Vale a pena investir na comunicação via chat?

comunicação via chat

Com o uso cada vez mais frequente da Internet, as interações via computadores, smartphones, tablets e outras tecnologias que dependem dessa conexão também estão crescendo. A facilidade de fazer compras, conversar com outras pessoas e resolver muitos dos nossos problemas do dia a dia, de qualquer lugar e a qualquer hora, é um dos grandes atrativos na rede.

Buscando benefícios com essas conexões, as empresas estão cada vez mais investindo em tecnologias que possibilitem a aproximação com a sua clientela e, até mesmo, entre os funcionários. Uma dessas ferramentas disponíveis é o chat, que permite a comunicação online e em tempo real com os seus clientes.

Você já pensou em utilizar a comunicação via chat para melhorar o relacionamento de todos os públicos com a sua escola? Neste post, explicaremos para você o que é essa tecnologia e quais são as principais vantagens desse investimento. Continue a leitura e saiba mais!

Como funciona o chat?

O chat é uma alternativa que você pode implementar na sua escola para resolver, pela Internet, as principais dificuldades dos pais e responsáveis, além de tirar dúvidas sobre assuntos básicos relacionados à rotina dos alunos. Segundo uma pesquisa do Centro de Inteligência Padrão (CIP), em parceria com a auditoria OnYou, o uso desse tipo de atendimento cresceu 34% nos últimos anos e conseguiu resolver, efetivamente, 91% das reclamações de consumidores.

As plataformas disponíveis no mercado costumam funcionar da seguinte forma: você disponibiliza a ferramenta no seu aplicativo ou site e o público tem a oportunidade de enviar as mensagens desejadas à sua escola.

Você receberá uma mensagem de que há alguém querendo falar com o colégio e, a partir dali, o contato ocorre entre vocês. Por isso, é preciso ter uma pessoa da sua equipe dedicada a esse tipo de atendimento, para que converse, em tempo real, com os solicitantes.

Internamente, você pode usar o chat para facilitar o contato entre diferentes setores e com os professores da sua escola. As mensagens podem ser trocadas individualmente ou nos mais diversos tipos de grupos, que podem ser separados por projetos e áreas, além de também reunir todos os funcionários em uma sala única.

Para escolas muito grandes ou quando há mais de uma unidade, essa é uma excelente alternativa para resolver problemas internos com mais rapidez e fazer os principais comunicados sobre o funcionamento do colégio circularem entre os pais, alunos e funcionários.

Quais são as principais vantagens dessa plataforma?

Facilitar o relacionamento entre a escola, os pais e responsáveis e os alunos é um dos grandes desafios que o chat pode ajudar você a resolver. Tanto a secretaria como a diretoria podem ganhar benefícios com o uso dessa tecnologia no dia a dia. Conheça agora as principais vantagens do atendimento online!

Aumento da produtividade

Normalmente, os colaboradores da secretaria precisam parar as atividades diversas vezes ao longo do dia para responder às dúvidas dos pais, que ligam ou vão até a escola para tentar obter informações simples. Com o chat online, você pode enviar mais rapidamente as respostas para os principais questionamentos e divulgar informações importantes.

Você também pode pedir para que um funcionário dedique o tempo a responder, exclusivamente, a todas as demandas que chegarem pelos canais online.

Dessa forma, você economiza o tempo de todas as partes envolvidas nesse processo de comunicação e seus funcionários têm a oportunidade de tornarem-se mais produtivos, pois poderão se dedicar às atividades mais complexas da sua escola.

Redução de custos

Os serviços de telefonia no Brasil ainda são muito caros, principalmente quando é preciso fazer ligações para celulares ou para telefones em outros estados ou fora do país. Com o chat, você pode reduzir os custos com ligações, pois as interações são feitas pela Internet e podem ser acessadas até mesmo pelo smartphone.

Atendimento simultâneo

Você pode fazer o atendimento a mais de uma pessoa ao mesmo tempo, já que o chat online permite que você tenha diferentes janelas de conversa abertas em um só lugar. Assim, enquanto aguarda um colaborador ou um cliente escrever a mensagem, é possível resolver as solicitações de outros que já finalizaram a interação.

Registro de conversas

Diferente dos contatos feitos por telefone ou presencialmente, o chat online registra automaticamente todas as conversas que você ou a sua equipe realizam por esse canal. Com o acesso a esse histórico, fica mais fácil identificar gargalos na comunicação, acompanhar o que já foi realizado durante um atendimento e dar continuidade às solicitações que não foram resolvidas no dia anterior, por exemplo.

Fidelização de clientes

Estar sempre à disposição e aberto ao diálogo com os pais e responsáveis em diferentes canais é uma maneira de aumentar a confiança no seu trabalho e na sua escola. Afinal, o que as famílias mais buscam é por um espaço seguro, que tenha agilidade para atender às necessidades dos filhos e que preste serviços com qualidade.

Como contratar essa funcionalidade?

Para ter um chat disponível no seu site, portal de comunicação interna ou aplicativo, é preciso contratar um fornecedor no mercado que consiga implementar a ferramenta para você. Algumas empresas já possuem a tecnologia de chat inseridas nos sistemas de gestão, por exemplo.

Esse é o caso da Escolaweb, que lançou uma nova funcionalidade de chat para tornar ainda mais fácil a interação com toda a comunidade escolar. Além do chat completo, que oferece todas as vantagens da ferramenta, você também conta com o Portal do Aluno, um ambiente online com todas as informações sobre a escola e os estudantes.

Investimentos que promovam o diálogo com o seu negócio trazem resultados positivos para qualquer empresa e, em especial, para colégios, que precisam manter uma relação de confiança com pais, responsáveis, alunos e funcionários. A comunicação via chat é uma excelente maneira de oferecer mais um canal de contato com a sua escola, e você pode contar com a Escolaweb para implementar essa solução.

Ficou interessado em saber mais sobre o sistema de gestão e a funcionalidade de chat? Então, entre em contato conosco para esclarecermos todas as suas dúvidas!

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