os problemas, as necessidades e as expectativas delas.

É dessa maneira que você, como gestor, pode direcionar investimentos para áreas que necessitam atenção. Seja a estrutura das salas de aula, a segurança dos alunos ou uma simples ideia, como a criação de uma horta para que as refeições tenham o custo reduzido e a qualidade melhorada.

Consolide todas as ações em um planejamento estratégico

Como todo gestor escolar, o seu desejo é ver os alunos evoluindo no aprendizado e em meio a uma comunidade satisfeita com a qualidade da educação oferecida pela instituição, certo? No entanto, essa não é uma tarefa das mais fáceis. Por isso, é fundamental adotar um planejamento estratégico para a escola.

O planejamento estratégico é uma forma de gerir, planejar e executar ações detalhadas para alcançar os objetivos e as metas desejadas. Do ponto de vista escolar, trata-se de uma ferramenta que revela a realidade da instituição.

Ela surge a partir de uma análise detalhada, da qual se cria a perspectiva para o futuro. Inclusive, esse tipo de planejamento é visto com frequência em outras empresas — e, sinceramente, é o que garante a longevidade delas no mercado. Sendo assim, assuma a responsabilidade de criar o planejamento estratégico da instituição e orientar toda a equipe para que adote as ações corretas.

Identifique os principais problemas e as queixas da equipe técnica e dos alunos. Pesquise informações sobre a realidade da escola, e não deixe de fora questões como o contexto ou os critérios sociais e culturais que fazem parte das situações.

Enfim, defina o cenário desejado para o futuro e trace objetivos e metas para alcançá-lo.

Encontre ferramentas que possam ajudá-lo nessa missão

Uma das maneiras de iniciar essa mudança no processo de gestão pode acontecer com a adoção de um sistema de gestão acadêmica. Basicamente, ele será responsável por registrar dados, automatizar determinadas tarefas e garantir a sustentabilidade e o desenvolvendo da escola como empresa.

Por meio de uma ferramenta de gestão, é possível integrar todas as áreas de maneira simples e sem complicação. Secretaria, financeiro, biblioteca, portaria, almoxarifado, equipe de professores e pais de aluno terão acesso a um sistema com dados consolidados, facilitando a rotina de todos.

Assim, em vez de convocar os pais e responsáveis pelos alunos em sessões presenciais para garantir a rematrícula, isso poderá ser feito on-line — como são feitos processos de diversas companhias que você conhece. Até a correção de provas pode ser realizada com a ajuda de um software, aumentando o nível de qualidade desse processo.

Otimize o seu trabalho com o Escolaweb
O software completo para gerenciar da melhor forma a sua instituição de ensino. Agende uma demonstração gratuita!

Enfim, depois de tudo isso, podemos ver que sua escola é empresa. Sem encarar essa realidade, ela pode perder participação no mercado e ver cair a qualidade do seu principal bem: o ensino. Por isso, repense na sua maneira de gerir a instituição de ensino e reflita sobre os benefícios aqui apresentados!

E agora, se gostou deste post, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e siga nosso canal no YouTube para ter acesso a outras dicas e informações que facilitarão sua gestão escolar!

Trackback do seu site.

ADICIONE SEU EMAIL
Junte-se ao grupo de pessoas que recebem nossos emails.

Share This