Sua escola é adepta do consumo consciente?

Sua escola é adepta do consumo consciente?

Em uma sociedade com recursos que tendem a ficar cada vez mais escassos, o papel da escola não é apenas educar sobre sustentabilidade e consumo consciente, mas acima de tudo, dar o exemplo.

Uma escola sustentável é caracterizada por incentivar hábitos alternativos sustentáveis dentro da escola e também fazer escolhas que não necessariamente sejam mais baratas, mas que sejam ecologicamente eficientes. Usar salas de aula com iluminação natural, ter painéis para captação de energia solar, áreas verdes, sistemas para reutilização de água da chuva são algumas características importantes, mas não suficientes, para promover um ambiente sustentável. Alunos, funcionários e a comunidade precisam aprender com a escola e ter oportunidades para criar hábitos que valorizem a sustentabilidade em suas vidas.

Entre os passos para uma escola mais sustentável está o consumo consciente, que se caracteriza por um consumo de forma responsável, que pense nas consequências das compras e no impacto que elas podem causar na vida do planeta. É pensar em comprar produtos duráveis, ao invés de descartáveis, por exemplo. Para incentivar um consumo consciente dentro da escola é possível seguir algumas dicas:

  • Utilizar mais opções virtuais do que opções materiais;
  • Não desperdiçar alimentos e produtos;
  • Promover o aproveitamento integral de produtos;
  • Não comprar produtos em excesso e sem necessidade;
  • Escolher produtos mais saudáveis;
  • Fiscalizar as marcas que vendem produtos para a escola;
  • Incentivar a cooperação e trocas.

O processo para alcançar o consumo sustentável dentro da escola é longo e conscientizar a comunidade escolar é fundamental neste processo. Refletir sobre os hábitos dentro da escola, especialmente no que diz respeito ao consumo e desperdício de itens essenciais, como água e comida, é um início para todos entenderem a importância desse processo.

Realizar eventos e debates que incitem o assunto e incluir o tema nas salas de aula é importante para um projeto de escola sustentável. Há vários projetos, como o Edukatu, que incentivam colégios a adotar uma visão de consumo mais consciente e que demonstram como engajar alunos e pais. Convide especialistas para tratar sobre o tema, como professores de faculdades, profissionais, ONGs que trabalhem com o meio ambiente, e envolva todos, desde a equipe pedagógica até os funcionários da limpeza. Quem sabe sua escola pode realizar uma semana específica sobre o tema, mas que tenha resultados no resto do ano também. Esse é um projeto constante, mas que pode ter datas especiais para tratar sobre o tema.

Deixe um comentário

ADICIONE SEU EMAIL
Junte-se ao grupo de pessoas que recebem nossos emails.

Share This