O que você deve saber para realizar uma auto avaliação da sua gestão escolar

O que você deve saber para realizar um auto avaliação da sua gestão escolar

Como gestor de uma instituição de ensino você precisa saber em que está falhando, acertando, além de conhecer a opinião dos outros sobre o seu trabalho, e assim promover melhorias dentro da escola e fazer uma auto avaliação torna-se necessário.

Realizar uma auto avaliação é fundamental para entender como o seu papel de gestor está sendo cumprido dentro da instituição de ensino. Esta ferramenta consiste não só em um questionário de perguntas, que você mesmo responderá, mas também questionários que serão enviados para funcionários, alunos e pais.

A auto avaliação poderá ajudar a aumentar o seu autoconhecimento e compreender como você tomará decisões e reagirá diante das adversidades. Todas as respostas do questionário devem ser aceitas com a maior criticidade possível. Não se esqueça que as críticas são fundamentais para uma mudança construtiva das políticas educacionais da sua instituição.

Ao criar essa auto avaliação, considere essas cinco dimensões da gestão e elabore perguntas para a comunidade escolar a partir delas:

Gestão de pessoas

Esta dimensão serve para analisar o compromisso das pessoas com o projeto pedagógico. Faça perguntas que englobem formação continuada, dinâmicas e ações para promover lideranças, desenvolvimento de práticas avaliativas e práticas de valorização do reconhecimento do trabalho.

Gestão Participativa

Avalie aqui o envolvimento do conjunto da escola na tomada de decisões. Faça perguntas que indiquem se a proposta pedagógica é definida cooperativamente, se o cumprimento do planejamento dos professores é acompanhado, se são promovidas parcerias com entidades para melhorar a gestão escolar e se há uma prática de comunicação e informação aberta dentro do ambiente escolar.

Gestão Pedagógica

Faça perguntas que respondam se o currículo escolar é atualizado constantemente, se são realizadas ações pedagógicas que melhorem o rendimento dos alunos e projetos de melhoria da prática pedagógica da escola e se os princípios de inclusão para alunos são eficientes.

Gestão de Serviços de Apoio, Recursos Físicos e Financeiros

Faça perguntas que indiquem se a comunidade escolar tem um serviço ágil quando precisa de alguma documentação, se as instalações estão sendo utilizadas de forma apropriada, se ações que favoreçam a conservação do patrimônio escolar são promovidas e se formas alternativas para criar e obter recursos são buscadas.

  • Gestão de Resultados Educacionais Gestão de Resultados Educacionais

As perguntas devem levantar pontos como se é promovida uma formação integral dos alunos, se é levada em conta a melhoria dos índices de frequência, permanência e aprovação dos alunos, se são divulgados os resultados das ações educacionais para os pais e se mecanismos de monitoramento e avaliação do projeto pedagógico da escola são adotados.

Algumas perguntas que podem ser feitas em um questionário voltado para você mesmo são:

  • Utilizo os dados das avaliações internas e externas para pensar a proposta pedagógica da escola?
  • Minha atenção está voltada principalmente à aprendizagem?
  • Faço reuniões regulares com toda a equipe e com cada segmento?
  • Peço a opinião da comunidade escolar antes de tomar decisões?
  • Busco aperfeiçoar a minha formação?

Além das perguntas, há outros pontos importantes na auto avaliação. Considere que todos da comunidade escolar devem participar desse processo de avaliação respondendo os questionários. Se há grupos muito grandes, eleja alguns representantes. Faça com que o questionário seja o mais enxuto possível, com uma linguagem acessível e que mantenha o anonimato das respostas. Com o resultado em mãos, coloque-os em uma tabela, classifique os pontos positivos e negativos e tente implementar todas as sugestões válidas, para mostrar à comunidade que você está atento às avaliações.

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