Você sabe o que é educomunicação?

Você sabe o que é educomunicação?

Educomunicação é um neologismo e se refere à união das áreas de Educação e Comunicação Social.

O que torna a Educomunicação peculiar, é seu método de compreender a mídia na escola ou na comunidade, através do olhar genuíno do aluno. O processo das atividades tem maior valor do que o produto, propriamente dito. O foco está no aprendizado. E isso requer o bom aproveitamento dos espaços de produção e usar os mesmos para abrir um canal de expressão e letramento, afinal, alfabetizar não é somente ler e escrever e sim, saber se comunicar!

A Educomunicação possui essa ‘pegada’ mais jovem, como por exemplo a feitura de um jornal, uma rádio, um blog, usando as disciplinas escolares nessa nova comunicação em rede. O interessante é poder deixar que os estudantes façam suas escolhas, a partir de facilitações da educação (como ferramenta). O jovem cria veículos próprios, conduzido por um tema específico e com isso, ele aprende, reforçando a autoestima do jovem.

A Educomunicação se dá de maneira bastante orgânica, levando em consideração que a comunicação seja então descentralizada, de forma que tanto aluno quanto professor criem uma conexão entre si, dando voz ao aluno, onde o mesmo não precisa ser considerado rebelde e sim, um jovem com opinião para compartilhar com todos. Essa é uma troca extremamente rica!

Muito comum que nas escolas tradicionais brasileiras, os jovens não dialoguem, ou seja, que não tenham a possibilidade de expressar-se e colocar a criatividade para fora, em prol de novos formadores de opinião. O DNA da Educomunicação surge como uma prática alternativa, integrando-a como política pública.

O que faz um educomunicador?

Primeiramente, eles precisam educar pela comunicação, produzindo mídias. Permitir que os alunos se ouçam mais, se entendam mais. As novas tecnologias são de suma importância na vida dos alunos. Parte desse trabalho do professor está em mexer com a comunicação dos jovens, fazendo com que eles produzam atividades diferenciadas, seja com filmadoras, celulares, ou produzindo um fanzine, não importa o meio. O que vale é a publicação dessas produções nas mídias sociais, podendo retratar o que se passa ao redor, na sociedade, para que o aluno se expresse e crie uma identidade, formatando linguagens especiais despertando a comunicação nesse novo jovem. Cabe aos professores tomarem essas rédeas nas mãos, pois são eles os educadores que possuem o agente transformador dessa situação dentro das escolas.

Leia também  NPS: como avaliar a satisfação de pais e alunos

A prática da cidadania é um fator marcante na Educomunicacao. Essa versão mais participativa, onde alunos produzem juntamente com os professores, pode-se ver um novo currículo, havendo uma grande revolução e transformação das grades curriculares brasileiras.

O empoderamento é a marca da Educomunicação.

O que você pode fazer com a Educomunicação?

Consultoria

Planejar, criar e pôr em prática projetos educacionais que visem ao uso de mídias diversas. Pensar (de forma coletiva dentro da escola) em um vídeo, por exemplo, produzido a partir do próprio celular ou máquina fotográfica digital é fácil de armazenar, manipular, publicar e distribuir em sites de grande sucesso, como o YouTube ou no Google Vídeos, ou ainda em festivais de arte espalhados pelo mundo.

Ensino

Com licenciatura, dar aulas de comunicação no ensino médio. Cabe a esse novo professor ampliar seus horizontes e mudar sua postura em sala de aula. Ao optar por esta carreira, vale lembrar que seu papel pode ser decisivo na vida de centenas de jovens que só precisam de mais estímulo para aplicarem sua criatividade em projetos de diversas naturezas.
Ou seja, um profissional na área da Educomunicação, é capaz de integrar equipes que desenvolvem projetos educacionais com o uso de TV, internet ou jornal. Pode também assessorar ONGs, veículos de comunicação, estabelecimentos de ensino e órgãos públicos em projetos de comunicação e educação. Com licenciatura, ele pode dar aulas de comunicação no ensino médio, na área curricular que compreende a linguagem e suas tecnologias.

Pesquisa

Estudar a relação da educação com diferentes meios de comunicação, como TV, rádio e internet. Comunicação + Educação – essa parece ser uma receita que pode trazer muitas coisas boas para uma sociedade que deseja ser cidadã. A ideia é, por exemplo, fazer com que crianças, jovens e adultos observem como os meios de comunicação agem para que as pessoas possam conviver com eles de forma positiva, sem se deixarem manipular. Ou seja, significa criar e facilitar a comunicação na escola, entre a direção, professores e estudantes, fazer a ponte entre a escola e a comunidade, construindo sempre ambientes abertos e democráticos. A educomunicação pode ajudar as pessoas a se desenvolverem e ajudar outras a exercerem sua cidadania.

Leia também  Como destacar sua escola dentre as demais?

Como é seu olhar para a prática da Educomunicação dentro das escolas? Compartilhe com a gente!

Deixe um comentário

ADICIONE SEU EMAIL
Junte-se ao grupo de pessoas que recebem nossos emails.

Share This