Você sabe o que é R.E.A.? Saiba dos seus benefícios dessa novidade para a educação

Você sabe o que é R.E.A.? Saiba dos seus benefícios dessa novidade para a educação

Após o advento da internet, vivemos em uma época de grandes transformações. Mudanças substanciais têm ocorrido no campo educacional, e precisamos estar a par de todos os recursos e novidades que a web pode nos proporcionar, quando tais alterações possibilitam melhoras no ensino. Os materiais dos R.E.A. – sigla de Recursos Educacionais Abertos – representam uma ferramenta inovadora, que desperta a criatividade de educadores e alunos.

Os R.E.A. são materiais utilizados para fins educativos ou pesquisa, em qualquer espécie de mídia ou suporte, que são de domínio público. Tais materiais possuem uma licença de modo aberto, ou seja, podem ser não só utilizados, mas também modificados.

Isso significa que os R.E.A. podem ser adaptados, de acordo com a realidade, local e circunstância necessária ou desejada.

Temos como exemplo o Livro Didático Público, que foi elaborado pela Secretaria de Educação do Paraná. Ele foi composto por textos produzidos por professores paranaenses, de modo colaborativo. Os educadores fizeram pesquisas sobre temas específicos, e desenvolveram o próprio material para ser utilizado no ensino médio. Este livro é um material de uso livre na internet.

Os materiais R.E.A. diferem dos demais, pois podem ser adaptados, ou seja, transformados. Um livro como o exemplo dado acima, pode ser modificado por outros usuários, pois materiais R.E.A. possuem uma licença de direito autoral que permite que haja modificações em seu conteúdo.

Os benefícios dos materiais R.E.A. são vários, pois eles permitem que você:

  • Adeque o conteúdo de seu material de acordo com sua realidade. Dessa forma, um professor de Geografia, por exemplo, pode optar por ensinar aos alunos temas relacionados à sua região;
  • Compartilhe aquilo que você produzir com outros educadores;
  • Disponibilize seu material para usuários da web;
  • Adapte seus materiais de acordo com o nível de aprendizagem de seus alunos;
  • Disponha, em seus materiais, o que você acredita que seja relevante aos seus alunos;
  • Tenha acesso a materiais produzidos por outros usuários da internet, e possa modificá-los;
  • Troque e compartilhe ideias e adendos;
  • Faça com que seus próprios alunos criem, acrescentem e modifiquem materiais;
  • Possibilite a seus alunos responder aos exercícios dentro do próprio livro online;
  • Ou outros usuários tenham acesso ao material, em qualquer lugar.
Leia também  O que é gestão financeira escolar?

Para que se produza um R.E.A., você deve seguir cinco passos:

1. Encontrar os recursos

Encontre recursos que possam atender às suas necessidades. Estes podem ser materiais próprios, como projetos antigos, anotações, exercícios, itens da internet com licença de uso, etc.,

2. Criar conteúdo

Você tem duas opções nesta fase: construir seu material com os recursos que encontrou ou iniciar o conteúdo partindo do “zero”.

3. Adaptar o material

Caso utilize recursos da web ou outros em seu material, talvez seja necessário fazer mudanças, como inserir novos textos, refazer determinadas partes, acrescentar novas informações ou mesmo fazer correções.

4. Utilizar o material

Estando de posse de seu material, você poderá utilizar seus R.E.A. em suas aulas, nas reuniões com outros professores ou mesmo na própria web.

5. Compartilhar seus R.E.A.

Ao término de seus R.E.A., você poderá compartilhá-los com seus alunos, colegas de trabalho, e outros, que poderão utilizá-lo e também adaptá-lo, caso queiram, criando outros R.E.A.

Agora que você já sabe a definição de R.E.A., o que você achou dessa novidade?

Acesse também nossa página no Facebook!

Deixe um comentário

ADICIONE SEU EMAIL
Junte-se ao grupo de pessoas que recebem nossos emails.

Share This