Perda de dados nas instituições de ensino: como prevenir?

Perda de dados nas instituições de ensino: como prevenir?

A perda de dados em uma instituição de ensino, quer seja no campo pedagógico, financeiro ou administrativo, é um pesadelo pelo qual nenhum gestor de escola quer passar. Saber que dados confidenciais de sua escola foram apagados ou até mesmo roubados pode desestabilizar e desacreditar qualquer gestor, afinal, toda informação  gerada pela escola está sob sua responsabilidade.

A perda de dados pode ocorrer devido a vários fatores:

Inabilidade do operador

Pessoas despreparadas para mexer em dados da escola podem deletar ou alterar informações importantes. É essencial que quem lide com essas operações saiba como manejá-las adequadamente.

Roubo de informações

Infelizmente, pode acontecer de alguém entrar em seu sistema e roubar informações preciosas, caso o sistema não esteja adequadamente protegido.

Desastres naturais

Enchentes, tremores de terra, queda de energia e outras causas naturais podem fazer com que se percam computadores e, consequentemente, arquivos importantes.

Brechas na segurança

Se sua escola possui um sistema que não tem a proteção adequada, ele pode ser invadido e preciosas informações podem desaparecer do sistema.

Falhas acidentais

Falhas causadas pelo próprio sistema, ou acidentes como alterar informações, sobrescrever em documentos, etc, podem causar grandes transtornos e depois esses dados podem não ser recuperados.

Como prevenir a perda de dados em minha instituição de ensino?

A importância dos backups

Faça backups frequentes e possua um sistema que faz backups automáticos.

O cuidado com o acesso ao sistema

Proteja seu sistema, de forma a programá-lo para que cada pessoa que o use só tenha acesso ao que lhe for permitido. Isso pode ser feito quando o usuário for cadastrado no sistema.

A proteção dos documentos

Proteja seus documentos mais importantes por senhas, que só possam ser de conhecimento de quem pode acessá-los. Tome cuidado também ao decidir se eles podem ser alterados, e, nesse caso, quem poderá fazê-lo.

A necessidade de ter um sistema de ponta online

Sobretudo, tenha um sistema de gestão escolar de ponta, e que seja online. Um excelente software de gestão escolar garantirá que todas as informações de sua escola estejam devidamente protegidas, e que não haja risco algum de que essas informações sejam alteradas ou se percam, uma vez que o sistema será diariamente verificado por especialistas, a fim de que não tenha falhas. A exigência de que o software de gestão escolar seja online é porque você terá seus documentos resguardados em nuvens, o que significa que, mesmo que haja algum acidente com seu computador matriz, seus dados estarão devidamente protegidos na internet.

Diante do exposto, o único modo de evitar com certeza que sua escola perca dados é por meio e um sistema de gestão escolar de alta qualidade. O Escolaweb é um software de gestão escolar de extrema segurança e eficácia. Nele você pode controlar todos os setores de sua instituição, como o acadêmico, o financeiro, a secretaria, o almoxarifado, a portaria, a biblioteca. Ele permite que se façam matrículas online, e também faz a grade dos horários escolares, além de preservar a sete chaves seus documentos e todas as transações efetuadas em sua instituição.

Quer saber mais? Visite o site do Escolaweb!

Deixe um comentário

ADICIONE SEU EMAIL
Junte-se ao grupo de pessoas que recebem nossos emails.

Share This