Como desenvolver o pensamento crítico em seus alunos

Como desenvolver o pensamento crítico em seus alunos

Você sabia que o pensamento crítico é fundamental para um ensino de qualidade?

Afinal, esta é, sem dúvida, a melhor maneira que um aluno encontra de pensar por si próprio e de tomar as decisões sobre em que acreditar e o que fazer, por exemplo, de forma racional, confiável e responsável. Além de ser uma habilidade onde se faz questionar ideias e opiniões (nossas e de terceiros) o pensamento crítico não se resume apenas à lógica formal, mas também se preocupa com a verdade ou falsidade das nossas crenças e com as capacidades, atitudes e práticas necessárias para a construção de uma visão do mundo.

Não é novidade pra ninguém que educar dá trabalho não é mesmo?

O professor em sala de aula sabe bem disso.
Agora, se você quer chamar a atenção dos alunos para esse assunto e não sabe como fazer isso, confira 10 dicas importantes para treinar o pensamento crítico junto aos estudantes e instigue-os a se interessarem cada vez mais pelo tema:

Passo 1 – Questionamentos são fundamentais

Incentivar o pensamento crítico de seus estudantes é o mesmo que tornar-se alguém questionador. Esse processo, embora não aconteça de uma hora para outra, pode ser maravilhoso! Comece devagar, com perguntas encorajadoras, pois isso fará com que seus alunos reflitam sobre os temas discutidos.

Passo 2 – Desenvolvendo temas para agregar

Apresente uma questão polêmica para que seus alunos construam seus argumentos com base nela. Nesse estágio você deverá ajudá-los a desenvolver o tema, identificando termos ambíguos ou subjetivos e tornando-os claros e definidos. Esse tipo de questão agrega os alunos em torno de uma mesma ideia e promove a união.

Passo 3 – Oferecer recursos e deixa rolar

Para que a discussão em sala de aula seja rica é fundamental que seus estudantes tenham conhecimento. Ofereça os recursos necessários para que eles estejam preparados para discutir determinado tema. Dê a eles textos em que se basear, indique livros e filmes que abordam o assunto e contextualize-os.

Passo  4 – Alinhar expectativas para colher os frutos

Deixe que seus alunos saibam claramente o que você espera deles e pergunte o que eles querem de você. Alinhando as expectativas será mais fácil desenvolver o tema. Alinhe um fluxo para que os temas apresentados sejam debatidos, faça com que todos se preparem para isso.

Passo 5 – Encorajar e gerar um pouco de polêmica

Desenvolver o pensamento crítico nos seus estudantes é incentivar as controvérsias. O objetivo dos temas polêmicos é fazer com que eles reflitam e formem suas próprias opininões, de maneira que as divergências devem ser bem acolhidas na tarefa. Seus estudantes têm opiniões diferentes, encoraje-os a demonstrá-las.

Passo 6 – Selecionar os conteúdos e foco nas tendências

Para que os alunos se sintam mais interessados, selecione conteúdos com algum significado para eles. Isso vai fazê-los se engajar na discussão. Você é professor, deve saber quais são as tendências entre os jovens. Seja observador e identifique os temas polêmicos entre eles.

Passo 7 – Incentivar os debates em sala de aula

Ouvir as opiniões dos estudantes é um passo, mas por que não ir além e deixa-los debater em favor de suas próprias ideias? A argumentação é peça fundamental no que se refere ao pensamento crítico, de maneira que um estudante precisa saber reconhecer quando está se apoiando nas justificativas erradas.

Passo 8 – Alternar métodos para descontrair

Ao alternar os métodos de incentivo ao pensamento crítico, você terá alunos extremamente interessados pelos exercícios oferecidos em sala. Faça com que as aulas se tornem um momento divertido!

Passo  9 – Deixar os alunos se avaliarem entre si

Peça que os alunos se reunam em grupos e avaliem o desempenho do seu grupo e dos demais. Isso vai fazer com que eles sejam criteriosos com eles próprios e com s as. O exercício será muito positivo para o conhecimento peseus colegsoal.

Passo 10 – Ficar de fora faz parte da brincadeira

Uma vez que você já ofereceu todos os recursos possíveis para que seus estudantes pensem de maneira crítica, afaste-se e deixe que eles tomem conta da situação. Seu papel será apenas mediar os debates e discussões. Interfira apenas quando a situação fugir do controle. Isso vai dar senso de responsabilidade aos seus alunos.

Como você faz para desenvolver o pensamento crítico em seus alunos? Compartilhe conosco!

Acesse também nossa página no Facebook

Deixe um comentário

ADICIONE SEU EMAIL
Junte-se ao grupo de pessoas que recebem nossos emails.

Share This