Gestão Escolar

Notificação de cobrança por e-mail e SMS: entenda como essa prática pode reduzir a inadimplência na sua escola

Jun 5, 2017

Segundo o portal de notícias G1, a falta de pagamento das mensalidades escolares cresceu 22% nos ensinos fundamental e médio e 38% no superior nos últimos três anos. Para reduzir a inadimplência, gestores escolares estão se reinventando e utilizando estratégias como a notificação de cobrança por e-mail e SMS.Quer saber como essa prática está ajudando as escolas a reduzir o número de alunos inadimplentes, como usá-la da maneira correta e de que forma a tecnologia pode auxiliar esse processo? Essas perguntas serão respondidas em nosso post. Acompanhe!

Por que a notificação de cobrança por e-mail e SMS é eficiente para evitar inadimplência?

Quando o assunto é inadimplência nas instituições de ensino, faltam “unhas para serem roídas” pelos empresários do setor. No entanto, um sistema de cobrança adequado pode ajudar muito nessa tarefa e, assim, tranquilizar os gestores escolares.Quando são utilizadas as notificações de cobrança por e-mail e SMS, a escola tem a vantagem de possuir um documento por escrito sobre o acordo feito com o cliente. Desse modo, consegue ter maior segurança e controle. Além disso, esses papéis são muito importantes para comprovar a transparência da instituição na justiça em caso de processos jurídicos.Outro benefício desse tipo de comunicação é que isso facilita a resposta do cliente, pois ele pode, de modo prático e rápido, dar um retorno sobre o dia em que pretende pagar a dívida ou até mesmo explicar o motivo do atraso no pagamento.Caso seja expressa na mensagem de retorno do cliente que a inadimplência se deve a problemas financeiros, mas que há o desejo de quitar a dívida o mais breve possível, a instituição pode iniciar uma negociação para o parcelamento dos débitos pelo próprio e-mail ou por SMS.Por outro lado, se não houver uma resposta da mensagem, o próprio envio da notificação pode ser a base para um telefonema. Nessa conversa — que tem um tom mais pessoal —, a escola pode perguntar se o cliente recebeu a mensagem corretamente e, a partir daí, reforçar o motivo do contato.O sistema de notificação de cobrança por e-mail e SMS pode ser usado antes mesmo de o cliente se tornar inadimplente, pois lembretes sobre o vencimento de uma fatura podem ser enviados antes da data limite do pagamento.Um exemplo bem-sucedido dessa prática é feito pela empresa de cartões de crédito Nubank. Ela envia e-mails para todos os seus usuários alguns dias antes da data para o pagamento da fatura. Nesse aviso simples são incluídas informações sobre os benefícios de fazer a quitação no dia do vencimento, bem como as consequências de não fazê-lo.Até o momento, vimos inúmeros benefícios que a instituição tem ao utilizar a notificação de cobrança por e-mail e SMS. Quer saber qual é o modo correto de enviar essas mensagens? Falaremos sobre isso no próximo tópico!

Quais são as melhores práticas para a notificação de inadimplência?

Organize a rotina das mensagens

A primeira ação a ser tomada é a definição de frequência das mensagens. De acordo com as normas de ética, elas não devem ser enviadas fora do horário comercial — de segunda a sábado, das 8 às 18h — nem aos domingos e feriados.Conforme um artigo do jornal Bom Dia Brasil, mandar notificações em horários que podem atrapalhar o descanso do cliente fere o Código de Defesa do Consumidor e pode gerar uma reclamação na justiça.Além disso, é preciso também fixar as datas em que os clientes serão notificados. As mensagens podem ser enviadas três dias antes do vencimento da conta, por exemplo. Caso o pagamento não seja realizado, no dia seguinte o cliente poderá receber uma nova notificação.

Cuide do teor das notificações

O texto do e-mail ou da mensagem SMS deve ser redigido com cuidado — a instituição deve passar para o cliente um tom respeitoso durante todo o contato. Algo que vai ajudar você a encontrar a linguagem correta é lembrar que o objetivo da notificação não é só receber o dinheiro, mas preservar a relação comercial entre as partes.Por outro lado, o conteúdo não pode ser tão informal a ponto de esconder a seriedade do assunto tratado. Por isso, a notificação deve gerar respeito e seriedade. Sendo assim, mensagens diretas e sem rodeios desnecessários serão mais eficazes.

Inclua um prazo específico para o pagamento

É válido incluir na mensagem o prazo para que o cliente quite a dívida — este pode ser de 2 a 5 dias. No entanto, é muito importante colocar uma advertência informando que, caso o pagamento já tenha sido feito, o e-mail ou SMS deve ser desconsiderado.

Ofereça opções para resolver o problema

A instituição que oferece algumas alternativas para que o cliente quite o seu débito aumenta suas chances de receber o pagamento e diminui o atrito nessa delicada relação comercial. Para isso, deixe bem claro na mensagem que a escola está disponível para um acordo que beneficie ambas as partes.Além disso, você pode anexar um novo boleto bancário com um prazo maior para o pagamento, se for o caso. Deixar bem claros os canais que o cliente pode utilizar para se comunicar com a instituição — como telefone, e-mail, chat e redes sociais — também é fundamental para incentivar a negociação.

Como um sistema de gestão escolar pode ajudar a reduzir a inadimplência?

Todo esse processo de notificação de cobrança por e-mail e SMS pode ser automatizado quando a escola conta com um software de gestão. Por meio dessa tecnologia é possível criar mensagens atraentes e mais adequadas para a cobrança.Além disso, a instituição pode agendar um envio automático de notificações para os horários mais convenientes para os seus clientes. Outro benefício do sistema de gestão é poder escolher para quem as mensagens serão enviadas.Com base no histórico de mensagens, a escola pode ter um painel sobre as notificações encaminhadas para cada inadimplente e, desse modo, simplificar o trabalho de sua equipe interna. Com essas demandas automatizadas, esses profissionais podem usar seus talentos em outros projetos mais estratégicos para a instituição.Em vista de todos esses benefícios, o que acha que implantar agora mesmo um sistema de notificação de cobrança por e-mail ou SMS em sua escola? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a implantar essa incrível ferramenta!

A inovação está a um clique de distância!

Descubra como nós podemos transformar a percepção dos serviços prestados pela sua instituição através de soluções práticas. Preencha o nosso formulário e viva a excelência!

Fale com um Consultor:

Agradecemos o seu interesse! Em breve um dos nossos consultores entrará em contato.
Oops! Alguma coisa deu errado. Preencha Novamente :)