Saiba como utilizar a tecnologia para otimizar a correção de provas

Vivemos em uma era marcada pela tecnologia e pela inteligência artificial, e não há dúvidas de que essas duas inovações têm contribuído significativamente para diversos segmentos. Como você já deve imaginar, a educação não ficou de fora dessa lista!

Hoje, existem ferramentas tecnológicas criadas especialmente para facilitar o aprendizado, tornando as aula mais dinâmicas, ajudando na correção de provas e otimizando o tempo do educador, entre outras vantagens.

E falando sobre o educador, a tecnologia o ajuda de tal forma que, agora, não é preciso mais revisar questão por questão, por exemplo. Pelo contrário: os docentes têm acesso a aplicativos e ferramentas exclusivas, que tornam seu trabalho mais preciso e eficiente.

Para ter acesso a essas vantagens, basta digitalizar o gabarito certo e escanear os testes dos alunos, alinhando a tela do tablet ou celular sobre o papel. Depois de alguns cliques, o professor terá o resultado em mãos.

Interessou-se pelo assunto e quer conhecer outros benefícios desses recursos? Continue a leitura e entenda porque você deve implementá-los na sua escola agora mesmo!

Otimiza o tempo

Provas, simulados, testes, lições de casa e trabalhos. Se existe um consenso entre o corpo docente é que corrigir os exercícios, em geral, gasta um tempo de trabalho extraclasse considerável. Agora, pare e reflita: será que esse tempo não poderia ser utilizado em prol de outras tarefas que também são importantes?

Lembre-se de que, às vezes, o professor não consegue elaborar uma aula mais eficiente por falta de tempo, que dificulta o planejamento. O cenário fica ainda mais complicado quando ele possui inúmeras turmas e atua em mais de uma escola.

Por isso, nada mais sábio do que implementar softwares que vão otimizar algumas metodologias para ajudar o educador, que terá mais controle sobre o relógio. Dessa forma, ele poderá usar os seus esforços para atividades mais produtivas, capaz de gerar mais engajamento dos alunos.

Vale destacar ainda que, tendo o relógio ao seu favor, o profissional conseguirá melhorar o conteúdo didático e até mesmo investir no seu aprimoramento. O quadro final, nesse sentido, é benéfico para todos.

Reduz as falhas

Errar é humano, e é natural que os professores cometam falhas durante o processo de correção, principalmente quando se trata de questões objetivas. Ao pular um item, por exemplo, a nota ficará totalmente comprometida.

Como se pode imaginar, ao se deparar com um nota equivocada, o aluno vai procurar o professor para tirar suas dúvidas e solucionar a situação. Por mais que seja relativamente simples de resolver, o professor terá trabalho redobrado, visto que será necessário revisar toda a prova e alterar os registros.

Os erros, mesmo aqueles mais leves, geram uma situação desconfortável — isso sem falar da perda de credibilidade do aluno em relação aos métodos do professor. Em contrapartida, a automatização dos processos proporciona mais segurança à correção de prova. Claro que os aparatos tecnológicos também estão sujeitos a cometer erros, porém a possibilidade diminui drasticamente.

Ajuda na organização

Recebendo pilhas e mais pilhas de papéis diariamente, não são raros os casos em que os professores perdem um pouco o controle sobre o trabalho. Inclusive, é nesse cenário que alguns materiais e provas somem. O motivo é simples: como o professor não consegue corrigir os testes em tempo hábil, a tarefa acaba acumulando e, quando ele se dá conta, está perdido em meio a tantas obrigações.

A realidade muda quando se tem o suporte de softwares. Com a correção automática, o professor vai conseguir agilizar o trabalho, o que contribuirá com a organização. É importante ressaltar que os softwares conseguem armazenar dados relevantes, disponibilizando ainda a opção de criar um banco de questões, que ajudará a elaborar outros exames.

Proporciona relatórios completos

Que tal ter na palma da mão informações sobre o desempenho dos alunos e estatísticas exclusivas sobre a turma? Gostou da ideia? Então, saiba que essa é uma possibilidade real com os softwares especializados em correção de prova.

Lembre-se de que esses dados são capazes de orientar melhor os professores, dando noção de quais são as principais dificuldades dos estudantes. Afinal, o intuito da prova nada mais é do que saber o nível de aprendizado e absorção do conteúdo da turma.

Os relatórios fornecidos pelos aplicativos, nesse sentido, são essenciais, uma vez que vai nortear as ações da equipe pedagógica e da instituição de ensino como um todo. Isto é: a escola e o time de professores saberão quais áreas necessitam de uma intervenção o mais rápido possível.

Não se pode esquecer também que o registro frequente do rendimento dos alunos e da turma permite um acompanhamento mais personalizado e preciso. Isso significa que a escola saberá a efetividade das metodologias adotadas.

Contribui com a motivação

Outro ponto extremamente positivo em tornar a tecnologia uma aliada é que os professores vão ter mais motivação. Não é novidade que a correção de provas é, para eles, uma tarefa cansativa e demorada. A partir do momento que a escola oferecer um mecanismo que agiliza o processo, a equipe terá mais disposição.

Os profissionais da educação, nesse contexto, perceberão que a instituição preza pelo bem-estar deles, buscando constantemente ferramentas que facilitam o dia a dia. Não à toa, eles vão se sentir valorizados.

Tenha em mente, nesse sentido, que colaboradores mais satisfeitos é sinônimo de mais produtividade, o que por si só já é uma grande vantagem. Inclusive, o nível de motivação vai interferir diretamente na rotatividade da equipe, que possivelmente terá uma taxa menor.

O melhor de tudo é que tais aplicativos, normalmente, são acessíveis e de fácil manuseio — até mesmo para aqueles que não dominam tanto os aparatos tecnológicos. Além do mais, sempre existem tutorias e vídeos explicativos que ensinam o passo a passo para utilizar as ferramentas virtuais.

É importante frisar ainda que, nos dias atuais, a tecnologia deixou de ser um diferencial e passou a ser pré-requisito, sobretudo para as escolas que buscam resultados expressivos, potencializando o ensino, sem abrir mão da qualidade.

Quer conhecer de perto softwares especializados, com um sistema de gestão acadêmica integrada e que prometem automatizar as diversas áreas da instituição? Entre em contato conosco para conhecer nossas soluções e descubra como elas podem ajudar você!

Trackback do seu site.

ADICIONE SEU EMAIL
Junte-se ao grupo de pessoas que recebem nossos emails.

Share This