Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Seus benefícios e como se preparar

Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Seus benefícios e como se preparar

A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, publicada em 03 de julho de 2016, inclui as artes visuais, a dança, a música e o teatro nos currículos dos diferentes níveis da educação básica. Os cursos de pedagogia e correlatos têm até cinco anos para promover a formação dos professores para implantar esses componentes curriculares no ensino infantil, fundamental e médio.

Como a inserção dos componentes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação pode beneficiar as crianças e adolescentes?

Eles aumentam a criatividade

Trabalhos livres ou guiados pelos professores no campo das artes, como fazer uma paródia, desenhar algo que os alunos vivenciaram, dar um ritmo novo a uma música já existente são formas de despertar nos alunos a criatividade.

A arte melhora o desempenho acadêmico

Segundo pesquisa feita pela Americans for the Arts Association, crianças e jovens que tenham cerca de 9 horas de aulas de artes por semana são quatro vezes mais propensos a terem melhor desempenho acadêmico, participar de feiras de ciências ou matemática ou ganhar um prêmio por escrever um ensaio ou poema.

A arte estimula a autoconfiança

Quando um aluno participa de uma apresentação de dança, precisa atuar, cantar ou participar de um jogral, ele sai de sua zona de conforto. Como sabemos, durante nossa vida, somos expostos em várias situações. A arte auxilia o aluno a sentir-se mais seguro durante exposições, aumentando sua autoconfiança.

Artes ensinam a perseverança

Lutar para decorar um texto ou um poema, esforçar-se para lembrar-se da letra de uma música, de uma determinada fala, de um jogral. Todas essas ações ensinam o aluno a perseverar no que faz, e sinta-se realizado ao conseguir atingir seu objetivo.

Leia também  Quais são as 7 características em comum das escolas mais inovadoras e criativas?

A arte desperta o espírito de colaboração

O professor pode dar tarefas que os alunos tenham que fazer em grupo, como por exemplo escrever um pequeno diálogo que será interpretado. É necessário que haja participação de todos os alunos para que a tarefa seja concluída, e é fundamental que haja colaboração entre eles, para que o diálogo saia bem feito.

As artes ensinam os alunos a manterem o foco

Para memorizar algo, é essencial manter o foco no que está sendo lido. Para fazer um desenho que tenha sentido, ou pintar um quadro, é necessário estar focado. A arte ajuda nesse processo, e manter o foco é essencial para aprender.

A arte desenvolve as habilidades motoras

Segurar um pincel, pintar com um giz de cera ou tocar um instrumento musical faz com que o aluno desenvolva a coordenação motora fina, que é importante em tantas tarefas cotidianas e beneficia todas as crianças, sobretudo as portadoras de deficiência.

Os componentes artísticos auxiliam os alunos na tomada de decisões

Que cores usarei para pintar esse desenho? Que coreografia vou usar para dançar essa música? Como vou interpretar esse personagem? O que vou expressar por meio de meu quadro? As manifestações artísticas são repletas de escolhas e tomadas de decisões, habilidades cruciais na vida adulta.

Percebemos que as manifestações artísticas são muito importantes para o desenvolvimento do aluno, porém como inserir os componentes artísticos no currículo escolar de forma fácil?

Com o auxílio da tecnologia, é possível modificar e montar uma grade escolar em poucos minutos por meio de um sistema de gestão escolar, como o Escolaweb, da Tella Sistemas: basta apenas inserir no sistema os dados de disponibilidade de horário de seus professores, séries nas quais eles podem lecionar, as turmas de sua escola, a quantidade de aulas que cada turma deve ter, e, como em um passe de mágica, o Escolaweb desenvolve a melhor grade escolar possível para sua instituição, levando em conta os dados coletados e evitando que os professores fiquem com as famosas “janelas”!

Leia também  Inadimplência na escola? Confira 7 dicas para reduzir o problema

E você, o que achou da Lei de Diretrizes e Bases da Educação? Diga nos comentários.

Conheça mais sobre o sistema de gestão escolar Escolaweb e suas incontáveis vantagens! 

Deixe um comentário

ADICIONE SEU EMAIL
Junte-se ao grupo de pessoas que recebem nossos emails.

Share This