9 sinais de que a comunicação na escola deve mudar

9 sinais de que a comunicação na escola deve mudar

Não é novidade alguma que vivemos numa nova era da comunicação, onde emails e redes sociais são basicamente os principais pilares para levar e trazer informação. A rapidez e a eficácia são tamanhas, que ninguém mais saberia viver sem nada disso.

Onde quer que a gente vá, tem alguém digitando compulsivamente em seu celular altamente smart, de última geração, enviando uma mensagem, seja ela um whatsapp, um email ou via rede social. E aí fica a sensação que tudo isso teve início praticamente ontem!

O fato é que através dessa gigantesca evolução tecnológica, os correios, por exemplo, quase não são mais utilizados para desempenhar tal papel. Não é de admirar se você se deparasse com um jovem que jamais tenha enviado uma carta a alguém, ou que simplesmente nem saiba que o correio também possua esse tipo de serventia, que não aquela de entregar (via sedex) o que foi comprado pela internet… E para isso ainda não inventaram nada que substitua (ainda!).
Precisaríamos aguardar a invenção da máquina de materializar objetos! O que certamente resolveria o problema de muita gente, não é verdade? Bom, mas enquanto isso não acontece, continuemos a enviar emails e abusar do que a tecnologia já nos oferece de tão funcional.

A comunicação é digital, o mundo é digital

Para os jovens, a tecnologia é automática, inata, eu diria. Muito embora uma grande massa de pais sejam usuários de smartphones e possuam pelo menos uma conta de email, Facebook e tenham instalado o Whatsapp em seu aparelho, ainda assim, precisamos entender que existe uma “geração old school” dentro e fora das escolas. E quando o assunto é a escola e a comunicação que a mesma possui com os pais, tudo isso deve ser levado em conta.
Afinal, o tradicionalismo contido na grande maioria das instituições de ensino também impera, e, certamente não seria fácil mudar essa mentalidade. Porém, necessário.

Leia também  Educação em tempo integral: um novo desafio para as escolas particulares.

Então, a quantas andam os sinais vermelhos que sua escola tem transmitido nessa arte de comunicar?

Veja se você se identifica com alguns pontos abaixo:

1. A escola tem dificuldade em informar aos pais sobre as tarefas e atividades que o aluno deve concluir em casa.

Vamos combinar que é bastante comum uma criança não fazer o dever de casa, não é mesmo? E qualquer atividade que necessite da atenção ou colaboração dos pais vai por água abaixo se o único meio de comunicação for exclusivamente um bilhete!

2. Os bilhetes não chegam aos responsáveis porque os alunos esquecem de entregar ou simplesmente não querem entregar.

Afinal, qual criança nunca deixou de mostrar aos pais (ainda que uma única vez!) um recado importante? E qual pai nunca perdeu uma reunião por conta disso? Só depender de recados em agenda atrapalha toda essa comunicação, ainda que imprevistos com a impressora da escola, por exemplo, podem acontecer!

3. Você nota que os pais não têm o hábito de verificar com os filhos se há comunicados da escola.

Olhar a agenda de um, dois ou mais filhos todos os dias pode ser uma tarefa árdua para os pais! Por que não facilitar tudo digitalmente?

4. A freqüência dos responsáveis nas reuniões de pais é baixa.

Claro. Uma vez que os pais não ficam cientes das reuniões, seja porque o filho esqueceu de avisar, ou porque os pais não tiveram tempo de olhar, pronto! Está estabelecida a falta de comunicação e sim, muitos pais não ficam sabendo do que acontece na escola com tanta frequência. Seria mais prático verificar o email ou o grupo fechado da turma no Facebook.

Leia também  Estratégias infalíveis para melhorar o desempenho dos alunos

5. A escola precisa manter um funcionário para verificar com os pais sobre a ausência dos alunos todos os dias.

Não é necessário ter um gasto a mais, pois com a tecnologia do jeito que está, a mesma é capaz de dar conta desse tipo de falha, somente com uma mensagem enviada por email, no caso.

6. Seus clientes dizem que não tem tempo para ir até a escola, quando chamados.

Exato. Muito pais sofrem da síndrome da falta de tempo, até porque o trânsito também não ajuda muito. Com isso, realizar um skype ou um hangout, poderiam servir de alternativas para solucionar esse ponto.

7. A escola envia o boleto pelo correio ou pelos alunos e os pais alegam que não receberam.

Isso acontece com certa frequência. E aí, não tem como a escola discutir com os pais, se os mesmos alegarem que não receberam… O melhor a fazer é implantar um sistema digital, com um percentual mínimo (quase nulo) de falhas: o email 🙂

8. As pessoas solicitam documentos para a escola e quando vão buscar os mesmos ainda não estão prontos.

Não existe nada mais frustrante para os pais que se deslocarem até a escola para o recebimento de algum documento e o mesmo ainda não estar pronto. Enviados digitalmente, qualquer documento fica seguro e pode ser facilmente impresso.

9. Já pensou que poderia contribuir mais com o meio ambiente e diminuir despesas se deixasse de utilizar tanto papel?

Esse é sem dúvida um ponto importantíssimo. O meio ambiente deve ser poupado nesses processos do cotidiano de todos nós, afinal, existem soluções para diminuirmos as despesas com papel!

Caso você tenha se identificado com muitos dos pontos acima, não se desespere! Entenda a questão como um momento de transição apenas.

Leia também  Corrigir gabaritos da maneira tradicional está com os dias contados!

A hora é de parar, refletir e repensar determinadas atitudes muito simples no seu dia a dia, porém inovadoras e com um potencial altamente transformador para o seu negócio.

Compartilhe conosco suas experiências já postas em prática e boa sorte!
E se quiser, nós podemos ajudar você a revolucionar a comunicação da sua escola.

Comentários (1)

  • Marli

    |

    Bom dia !
    Idéias ótimas,SINTO não ter um capital para solicitar pois estamos no vermelho e esse ano devido o contrato com os pais e funcinários a direção esta com muita dificuldades para continuar o próximo ano 2016 caso tenha sugestões estaremos adguirindo.
    Marli email marlicomi23@yahoo.com.br.

    Reply

Deixe um comentário

ADICIONE SEU EMAIL
Junte-se ao grupo de pessoas que recebem nossos emails.

Share This