5 dicas infalíveis para otimizar a aprendizagem de seus alunos!

5 dicas infalíveis para otimizar a aprendizagem de seus alunos!

Alunos, seja de qual faixa etária for, precisam estar motivados para que a aprendizagem seja efetiva. Nem sempre temos alunos motivados. Alguns até mesmo estudam após um dia de trabalho. Então de que modo podemos fazer com que o conteúdo ensinado seja verdadeiramente aprendido? Aprenda como fazer isso através das dicas a seguir:

1. Conecte conteúdo e realidade no processo de aprendizagem

Encontre um meio de fazer com que o conteúdo a ser ensinado possua algum vínculo com a realidade dos alunos. Não adianta falar sobre construção de prédios para crianças, ou de Legos para adultos! o conteúdo deve estar de alguma forma vinculado à vivência de seus alunos, e deve ser algo que possa ser útil para eles em suas vidas. Leve em consideração a idade de seus alunos, o estilo de vida deles, os interesses comuns desta faixa etária, e desenvolva seu conteúdo levando estes itens em consideração.

2. Teste a atenção

Indague seus alunos, faça-os pensar, desafie-os! Não há nada pior que um professor falando por 50 minutos ininterruptos. O aluno deve participar ativamente da aula, e o professor deve ser um mediador no processo-aprendizagem. Faça perguntas para alunos diferentes, pegue-os desprevenidos, desperte a curiosidade deles. Movimente-se sempre. Não fique parado em apenas um lugar, pois isto pode proporcionar falta de atenção.

3. Use recursos diferentes

Cada ser humano é único. As pessoas aprendem de formas diferentes, porque são diferentes, portanto, use recursos diversificados. Utilize textos curtos, faça desenhos, mostre figuras ou cartazes, deixe-os manusearem objetos. Dê a seus alunos atividades diversas e que façam com que eles raciocinem. Evite exercícios repetitivos e longos.

Leia também  5 razões para usar vídeos em sala de aula para inovar na educação

Você sabia que pode mensurar a atenção de alguém de acordo com sua idade? Uma criança de sete anos, por exemplo, consegue concentrar-se em algo por sete minutos, uma criança de nove anos, por nove minutos, e assim sucessivamente. Os adultos conseguem concentrar-se em algo durante o máximo de 25 minutos. Devido a isso, mude de atividade de acordo levando em consideração os minutos, de acordo com a idade de seus alunos.

4. Conte histórias

É isso mesmo. Todas as pessoas gostam de ouvir histórias, principalmente se elas forem reais ou divertidas. E histórias ajudam a memorizar conteúdo. Professores, sobretudo os de História, deveriam usar mais este recurso, que é um ótimo quebra-gelo para iniciar suas aulas.

5. Verifique seu vocabulário

Será que o vocabulário que você está usando é adequado para o nível que está lecionando? Fique atento para usar uma linguagem de fácil compreensão. Falando em linguagem, saiba também o que se passa no mundo de seus alunos. Os professores precisam saber do que os alunos gostam, de que tipo de música, jogos, costumes. Qual linguagem eles utilizam na internet? Mais uma vez, é necessário estar a par da realidade dos alunos para conseguir atingi-los. Você pode usar trechos de músicas, notícias mundiais, notícias sobre celebridades, enfim, recursos que lhe proporcionem um meio para abordar os conteúdos que deseja.

A internet tem uma infinidade de recursos à mão. Basta ser criativo e arregaçar as mangas!

Baixe nossos materiais educativos.

Deixe um comentário

ADICIONE SEU EMAIL
Junte-se ao grupo de pessoas que recebem nossos emails.

Share This